Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Destaque da Copa foi chamado de 'estúpido' por ídolo por defender Marrocos

06/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Destaque de Marrocos, que enfrenta a Espanha, hoje, a partir das 12h (de Brasília), em Al-Rayyan, para tentar chegar pela primeira vez na história às quartas de final da Copa do Mundo, Hakim Ziyech já foi chamado de "estúpido" por um dos maiores ídolos do seu país-natal por ter escolhido defender a seleção africana, sensação do Qatar-2022.

O astro do Chelsea é nascido na Holanda e vestiu a tradicional camisa laranja nas categorias de base (sub-19, sub-20 e sub-21). Quando tinha 22 anos e se destacava no Twente, o meia-atacante chegou a ser chamado pela equipe adulta da terra de Virgil van Dijk, mas foi cortado por lesão.

Logo na sequência, a seleção europeia trocou de técnico. E o novo comandante Danny Blind (pai do lateral esquerdo Daley Blind, que está disputando o Mundial) ignorou Ziyech em duas convocações consecutivas.

Marrocos percebeu o descontentamento do jogador com a situação e lhe propôs que passasse a jogar pelo país dos seus familiares. A oferta foi prontamente atendida, e o camisa 7 já vestiu vermelho pela primeira vez menos de um mês depois de tornar pública a decisão.

"Eu nasci aqui ´[Holanda], mas minhas raízes estão lá [Marrocos], meu pai está enterrado lá e as pessoas gostam muito de mim lá. Aqui parece que sempre tentam encontrar algo negativo", afirmou o jogador, na época.

A mudança de cidadania futebolística do meia-atacante irritou profundamente um dos maiores nomes da história do futebol holandês.

O ex-atacante Marco van Basten, astro laranja na virada da década de 1980 e 1990 e primeiro treinador de Ziyech como profissional, chamou o jogador de "garoto estúpido" por não esperar sua vez na seleção europeia e passar a defender Marrocos.

Os dois passaram anos trocando farpas por meio de declarações via imprensa. No entanto, o ex-atacante do Ajax e do Milan nem é o único inimigo público da estrela da seleção marroquina.

Ziyech ficou mais de um ano afastado da seleção porque chegou atrasado a um treino, não gostou da punição aplicada pelo bósnio Vahid Halilhodzic e discutiu com ele. Assim, virou persona non grata com o treinador.

O meia-atacante só está no Qatar-2022 porque, três meses antes de a bola rolar, Marrocos resolveu trocar seu comando técnico devido justamente a divergências entre o "professor" e seus jogadores mais influentes, como o meia-atacante do Chelsea e o lateral direito Achraf Hakimi, do Paris Saint-Germain.

E a federação local não poderia estar mais satisfeita com os resultados dessa decisão. Os marroquinos já bateram seu recorde de vitórias em uma edição do Mundial (duas), encerraram um jejum de 36 anos sem passar da fase de grupos e estão a uma vitória de estabelecerem a melhor campanha da sua história.

A Copa do Qatar é a primeira disputada no Oriente Médio e conta com a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e é baixa -além disso, Alemanha e Uruguai foram eliminados na primeira fase.

O torneio está sendo disputado no fim do ano, e não no seu período habitual (meses de junho e julho), por causa do calor que faz no país sede durante o auge do verão no Hemisfério Norte.

Essa é a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado há 24 anos, desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.

Copa do Mundo - oitavas de final

03/12 - Holanda 3 x 1 Estados Unidos, Internacional Khalifa, em Al-Rayyan
03/12 - Argentina 2 x 1 Austrália, Ahmed bin Ali, em Al-Rayyan
04/12 - França 3 x 1 Polônia, Al-Thumama, em Doha
04/12 - Inglaterra 3 x 0 Senegal, Al-Bayt, Al-Khor
Ontem - Japão 1 (1) x (3) 1 Croácia, Al-Janoub, Al-Wakrah
Ontem - Brasil 4 x 1 Coreia do Sul, 974, Doha
Hoje, às 12h - Marrocos x Espanha, Cidade da Educação, Al-Rayyan
Hoje, às 16 - Portugal x Suíça, Nacional de Lusail, Lusail

O UOL News Copa fala sobre o baile da Seleção Brasileira contra a Coreia, a atuação de Neymar, a formação tática de Tite, os jogos do dia e mais notícias da Copa! Confira:

Quem vai ser campeão da Copa do Mundo? Vote!

Enquete encerrada

Total de 7283 votos
20,07%
Stefan Matzke - sampics/Corbis via Getty Images
12,32%
Kirill KUDRYAVTSEV / AFP
5,84%
Matthias Hangst/Getty Images
1,25%
Alex Grimm/Getty Images