Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Para algoritmos, seleção da Copa tem domínio inglês e apenas um brasileiro

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A seleção dos melhores jogadores da Copa do Mundo do Qatar-2022, até o encerramento das oitavas de final, é dominada pela Inglaterra e conta com apenas um representante do futebol brasileiro.

Essa não é a opinião do "Blog do Rafael Reis", nem mesmo de um conjunto internacional de jornalistas que têm acompanhado a competição de perto, mas sim de uma inteligência artificial especializada em análise de dados.

Os algoritmos do "WhoScored?" agem sem nenhum tipo de interferência humana. Basicamente, eles pegam as mais diferentes estatísticas das partidas de futebol e as transformam em notas que avaliam o desempenho de cada atleta em campo.

De acordo com essa plataforma, a invicta Inglaterra, adversária da França nas quartas de final, conta com três jogadores na equipe ideal da Copa: o zagueiro Harry Maguire (7,46), o meia Jude Bellingham (7,72) e o meia-atacante pela direita Bukayo Saka (7,82).

Além dela, somente Portugal, que pega Marrocos por vaga nas semifinais, tem mais de um representante no time dos melhores do torneio de futebol mais importante do planeta: o lateral direito Diogo Dalot (7,65) e o meio-campista Bruno Fernandes (8,31).

Outras quatro equipes ainda vivas na corrida pelo título mundial, Brasil, França, Argentina e Holanda, emplacaram um nome cada na seleção. O 11 escolhido pela inteligência artificial conta com dois atletas já eliminados: o polonês Wojciech Szczesny (7,88) é o melhor goleiro e o camaronês Jean-Charles Castellletto (7,71), o zagueiro número um.

O representante brasileiro na seleção da Copa não é Richarlison, autor de três gols até o momento e artilheiro dos comandados de Tite na competição, Casemiro, um dos pilares do time, ou Vinícius Júnior, que tem desequilibrado as partidas pelo lado esquerdo do ataque, mas sim Alex Sandro.

O jogador da Juventus, que está se recuperando de uma lesão muscular no quadril esquerdo e pode ser a novidade da equipe canarinho contra a Croácia, amanhã, é o melhor lateral esquerdo do torneio, com média 7,70.

Ainda segundo os algoritmos, o maior destaque individual da Copa é o francês Kylian Mbappé (8,33), seguido de perto por Bruno Fernandes (8,31). O craque argentino Lionel Messi (7,94) completa o pódio.

O brasileiro mais bem classificado é justamente Alex Sandro, que aparece na nona colocação no ranking geral, que engloba jogadores de todas as posições. Richarlison ocupa a 12ª colocação (7,62) e Casemiro é o 14º (7,55).

A Copa do Qatar é a primeira disputada no Oriente Médio e teve a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e é baixa -Alemanha, Uruguai e Espanha já foram eliminadas.

O torneio está sendo disputado no fim do ano, e não no seu período habitual (meses de junho e julho), por causa do calor que faz no país sede durante o auge do verão no Hemisfério Norte.

Essa é a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado há 24 anos, desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.

Seleção da Copa do Mundo-2022*

G - Wojciech Szczesny (POL): 7,88
LD - Diogo Dalot (POR): 7,65
Z - Harry Maguire (ING): 7,46
Z - Jean-Charles Castellletto (CAM): 7,71
LE - Alex Sandro (BRA): 7,70
MC - Jude Bellingham (ING): 7,72
MC - Bruno Fernandes (POR): 8,31
MAD - Bukayo Saka (ING): 7,82
MAE - Kylian Mbappé (FRA): 8,33
A - Lionel Messi (ARG): 7,94
A - Cody Gakpo (HOL): 7,80

*até as oitavas de final, segundo o "WhoScored?"

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado no texto, Portugal encara Marrocos nas quartas de final, e não a Croácia. O erro foi corrigido.