Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tretas na Bélgica não são novidade: líderes do time já brigaram por mulher

01/12/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

É com um elenco rachado por declarações dos homens de frente reclamando da lentidão dos defensores e por ataques feitos pelos zagueiros e laterais à falta de produtividade do setor ofensivo que a Bélgica decide hoje, a partir das 12h (de Brasília), contra a Croácia, em Rayyan, seu futuro na Copa do Mundo do Qatar-2022.

Mas tretas pesadas entre os jogadores estão longe de ser uma novidade para esta geração que recolocou os belgas no mapa internacional do futebol, alcançou um resultado histórico ao ser semifinalista na Rússia-2018 (com direito a eliminação do Brasil nas quartas) e agora corre o risco de uma decepcionante eliminação já na fase de grupos.

Dois dos principais nomes dessa safra, o goleiro Thibaut Courtois (Real Madrid) e o meio-campista Kevin de Bruyne (Manchester City), já brigaram feio por causa de uma mulher. E esse desentendimento nunca foi totalmente superado.

Oito anos atrás, o meia foi surpreendido por uma entrevista de uma antiga namorada sua, Caroline Lijnen, ao tabloide britânico "Daily Mail", em que ela revelou que havia tido relações sexuais com o arqueiro enquanto ainda estava em um relacionamento supostamente fechado com De Bruyne.

Não suficiente, ela declarou ainda que "recebeu em uma noite de amor [com Courtois] mais do que Kevin proporcionou em três anos de namoro", o que só aumentou a ira do astro do City.

A entrevista de Lijnen, evidentemente, explodiu como uma bomba dentro do vestiário da Bélgica. Afinal, os dois atletas envolvidos no caso eram companheiros de seleção e peças essenciais no processo de reformulação pelo qual o time passava.

Durante muito tempo, imaginou-se que esse já era um assunto superado e que os dois jogadores envolvidos no triângulo amoroso haviam ficado de bem. Mas, no mês passado, durante uma live em que jogava FIFA 22 com Phil Foden, De Bruyne tirou uma carta de Courtois e ficou visivelmente constrangido, enquanto o companheiro de City se esforçava para segurar o riso.

A nova confusão da Bélgica também envolve diretamente o meia. Já com o Mundial em andamento, ele afirmou que sua seleção não tinha chances de ganhar a competição porque "está velha demais". Foi a senha para um conflito aberto entre homens de defesa e de ataque.

Depois disso, o atacante e capitão Eden Hazard, do Real Madrid, foi a público dizer que os defensores belgas estavam lentos demais. Já o zagueiro Jan Vertonghen, do Anderlecht, rebateu afirmando que o time atacava mal porque esse setor também estava envelhecido.

Foi necessária uma reunião de emergência para conter as rixas existentes entre alguns dos líderes do grupo e colocar o vestiário em ordem antes do confronto decisivo contra a Croácia.

A Bélgica ainda não jogou bem neste Mundial. Na estreia, tomou um sufoco danado do Canadá, mas conseguiu sair com a vitória. Já na segunda rodada, repetiu o futebol abaixo do esperado e acabou não sendo perdoado por Marrocos (derrota por 2 a 0).

Com três pontos conquistados e ocupando a terceira colocação do Grupo F, os "Diabos Vermelhos" precisam desesperadamente da vitória contra os atuais vice-campeões mundiais para evitar uma eliminação precoce.

A idas para as quartas de final até pode ser conquistada com um empate, mas só em um cenário muito, mas muito difícil mesmo: seria necessário que os canadenses derrotassem os marroquinos por três gols de diferença no outro jogo da rodada.

A Copa do Qatar é a primeira disputada no Oriente Médio e conta com a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e é baixa.

O torneio está sendo disputado no fim do ano, e não no seu período habitual (meses de junho e julho), por causa do calor que faz no país sede durante o auge do verão no Hemisfério Norte.

Essa é a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado há 24 anos, desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.

Copa do Mundo - Grupo F

23/11 - Marrocos 0 x 0 Croácia, Al-Bayt, em Al-Khor
23/11 - Bélgica 1 x 0 Canadá, Ahmad bin Ali, em Al-Rayyan
27/11 - Bélgica 0 x 2 Marrocos, Al-Thumama, em Doha
27/11 - Croácia 4 x 1 Canadá, Khalifa Internacional, em Al-Rayyan
Hoje, às 12h - Croácia x Bélgica, Ahmad bin Ali, em Al-Rayyan
Hoje, às 12h - Canadá x Marrocos, Al-Thumama, em Doha

Qual a grande decepção da Copa do Mundo na 1ª fase?

Resultado parcial

Total de 2759 votos
58,72%
Thaier Al-Sudani/Reuters
16,71%
BSR Agency/Getty Images
5,33%
Hector Vivas - FIFA/FIFA via Getty Images
1,85%
Khalil Bashar/Jam Media/Getty Images
0,62%
Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images
5,33%
Jam Media/Getty Images
11,45%
Susana Vera/Reuters