Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Holanda apronta de novo e quer levar 4º goleiro à Copa-22 só para pênaltis

Van Gaal montou um plano disruptivo para a seleção holandesa - Getty Images
Van Gaal montou um plano disruptivo para a seleção holandesa Imagem: Getty Images

21/09/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nas quartas de final da Copa do Mundo 2014, o técnico da Holanda, Louis van Gaal, surpreendeu o planeta ao fazer uma substituição de goleiro na hora da disputa de pênaltis contra a Costa Rica.

A estratégia deu tão certo que, oito anos depois, o veterano treinador que já passou pelos bancos de reservas de Ajax, Barcelona e Manchester United pretende ir além nesse mecanismo.

A seleção holandesa já entrou em contato com a Fifa para saber se pode utilizar uma das vagas adicionais de convocados liberados para o Qatar-2022 (agora cada país pode chamar 26 atletas, três a mais do que nas edições anteriores do torneio) para levar um quarto goleiro ao Mundial.

Caso tenha aval da organização da Copa, Van Gaal já adiantou que pretende convocar para a Copa três arqueiros para serem utilizados durante o tempo normal e a prorrogação das partidas e um que seria acionado somente em caso de decisão por penalidades.

Esse goleiro passaria por um esquema específico de estudos e treinamentos durante o torneio para aperfeiçoar as habilidades necessárias para fazer a Holanda ter uma vantagem nos mata-matas que não foram resolvidos em 120 minutos.

"Estou sempre procurando as pequenas vantagens e é por isso que estou dando atenção especial a esse assunto. Esse é um detalhe muito importante. Muitas vezes, os pênaltis são absolutamente decisivos nas grandes competições. Então, temos de prestar atenção extra a eles", disse o treinador.

Para avaliar o "melhor pegador de pênaltis da Holanda" e definir quem ocupará essa vaga extra no Qatar, Van Gaal convocou nada menos que seis goleiros para os compromissos deste mês, os últimos antes da divulgação da lista para o Mundial.

Quatro deles, Andries Noppert (Heerenveen), Jasper Cillessen (NEC), Mark Flekken (Freiburg) e Remko Pasveer (Ajax), estão disponíveis para serem escalados nesta Data Fifa. Os outros dois, Justin Biljow (Feyenoord) e Kjell Scherpen (Vitesse), apenas participarão dos treinos, que servirão como um "vestibular".

Outra "invencione" de Van Gaal é que ele não tomará essa decisão sozinho ou na companhia apenas dos seus preparadores de goleiros tradicionais.

Um antigo técnico da seleção holandesa de vôlei, Peter Murphy, foi chamado para compor temporariamente a comissão técnica e ajudá-lo a desenvolver e produzir um arqueiro que se torne "imbatível" nos pênaltis.

Líder da sua chave na Liga das Nações, a Holanda disputa nesta Data Fifa as duas últimas partidas da fase classificatória. Amanhã, visita a Polônia. No domingo, recebe a Bélgica no confronto direto que deve definir qual seleção irá para o Final Four, a etapa final do torneio continental.

O time dirigido por Van Gaal estreia no Mundial no dia 21 de novembro, contra Senegal, no estádio Al Thumama, em Doha. Equador e o anfitrião Qatar são seus outros adversários no Grupo A.

A Copa-2022 será disputada fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, começará em 20 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.

Essa será a última edição do torneio da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.