Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Por que Casemiro ainda não conseguiu virar titular do Manchester United?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Titular absoluto da seleção brasileira e vencedor de cinco edições da Liga dos Campeões da Europa pelo Real Madrid, Casemiro é aclamado internacionalmente como um dos melhores volantes do futebol mundial na atualidade.
Apesar de todas essas credenciais, o jogador formado nas categorias de base do São Paulo não tem espaço, pelo menos por enquanto, na escalação considerada ideal pelo técnico do Manchester United, Erik ten Hag.
Contratado por 70,7 milhões de euros (R$ 372 milhões) na última janela de transferências, o meio-campista de 30 anos pouco tem sido aproveitado nos jogos do Campeonato Inglês -esteve em campo durante apenas 51 minutos, divididos entre três partidas.
Até o momento, Casemiro só foi titular em uma partida, a derrota por 1 a 0 para a Real Sociedad, ne estreia na Liga Europa, quando o treinador holandês optou por utilizar uma equipe reserva.
Na rodada seguinte da competição continental (vitória por 2 a 0 sobre o Sheriff, na última semana), com os titulares de volta, o brasileiro entrou no intervalo e participou apenas do segundo tempo.
A ausência do ex-Real na escalação principal nem é um indício de que ele esteja jogando mal.
O fato é que Ten Hag, que até a temporada passada dirigia o Ajax, já havia definido seu trio de meio-campistas titulares, com o escocês Scott McTominay, o dinamarquês Christian Eriksen e o português Bruno Fernandes, quando Casemiro desembarcou em Old Trafford.
"Ele é novo do time, então tem que se adaptar. Ele tem que se acostumar ao meu jeito de jogar futebol. Além disso, McTominay está jogando muito bem", afirmou o técnico, duas semanas atrás.
Ou seja, na avaliação de Ten Hag, Casemiro só terá a oportunidade de se provar como titular do United quando o atual dono da posição cair de rendimento ou der alguma brecha (lesão ou suspensão) que permita a escalação do brasileiro.
O brasileiro nem é o único medalhão que vem frequentando o banco do United por decisão do treinador holandês. O zagueiro e capitão Harry Maguire e o astro Cristiano Ronaldo vivem situações similares à do volante.
O primeiro até começou a temporada como titular, mas foi barrado depois da goleada por 4 a 0 sofrida contra o modesto Brenford, no dia 13 de agosto.
Já o veterano atacante português fez de tudo para ser negociado na pré-temporada, mas não encontrou nenhum time disposto a levá-lo embora e agora vem ficando como opção para a etapa final.
Originalmente, o Manchester United receberia o Leeds, hoje, pela oitava rodada da Premier League. A partida, no entanto, foi adiada para uma data ainda indefinida por conta do funeral da rainha Elizabeth 2ª.
Com isso, o time de Casemiro ficará mais de duas semanas sem compromissos oficiais. Após a vitória sobre o Sheriff, na última quinta-feira, ele só retornará a campo em 2 de outubro, data do dérbi contra o Manchester City.
Com 12 pontos conquistados até o momento, os "Red Devils" estão cinco atrás do seu arquirrival local, vencedor de quatro das últimas cinco temporadas do futebol na Inglaterra.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.