Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Por que Mbappé rejeitou convite de Camarões e decidiu jogar pela França?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Autor de três gols nas três primeiras rodadas da Copa do Mundo-2022 e um dos artilheiros da competição, Kylian Mbappé poderia estar do outro lado do campo no último compromisso da seleção brasileira na fase de grupos.
Caso tivesse tomado essa decisão lá no começo da carreira, o atacante do Paris Saint-Germain, que está brilhando com a camisa francesa no Qatar-2022, teria condições legais de reforçar Camarões, adversário dos comandados de Tite, hoje, a partir das 16h (de Brasília), em Lusail, no encerramento do Grupo G.
Apesar de ter nascido em Paris, o sempre candidato ao posto de melhor jogador do mundo possui raízes africanas. Sua mãe, Fayza Lamari, foi jogadora de handebol e possui raízes argelinas. Já seu pai, Wilfried, é Camarões de nascimento e se mudou para a França para trabalhar com futebol (foi treinador e atualmente gerencia a carreira do filho).
Ou seja, Mbappé tinha a opção de jogar por três seleções diferentes. E escolher qual delas iria defender não foi algo tão simples e natural assim.
A Argélia nunca foi uma possibilidade realmente considerada pelo atacante. No entanto, seu pai chegou a entrar em contato com a Federação Camaronesa de Futebol para tentar emplacar seu filho nas seleções de base dos "Leões Indomáveis".
Anos mais tarde, quando Mbappé já havia estourado no cenário internacional e se convertido em um dos jogadores mais badalados do planeta, Wilfried concedeu uma entrevista em que acusou dirigentes camaroneses de pedirem uma comissão para que o então garoto fosse convocado.
Como não quis pagar essa propina, o patriarca acabou tendo se "conformar" em ver o rebento jogar pelo país que o acolheu.
Quando Mbappé começou a se destacar no time principal do Monaco, na temporada 2016/17, Camarões até chegou a procurá-lo para reverter essa escolha, mas o atacante já vinha jogando regularmente pelas seleções sub-17 e sub-18 da França e esnobou o convite.
A decisão de continuar vestindo as cores dos "Bleus" pegou mal entre jogadores camaroneses. Em 2018, o lateral Benoit Assou-Ekotto não gostou de ver o atacante celebrando a África em um evento do governo francês e disparou contra o astro.
"Esses jogadores europeus de ascendência africana que carregam África em seus corações e querem ajudar o esporte africano blá blá blá enquanto correm para jogar por uma seleção europeia. Vocês me fazem rir", escreveu, em seu perfil no Twitter.
Enquanto o Brasil já assegurou seu lugar nas oitavas de final do Mundial e precisa só de um empate para ficar no primeiro lugar do Grupo G, Camarões irá a campo em busca da vaga na partida de hoje.
Os africanos precisam necessariamente derrotar a equipe canarinho para terem chance de avançar na competição. Mesmo que consigam a vitória, ainda terão que torcer para que a Suíça não consiga mais do que um empate contra a Sérvia -se os sérvios vencerem, ainda terão de desbancá-los no saldo de gols (por enquanto, leva vantagem, -1 a -2.
A Copa do Qatar é a primeira disputada no Oriente Médio e conta com a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e é baixa.
O torneio está sendo disputado no fim do ano, e não no seu período habitual (meses de junho e julho), por causa do calor que faz no país sede durante o auge do verão no Hemisfério Norte.
Essa é a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado há 24 anos, desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.
Copa do Mundo - Grupo G
24/11 - Suíça 1 x 0 Camarões, Al-Janoub, em Al-Wakrah
24/11 - Brasil 2 x 0 Sérvia, Iconic, em Lusail
28/11 - Camarões 3 x 3 Sérvia, Al-Janoub, em Al-Wakrah
28/11 - Brasil 1 x 0 Suíça, 974, em Doha
Hoje, às 16h - Sérvia x Suíça, 974, em Doha
Hoje, às 16h - Camarões x Brasil, Iconic, em Lusail
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.