Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 jogadores para seu time buscar por empréstimo na Europa em janeiro

Arthur Cabral, da Fiorentina, em jogo contra o Napoli pelo Campeonato Italiano -  Gabriele Maltinti/Getty Images
Arthur Cabral, da Fiorentina, em jogo contra o Napoli pelo Campeonato Italiano Imagem: Gabriele Maltinti/Getty Images

23/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pedro e Gabigol, a celebrada dupla de ataque do Flamengo, chegou ao clube inicialmente por empréstimo, depois de não darem muito cedo na Itália. Foi lá também que o Palmeiras encontrou Gustavo Gómez e o trouxe para cá se utilizando desse mesmo mecanismo.

Boa parte dos reforços de peso contratados pelos maiores times brasileiros nos últimos anos seguem esse roteiro: são jogadores que deixaram a desejar no Velho Continente e que retornam ao país com contratos curtos para recuperar a confiança e mostrar que ainda sabem jogar bola.

Por isso, o Blog do Rafael Reis elenca abaixo sete atletas da nação pentacampeã mundial que estão mandando mal no cenário europeu e que podem ser repatriados por empréstimo na janela de transferências de janeiro.

Quer algum deles no seu time de coração?

Arthur Cabral

Atacante
24 anos
Fiorentina (ITA)

Sinônimo de bola na rede na época em que defendia o Basel, da Suíça, e até mesmo convocado uma vez para a seleção brasileira, o centroavante viu seus gols minguarem depois que se transferiu para a Itália, no começo do ano. Em 28 partidas disputadas pela Fiorentina, Arthur Cabral só marcou três vezes. Além disso, não conseguiu convencer o técnico Vincenzo Italiano de que merece uma vaga como titular e tem iniciado a maioria das partidas no banco de reservas. Para um jogador que chegou a sonhar com a Copa do Mundo do Qatar-2022, essa é uma situação que incomoda bastante. Ainda mais porque o camisa 9 tem bastante mercado aqui no Brasil. Sondado pelo Corinthians em janeiro, Arthur Cabral seria visto como um reforço que resolve os problemas por boa parte dos clubes mais importantes do país, especialmente por aqueles que sofrem com a carência de um atacante de área.

Lucas Moura

Lucas Moura - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Lucas Moura, meio-campista do Tottenham e ex-São Paulo
Imagem: Reprodução/Instagram

Atacante
30 anos
Tottenham (ING)

O atacante formado pelo São Paulo já foi uma peça bem importante para o Tottenham e teve papel decisivo na ida do clube para a decisão da Liga dos Campeões, lá em 2019. No entanto, hoje em dia sua situação na Inglaterra é bem diferente. Com excesso de boas opções ofensivas no elenco, o técnico Antonio Conte praticamente não tem recorrido mais a Lucas Moura, que soma só 24 minutos de futebol nesta temporada. O contrato do brasileiro termina em 2024, e tudo indica que não será renovado. O atacante pode esperar mais um ano e meio para mudar de clube ou forçar uma transferência (definitiva ou por empréstimo) em janeiro. Candidatos a contratá-lo não faltam. Aqui no Brasil, quem naturalmente larga na frente é o próprio São Paulo.

Kaio Jorge

Kaio Jorge - Divulgação - Divulgação
Kaio Jorge ainda não disputou nenhuma partida completa pelo Santos
Imagem: Divulgação

Atacante
20 anos
Juventus (ITA)

Nada tem dado muito certo na carreira do jovem atacante desde que ele decidiu romper com o Santos para jogar na Juventus, um ano e dois meses atrás. Kaio Jorge disputou só 11 partidas pela equipe principal da gigante italiana, não marcou nenhum gol e sofreu uma grave lesão, que o obrigou a passar por uma cirurgia no joelho direito. Sem jogar há oito meses, o brasileiro está na reta final de recuperação e deve voltar a ficar à disposição depois da Copa do Mundo. A questão é que Kaio Jorge sabe que não passará de um mero reserva em Turim. Por outro lado, seu nome tem sido comentado em clubes importantes do Brasil, que poderiam ajudá-lo a decolar. Por isso, o empréstimo é uma opção a ser considerada.

Lyanco

Lyanco - Divulgação/Southampton - Divulgação/Southampton
Lyanco, durante apresentação no Southampton
Imagem: Divulgação/Southampton

Zagueiro
25 anos
Southampton (ING)

Jogador da seleção brasileira nas categorias de base, o ex-zagueiro do São Paulo foi cedo para a Europa (com 20 anos) e já tem experiência em duas das ligas nacionais mais importantes do planeta, a inglesa e a italiana. No Southamton desde a temporada passada, Lyanco não tem tido vida fácil. O primeiro ano até que foi relativamente positivo, com algumas sequências de jogos como titular. Mas a situação desandou nos últimos meses, e o zagueiro chegou a ficar quase 50 dias sem ser aproveitado até entrar nos minutos finais da vitória sobre o Bournemouth, na semana passada. Voltar ao Brasil poderia redesenhar a carreira do defensor, que ainda é suficientemente jovem para mostrar todo o potencial que aparentava ter.

Juan Jesus

Juan Jesus - Divulgação - Divulgação
Juan Jesus (Napoli)
Imagem: Divulgação

Zagueiro
31 anos
Napoli (ITA)

Depois de dez anos atuando no futebol italiano, o zagueiro formado no Internacional vive hoje uma encruzilhada. Em sua segunda temporada no Napoli, tem visto se tornar cada dia mais realidade a possibilidade de, enfim, conquistar pela primeira vez o título do Calcio. Por outro lado, sua participação neste ótimo início de temporada da equipe napolitana tem sido bem reduzida (só disputou três partidas). Na cabeça do técnico Luciano Spalletti, o brasileiro é reserva. E essa situação parece bem consolidada. Cabe a Juan Jesus decidir se fica satisfeito com o banco de um time que tem se mostrado vencedor ou se tenta uma transferência para outro clube onde possa ser titular.

Jean Lucas

Jean Lucas - Jonathan Moscrop/Getty Images - Jonathan Moscrop/Getty Images
Jean Lucas, do Monaco, em jogo pela Europa League
Imagem: Jonathan Moscrop/Getty Images

Meia
24 anos
Monaco (FRA)

Quando foi vendido pelo Flamengo, após um rápido empréstimo ao Santos, para o Lyon, o meio-campista tinha toda pinta de que daria certo na Europa. Mas Jean Lucas não se consolidou na equipe do diretor Juninho Pernambucano, foi emprestado ao Brest e depois negociado com o Monaco, onde também pouco tem aproveitado as oportunidades que recebe (começou a temporada como titular, mas agora já nem sai mais do banco de reservas). Alguns clubes brasileiros já notaram essa situação e começaram a estudar a possibilidade de contratá-lo. Nas últimas semanas, o Internacional tem sido apontado como um possível destino para Jean Lucas.

Henrique Silva

Henrique Silva - Leandro Amorim/Eurasia Sport Images/Getty Images - Leandro Amorim/Eurasia Sport Images/Getty Images
Henrique Silva, do Lyon, durante treino
Imagem: Leandro Amorim/Eurasia Sport Images/Getty Images

Lateral esquerdo
28 anos
Lyon (FRA)

O ex-jogador do Vasco está na França há pouco mais de um ano. Mas, até hoje, só completou 25 partidas pelo Lyon. Para piorar, a frequência com que tem sido utilizado só que diminui. Na atual temporada, Henrique Silva disputou apenas três partidas. Em uma delas, foi titular, mas improvisado na lateral direita. Nas outras duas, entrou nos minutos finais de jogos que já estavam resolvidos (goleadas por 4 a 1 sobre o Troyes e 5 a 0 sobre o Angers). Ou seja, dá para perceber que o clube francês não conta muito com seu futebol, o que facilita bastante uma possível liberação ao Brasil.