Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Companheiros no PSG, Messi e Mbappé duelam por posto de craque da Copa

Destaques da Copa, Messi e Mbappé são companheiros de clube no PSG - Stephane Mahe/Reuters
Destaques da Copa, Messi e Mbappé são companheiros de clube no PSG Imagem: Stephane Mahe/Reuters

07/12/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Kylian Mbappé e Lionel Messi formam uma das duplas mais azeitadas do futebol internacional na atualidade. Juntos, eles marcaram mais da metade (36 de 63) dos gols do Paris Saint-Germain nesta temporada.

Mas, na Copa do Qatar-2022, os camisas 10 de França e Argentina são inimigos declarados. Não apenas pelo título mundial tão desejado por suas seleções, como também pelo posto de craque número um da competição.

Mbappé já foi às redes cinco vezes no Oriente Médio e é o artilheiro isolado do torneio de futebol mais importante do planeta. Autor de três gols até o momento, Messi aparece logo na sequência do ranking.

Os dois também foram eleitos o craque do jogo em todas as vitórias das suas seleções no Mundial. O francês levou o prêmio para casa nas partidas contra Austrália, Dinamarca e Polônia. O argentino ficou com o troféu nos encontros com México, Polônia e Austrália.

Campeão em 2018 e disputando a segunda Copa da carreira, Mbappé tem se notabilizado pelos golaços e também está mandando muito bem nas assistências. Contando finalizações e passes precisos, ele já tem sete participações em gols ao longo da competição.

Com nove gols, ele já se tornou o segundo jogador francês com mais gols na história dos Mundiais (Just Fontaine, artilheiro em 1958, tem 13). Ele também se transformou no atleta sub-23 que mais balançou as redes do torneio em todos os tempos, superando recorde que pertencia a ninguém menos que Pelé (sete tentos antes do 24º aniversário).

Messi também tem empilhado grandes atuações desde que desembarcou no Qatar. Foi ele que tirou a Argentina de uma situação das mais delicadas na primeira fase (após a derrota para a Arábia Saudita, na estreia, havia o risco de uma eliminação precoce), carregou-a nas costas até as quartas de final e a colocou novamente no grupo das candidatas ao título.

Assim como Mbappé, o camisa 10 também tem feito história na Copa. Só de ir a campo, ele já se uniu ao pequeno grupo de jogadores que conseguiram disputar cinco edições da competição. Com 23 jogos disputados ao longo da carreira, ele também está a somente duas partidas de se igualar ao alemão Lothar Matthäus no posto de jogador que mais atuou no torneio.

Nas quartas de final, Messi entrará em campo antes que Mbappé. Sua Argentina joga na sexta-feira, a partir das 16h (de Brasília), contra a Holanda, no estádio Nacional de Lusail. Já a França fará no sábado, frente a Inglaterra, em Al-Khor, no mesmo horário, o jogo que encerra essa fase e define o último dos semifinalistas.

A Copa do Qatar é a primeira disputada no Oriente Médio e teve a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e é baixa -Alemanha, Uruguai e Espanha já foram eliminadas.

O torneio está sendo disputado no fim do ano, e não no seu período habitual (meses de junho e julho), por causa do calor que faz no país sede durante o auge do verão no Hemisfério Norte.

Essa é a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado há 24 anos, desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.

Copa do Mundo - quartas de final

09/12, às 12h - Croácia x Brasil, Cidade da Educação, em Al-Rayyan
09/12, às 16h - Holanda x Argentina, Nacional, em Lusail
10/12, às 12h - Marrocos x Portugal, Al-Thumama, em Doha
10/12, às 16h - Inglaterra x França, Al-Bayt, em Al-Khor