Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
A história dos melhores amigos que fugiram da guerra e estão juntos na Copa
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Thomas Deng e Awer Mabil não se desgrudam. Nascidos na mesma região, têm origens idênticas, possuem histórias de vida bem parecidas, são melhores amigos desde os tempos de colégio e irão disputar juntos a primeira Copa do Mundo de suas carreiras.
O zagueiro do Albirex Niigata (JAP) e o meia-atacante Awer Mabil (Cádiz-ESP) agora são companheiros na seleção da Austrália, que estreia no Qatar-2022 contra a favorita França, hoje, a partir das 16h (de Brasília), no estádio Al-Janoub, em Al-Wakrah.
Os dois jogadores nasceram no Quênia, mas jamais se consideraram quenianos. Seus pais só estavam na nação famosa pela produção em série de grandes corredores de maratona porque precisaram fugir dos horrores da guerra.
Tanto a família de Deng quanto os pais de Mabil são originários do Sudão do Sul, país que passou praticamente três décadas em guerra civil até, enfim, ter sua independência reconhecida pela comunidade internacional (o que só começou a acontecer a partir de 2011).
O defensor passou seis anos vivendo em Nairóbi, capital do Quênia, antes de conseguir deixar a África e se mudar para a Austrália. Já o ponta nasceu e foi criado em um campo de refugiados operado pela ONU em Kakuma, onde morou até seu décimo aniversário. Foi quando um tio, que já estava em Adelaide, conseguiu juntar dinheiro suficiente para buscar o resto da família.
"Nasci em uma pequena tenda. Meu quarto de hotel na concentração para a Copa é bem maior que ela. E, lá, eu morava com toda minha família. A Austrália nos acolheu e nos deu a oportunidade de construir uma vida melhor", afirmou Mabil.
Foi em Adelaide que os futuros melhores amigos se conheceram. Eles estudaram na mesma escola. E, por terem trajetórias de vida tão semelhantes e amarem futebol, a aproximação foi quase que imediata.
Curiosamente, eles nunca jogaram no mesmo clube. Enquanto Deng começou a carreira no Adelaide Blue Eagles e se profissionalizou pelo Western Eagle, de Melbourne, Mabil virou jogador em outro time da cidade que os recebeu, o Adelaide United.
A dupla de amigos só se encontrou nos gramados pela primeira vez na seleção australiana sub-20, em 2015. Depois, atuaram juntos na equipe sub-23. E, desde 2018, são companheiros no time adulto.
"Há tantas pessoas que sonharam como a gente, mas nunca tiveram a chance de realizar seus desejos. Por isso, é incrível lembrarmos da nossa trajetória, de tudo que nós e nossas famílias passaram para que nós pudéssemos chegar até aqui e alcançarmos o que sempre quisemos", relatou Deng.
"A Austrália está mudando lentamente, mas está. Eles estão começando a aceitar as pessoas de origens diferentes daquelas as quais já estavam acostumadas. Agora, a cor da pele já não importa mais tanto. O que vale é o que você é, o que você representa e o quanto trabalha por seu sonho", completou.
Além dos melhores amigos, os "Socceroos" desembarcaram no Mundial com mais um refugiado da guerra no Sudão do Sul, o jovem fenômeno Garang Kuol, de 18 anos. Nascido no Egito, ele estreou como profissional apenas em fevereiro, mas já foi convocado para a seleção e, depois do torneio da Fifa, irá para a Inglaterra defender o Newcastle.
A Copa do Qatar é a primeira disputada no Oriente Médio e conta com a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e é baixa.
O torneio está sendo disputado no fim do ano, e não no seu período habitual (meses de junho e julho), por conta do calor que faz no país-sede durante o auge do verão no Hemisfério Norte.
Essa é a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizada por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.
Copa do Mundo - Grupo D
Hoje, às 10h - Dinamarca x Tunísia, Cidade da Educação, em Al-Rayyan
Hoje, às 16h - França x Austrália, Al-Janoub, em Al-Wakrah
26/11, às 7h - Tunísia x Austrália, Al-Janoub, em Al-Wakrah
26/11, 13h - França x Dinamarca, 974, em Doha
30/11, às 12h - Austrália x Dinamarca, Al-Janoub, em Al-Wakrah
30/11, às 12h - Tunísia x França, Cidade da Educação, em Al-Rayyan
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.