Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Meia da Holanda já ofereceu camisas grátis a torcedores, mas ninguém quis

25/11/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um jogador em alta no cenário internacional e integrante de uma das seleções mais importantes do planeta decide presentear torcedores com camisas oficiais e autografadas do seu time. Para isso, só era necessário ir até a loja oficial do clube e falar que desejava comprar um uniforme com seu nome e número.

A expectativa de Marten de Roon, um dos meio-campistas da Holanda que enfrenta o Equador, hoje, a partir das 13h (de Brasília), em Al-Rayyan, pela segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo, era que a promoção fizesse um sucesso danado com a torcida da Atalanta, equipe que defende há seis temporadas.

Mas a realidade foi bastante diferente. Durante as três horas em que permaneceu na loja do clube, em Bergamo, à espera de interessados em adquirir uma camisa sua, o jogador montou quebra-cabeças, jogou paciência e não fez sequer uma entrega de brinde.

A promoção foi feita em setembro do ano passado, logo depois de duas temporadas consecutivas em que a Atalanta chegou aos playoffs finais da Liga dos Campeões da Europa, e com o nome de De Roon em alta pela recém-encerrada participação na Eurocopa.

A ideia do holandês era pagar a conta dos três primeiros torcedores da equipe que fossem à loja do clube, anexa ao Gewiss Stadium, e pedissem pela camisa de número 15, a que ele usa desde que desembarcou na Itália. Como bônus, eles ainda seriam presentados com um autógrafo do ídolo.

O problema é que, pelo menos naquele dia, não apareceu ninguém interessado em adquirir um uniforme do volante. Todos os compradores desejavam camisas dos atletas mais populares da Atalanta, como o centroavante colombiano Duván Zapata e o zagueiro e capitão Rafael Tolói.

Para completar a cena constrangedora/cômica, a promoção foi acompanhada por profissionais de vídeo das equipes que gerenciam as redes sociais do clube e também do jogador. Pelo menos, ele manteve o bom humor quando percebeu que nada saiu como planejado.

"Eu aposto que Messi nunca teve que lidar com isso", escreveu De Roon, na postagem do vídeo do dia em que ser tratado como celebridade desejada pela torcida da Atalanta ficou só na imaginação.

O volante de 30 anos está em sua primeira participação em Mundiais e foi utilizado pelo técnico Louis van Gaal apenas no minuto final da vitória por 2 a 0 sobre Senegal, na segunda-feira.

Para o confronto de hoje, válido pela segunda rodada e que já pode dar à Holanda a classificação antecipada para as oitavas de final, a tendência é que a dupla de meias formada por Frenkie de Jong (Barcelona) e Steven Berghuis (Ajax) seja mantida. Com isso, De Roon deve ficar novamente como opção para o segundo tempo.

A Copa do Qatar é a primeira disputada no Oriente Médio e conta com a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e é baixa.

O torneio está sendo disputado no fim do ano, e não no seu período habitual (meses de junho e julho), por causa do calor que faz no país sede durante o auge do verão no Hemisfério Norte.

Essa é a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizada por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.

Copa do Mundo - Grupo A

20/11 - Qatar 0 x 2 Equador, Al-Bayt, em Al-Khor
21/11 - Senegal 0 x 2 Holanda, Al-Thumama, em Doha
Hoje, às 10h - Qatar x Senegal, Al-Thumama, em Doha
Hoje, às 13h - Holanda x Equador, Khalifa Internacional, em Al-Rayyan
29/11, às 12h - Equador x Senegal, 974, Khalifa Internacional, em Al-Rayyan
29/11, às 12h - Holanda x Qatar, Al-Bayt, em Al-Khor

Qual seleção vai ser a campeã da Copa do Mundo do Qatar?

Enquete encerrada

Total de 43743 votos
7,61%
Divulgação/Adidas
4,01%
Divulgação/Nike
1,97%
Divulgação/Nike
0,26%
Reprodução
0,17%
Brasil Escola