Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Garoto de 15 anos estreia pelo Arsenal e quebra recorde na Premier League
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
"Escola de manhã. Ele tem escola de manhã".
Foi com esse incomum canto que a torcida do Arsenal comemorou a decisão do técnico Mikel Arteta de mandar a campo o meia-atacante Ethan Nwaneri no minuto final da vitória por 3 a 0 sobre o Brentford, domingo (18), fora de casa.
Mas a musiquinha não tem nada de exagerada. No dia seguinte à sua primeira partida como profissional, o dono da camisa 83 do clube londrino realmente teve que acordar cedo, colocar a mochila nas costas e ir para o colégio.
É que Nwaneri ainda está no meio da adolescência. Com 15 anos e 181 dias, ele se tornou no último fim de semana o jogador mais jovem da história a disputar uma partida da Premier League, a primeira divisão do Campeonato Inglês.
O recorde anterior ao também meia ofensivo Harvey Elliott, que estreou na competição pelo Liverpool em 2019, quando tinha 16 anos e 30 dias.
O novo prodígio do Arsenal é tão jovem que, pelo que manda a legislação britânica, nem pôde se trocar com seus companheiros adultos no vestiário do Gtech Community Stadium. Ele precisou colocar seu uniforme em uma sala separada e de lá foi direto para o campo.
Nascido em 2007, Nwaneri ainda nem conseguiu ver o time que defende ser campeão inglês. O último título de Premier League dos Gunners foi conquistado em 2004. Depois, sua sala de troféus recebe apenas prêmios da Copa da Inglaterra (2005, 2014, 2015, 2017 e 2020) e da Community Shield (2014, 2015, 2017 e 2020).
O adolescente é natural da Inglaterra e descendente de uma família de imigrantes nigerianos. Ele começou a ficar conhecido na temporada passada, quando, mesmo aos 14 anos, já se transformou em um dos destaques da equipe sub-18 do clube. Na mesma época, começou a ser convocado para defender a seleção sub-17.
Em 2022/23, Nwaneri tem se revezado ente as categorias sub-18 e sub-21, onde encontra adversários até seis anos mais velhos. Antes da estreia no time adulto, ele já somava quatro jogos na temporada, com um gol e três assistências.
"Conheci o menino e gostei muito do que vi. Ele treinou conosco algumas vezes. Ontem [sábado], tive aquela sensação de que, se tivesse a chance [de utilizá-lo], eu o faria. Ele merece, está indo muito bem e é um grande talento que queremos manter conosco", afirmou Arteta, após a estreia histórica.
Em vários outros campeonatos nacionais relevantes no cenário internacional, a largada na carreira profissional de Nwaneti teria de esperar mais alguns meses. Na Alemanha, o Borussia Dortmund teve de esperar que o fenômeno Youssofa Moukoko completasse 16 anos antes de utilizá-lo pela primeira vez. O Palmeiras também precisou aguardar o 16º aniversário de Endrick para poder relacioná-lo em partidas do Brasileiro.
Um início precoce no futebol dos adultos costuma ser indício de que o jovem jogador possui um talento acima da média (Pelé e Sergio Agüero, por exemplo, estrearam aos 15 anos), mas não é garantia nenhuma de carreira de sucesso.
Um caso bem conhecido é o do norte-americano Freddy Adu. No começo do século, ele estreou na MLS (Major League Soccer) quando tinha 14 anos e chegou a ser chamado de "novo Pelé". Atualmente com 33 anos, está desempregado e abriga uma trajetória com fracassos atrás de fracassos (jogou em 15 times diferentes, e não deu certo em nenhum deles).
Com seis vitórias e uma derrota nas primeiras sete partidas da Premier League, o Arsenal é a sensação da temporada inglesa. O time de Arteta lidera a competição, com 18 pontos, um a mais que Manchester City e Tottenham.
Por conta da última Data Fifa antes da Copa do Mundo-2022, os londrinos terão agora um tempinho de folga. Seu próximo compromisso é justamente um confronto direto pela primeira colocação do campeonato nacional mais badalado do planeta, contra o arquirrival Tottenham, dia 1º de outubro, no Emirates Stadium.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.