Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Na Copa-2014, Croácia "fez festa" no Brasil e sofreu com vazamento de nudes
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Luka Modric, Marcelo Brozovic, Dejan Lovren, Mateo Kovacic, Ivan Perisic e Domagoj Vida não têm recordações muito boas de quando vieram ao Brasil para disputar uma Copa do Mundo.
O sexteto, que enfrenta a Argentina por vaga na decisão do Qatar-2022, hoje, a partir das 16h (de Brasília), em Lusail, passou vergonha dentro, e especialmente fora, de campo, no Mundial jogado oito anos atrás.
A performance dos croatas na Copa-2014 foi desastrosa. Com duas derrotas por 3 a 1 (uma para os anfitriões e outra contra os mexicanos) e apenas uma vitória (4 a 0 sobre Camarões), eles deixaram muito a desejar não conseguiram sequer passar da fase de grupos.
Só que essa não foi a única vergonha que eles passaram. Durante o Mundial, os atletas viram fotos suas sem o tradicional uniforme quadriculado (ou qualquer outra peça de roupa) serem publicadas em veículos de imprensa do planeta todo.
Após a derrota para o Brasil na estreia, os jogadores da Croácia resolveram relaxar nadando nus na piscina do hotel onde estavam hospedados, em Mata de São João, município que faz parte da região metropolitana de Salvador (BA).
Só que eles não contavam que havia fotógrafos profissionais escondidos no hotel. E que esses paparazzi venderiam as imagens do elenco "curtindo um nudismo" para tabloides, especialmente os croatas e ingleses.
Para piorar, o hotel não estava atendendo exclusivamente a seleção e nem a piscina era privativa. Ou seja, caso outros hóspedes quisessem usar aquele espaço, eles se deparariam com os atletas todos pelados.
O vazamento das fotos provocou a revolta do elenco croata, que parou de atender os jornalistas durante o Mundial. Apenas o técnico Niko Kovac continuou falando com a imprensa normalmente (até para atender a exigências da Fifa).
De todos os atletas, quem mais se revoltou foi o zagueiro Lovren, ainda hoje titular da seleção. Como as fotos foram publicadas por veículos de imprensa, os órgãos genitais foram desfocados ou receberam uma tarja preta. No entanto, o bumbum do hoje defensor do Zenit São Petersburgo foi exibido sem nenhuma censura.
"Ela me perguntou por que fiz isso. Não me senti orgulhoso por minha nudez. Minha esposa sofreu mais que ninguém. Eu estava muito enojado por isso. A primeira mensagem que recebi foi de minha mulher dizendo 'vergonha'. Foi muito embaraçoso", afirmou o defensor sobre o incidente, meses mais tarde.
Os seis jogadores citados no primeiro parágrafo são os únicos remanescentes da equipe de 2014 que ainda hoje continuam na seleção e ainda podem sonhar com a inédita conquista de uma Copa.
O confronto entre argentinos e croatas irá colocar frente a frente as duas últimas seleções vice-campeãs mundiais. O time sul-americano foi batido pela Alemanha na decisão do Brasil-2014, enquanto a equipe de Luka Modric e cia. perdeu para a França no jogo do título da Rússia-2018.
O vencedor da semifinal de hoje fará a "partida da vida" no domingo, contra o ganhador do encontro entre a atual campeã França e a surpreendente seleção de Marrocos, que jogam amanhã pela outra vaga na decisão.
A Copa do Qatar é a primeira disputada no Oriente Médio e teve a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e foi baixa.
O torneio está sendo jogado no fim do ano, e não no seu período habitual (meses de junho e julho), por causa do calor que faz no país sede durante o auge do verão no Hemisfério Norte.
Essa é a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado há 24 anos, desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.