Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Como excesso de videogame quase 'matou' carreira de astro da França na Copa
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Ousmane Dembélé é o dono do lado direito do ataque da França na Copa-2022 e uma das principais apostas dos atuais campeões mundiais para defender o título conquistado quatro anos atrás e levantar o troféu pela terceira vez.
Mas se não tivesse resolvido um antigo problema que afetava o seu desempenho, o camisa 11 dos Bleus certamente não seria titular na partida contra a Dinamarca, hoje, a partir das 13h (de Brasília), no estádio 974, em Doha, e é bem provável que nem fizesse mais parte dos planos do técnico Didier Deschamps.
O ponta de 25 anos por pouco não perdeu seu lugar na prateleira de cima dos nomes importantes no cenário internacional do futebol por causa de excessos no hábito de jogar videogames.
Não foram apenas duas ou três vezes que Dembélé faltou a treinos do Barcelona, clube que defende há seis temporadas, porque exagerou nas noitadas embaladas pelo joystick e perdeu a hora de acordar. Durante um certo tempo, essa situação era algo rotineiro.
Por isso, o francês chegou a ser considerado um dos piores reforços da história catalã. Em 2017, o Barça pagou 140 milhões de euros (R$ 788,9 milhões, na cotação atual). E, nos anos seguintes, se alguém tivesse ofertado pelo menos metade desse valor, certamente teria levado o jogador para longe do Camp Nou.
Dembélé caiu em descrédito com a torcida, virou um frequentador assíduo do banco de reservas e emendou longas temporadas no departamento médico (afinal, quem não treina direito fica mais suscetível a lesões).
Os exageros cometidos e seu desempenho bem abaixo da crítica também impactaram sua trajetória com a camisa da França. Depois de fazer parte do elenco campeão da Copa na Rússia, ele chegou a ficar mais de dois anos sem ser convocado (foi chamado para a Data Fifa de novembro de 2018 e só voltou a ser lembrado em março de 2021).
Foi nessa época que Dembélé maneirou no hábito de jogar games, melhorou sua alimentação (era um consumidor voraz de fast food) e começou a recolocar sua carreira no lugar.
Com a saída de vários medalhões, como Lionel Messi, Antoine Griezmann e Luis Suárez, e a perda de qualidade do elenco do Barcelona, o francês virou uma espécie de tábua de salvação para o clube e não decepcionou.
A maior prova disso é que a diretoria culé, no início irredutível quanto à possibilidade de renovar contrato com Dembélé, aceitou renovar seu vínculo até 2024, ainda que sem o aumento abusivo pedido pelo seu estafe, que chegou a fazer o jogador ser afastado da equipe principal (decisão revista após intervenção do técnico Xavi Hernández).
Quem agradece é Deschamps, que ganhou uma opção valiosa para formar sua trinca ofensiva com Kylian Mbappé e Olivier Giroud. Na estreia, a arma francesa já funcionou muito bem e assegurou uma goleada por 4 a 1 sobre a Austrália.
"Acho que ele não quer esquecer 2018 porque esteve lá e ganhou. É verdade que teve lesões graves e agora está mais maduro. É uma pessoa alegre, mas exigente. Ele está melhor e, pelo fato de ter jogado a primeira partida, vimos o que ele pode fazer. Ele não marcou, mas fez um belo passe para o gol de cabeça de Mbappé", disse o treinador da França, sobre o atacante.
A Copa do Qatar é a primeira disputada no Oriente Médio e conta com a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e é baixa.
O torneio está sendo disputado no fim do ano, e não no seu período habitual (meses de junho e julho), por causa do calor que faz no país sede durante o auge do verão no Hemisfério Norte.
Essa é a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizada por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.
Copa do Mundo - Grupo D
22/11 - Dinamarca 0 x 0 Tunísia, Cidade da Educação, em Al Rayyan
22/11 - França 4 x 1 Austrália, Al Janoub, em Al Wakrah
Hoje, às 7h - Tunísia x Austrália, Al Janoub, em Al Wakrah
Hoje, às 13h - França x Dinamarca, 974, em Doha
30/11, às 12h - Austrália x Dinamarca, Al Janoub, em Al Wakrah
30/11, às 12h - Tunísia x França, Cidade da Educação, em Al Rayyan
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.