Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

No começo de carreira, Endrick supera CR7, Messi e outros fenômenos

Endrick tem 3 gols marcados em 5 jogos como profissional - Ettore Chiereguini/AGIF
Endrick tem 3 gols marcados em 5 jogos como profissional Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

06/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Campeão brasileiro com três rodadas de antecipação, Endrick tem tido um começo de carreira meteórico pelo Palmeiras. Tão meteórico que já superou o início da trajetória nos gramados dos principais nomes da atualidade.

Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Kylian Mbappé, Erling Haaland, Vinícius Júnior, Rodrygo. Ninguém além do camisa 16 alviverde demorou somente cinco partidas para fazer seus três primeiros gols no futebol dos adultos.

Endrick estreou como profissional há pouco menos de um mês, no dia 7 de outubro. Com 16 anos, dois meses e 16 dias, ele participou dos 21 minutos finais da goleada por 4 a 0 sobre o Coritiba, pela 30ª rodada da Série A.

Depois, o atacante ficou no banco contra o Atlético-GO e foi utilizado durante o segundo tempo dos jogos frente São Paulo e Avaí. No encontro com o Athletico-PR, marcou os dois primeiros gols da carreira. Frente o Fortaleza, foi titular pela primeira vez e empurrou mais uma bola para dentro das redes.

Dos atacantes analisados pela reportagem, o que teve uma largada de carreira mais parecido com o do novo xodó palmeirense foi Neymar. Mesmo assim, o hoje camisa 10 do Paris Saint-Germain precisou de uma partida a mais (seis) para somar três gols em sua conta pessoal.

Só que a então badalada promessa do Santos já era praticamente um ano mais velha que Endrick, algo que faz uma diferença danada na maturação física e psicológica de um adolescente. O craque tinha 17 anos, um mês e dois dias quando debutou.

Além de Endrick e Neymar, apenas Cristiano Ronaldo (sete jogos) conseguiu comemorar três tentos antes de completar dez partidas como profissional. Rodrygo, Vinícius Júnior e Messi demoraram entre 10 e 20 compromissos oficiais para completar essa marca.

Protagonistas da nova geração de goleadores do futebol mundial, Haaland e Mbappé demoraram bem mais tempo para se consolidar como grandes fazedores de gol. O norueguês gastou 27 jogos para alcançar a marca de Endrick, e o francês, 28.

Vale ressaltar, no entanto, que Haaland começou a atuar entre os adultos na Noruega quando ainda tinha 15 anos -ele é o único jogador da lista que estreou como profissional ainda mais cedo do que a jovem promessa palmeirense.

Por conta da idade, Endrick ainda não pode se transferir para o exterior. Pelo regulamento de transações internacionais da Fifa, ele só poderá jogar na Europa depois que completar 18 anos, o que acontecerá durante a janela de transferências da temporada 2024/25.

Mesmo assim, o atacante já vem sendo acompanhado de perto pelas principais potências do planeta. De acordo com o jornal espanhol "Marca", um dirigente do Real Madrid está no Brasil para tentar negociar um acordo com o jogador similar ao que foi feito com Vinícius Júnior lá atrás -o contrato de mudança de clube já seria assinado, ele continuaria atuando normalmente no seu time de origem e se mudaria para a Espanha assim que completasse a maioridade exigida.

O Palmeiras faz hoje, contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, sua segunda partida desde a conquista do título brasileiro. A equipe alviverde ainda tem mais dois compromissos pela Série A antes do encerramento da temporada, ante América-MG (quarta-feira) e Internacional (próximo domingo).

Quanto tempo demorou para marcar os 3 primeiros gols?

Endrick (BRA, Palmeiras): 5 jogos
Neymar (BRA, Santos): 6 jogos
Cristiano Ronaldo (POR, Sporting): 7 jogos
Rodrygo (BRA, Santos): 12 jogos
Vinícius Júnior (BRA, Flamengo): 18 jogos
Lionel Messi (ARG, Barcelona): 19 jogos
Erling Haaland (NOR, Bryne e Molde): 27 jogos
Kylian Mbappé (FRA, Monaco): 28 jogos