Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
O que o Brasil precisa fazer para ir à Copa como melhor seleção do mundo?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O objetivo principal dos amistosos contra Gana, amanhã, em Le Havre (França), e Tunísia, terça-feira, no Parque dos Príncipes (Paris), é ajudar Tite a fazer as últimas observações para definir quem serão os 26 jogadores convocados para a Copa do Mundo.
Mas o Brasil levará a campo nas partidas contra as equipes africanas uma outra meta de bastante impacto psicológico: chegar ao Qatar-2022 no posto de "melhor seleção do planeta", ou seja, como time a ser batido no torneio mais importante do calendário quadrienal do futebol.
A equipe canarinho assumiu a liderança do ranking da Fifa em março, encerrando um jejum de quatro anos e meio distante da primeira colocação da lista classificatória das equipes nacionais organizada pela entidade.
De acordo com projeções matemáticas feitas pelo "Blog do Rafael Reis", o Brasil precisa sair desta Data Fifa com pelo menos 1.831,70 pontos para manter a primeira posição do ranking, independente dos resultados obtidos pela vice-líder, Bélgica.
Neste mês, os responsáveis pela eliminação canarinho no Mundial da Rússia-2018 enfrentam Gales (hoje) e Holanda (domingo), pelo Grupo A4 da Liga das Nações da Uefa.
Para alcançar a pontuação necessária para ter certeza que continuará à frente dos belgas e na ponta do ranking da Fifa até a Copa do Qatar-2022, a seleção de Tite não pode ser derrotada em nenhum dos seus amistosos desta Data Fifa e nem acumular dois empates. Ou seja, é necessário pelo menos um empate e uma vitória.
Agora, se a Bélgica não fizer sua parte e tiver pelo menos um tropeço neste mês, o Brasil pode permanecer na ponta mesmo que não "some um mínimo de quatro pontos" nos amistosos na França.
Uma coisa é certa: mesmo que a seleção tenha uma Data Fifa desastrosa e perca para Gana e Tunísia, ela continuará sendo ao menos a "número dois do mundo", já que iria para 1.818,50 pontos e ainda não poderia ser alcançada pela Argentina, terceira colocada.
O ranking existe desde 1992 e é usado, entre outras coisas, para definir os cabeças de chave dos grupos da Copa do Mundo. Ele passou por sua última transformação drástica em 2018, quando passou a usar um sistema de pontuação semelhante ao adotado nas classificações de xadrez.
A próxima edição da lista da Fifa será divulgada no dia 6 de outubro. A atualização seguinte será realizada só depois do encerramento da Copa-2022.
A seleção brasileira estreia no Mundial do Qatar em 24 de novembro, contra a Sérvia, no estádio Lusail Iconic. Na sequência, ainda enfrenta Suíça (28) e Camarões (2 de dezembro) dentro do Grupo G. Os dois primeiros colocados da chave medirão forças nas oitavas de final contra Portugal, Gana, Uruguai ou Coreia do Sul, integrantes do Grupo H.
A Copa-2022 será disputada fora do seu período habitual por causa do calor que faz no Oriente Médio no meio do ano. Por isso, começará em 20 de novembro e tem a final marcada para 18 de dezembro.
Essa será a última edição do torneio da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizada por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.
Ranking da Fifa
1 - Brasil: 1.837,56 pontos
2 - Bélgica: 1.821,92 pontos
3 - Argentina: 1.770,65 pontos
4 - França: 1.764,85 pontos
5 - Inglaterra: 1.737,46 pontos
6 - Espanha: 1.716,93 pontos
7 - Itália: 1.713,86 pontos
8 - Holanda: 1.679,41 pontos
9 - Portugal: 1.678,65 pontos
10 - Dinamarca: 1.665,47 pontos
16 - Suíça: 1.621,43 pontos
25 - Sérvia: 1.549,33 pontos
38 - Camarões: 1.484,95 pontos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.