Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Messi é o único argentino em seleção da Copa montada por robôs; confira
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Argentina conquistou no Qatar-2022 o terceiro título mundial da sua história. Mas, na avaliação dos algoritmos do "WhoScored?", os jogadores comandados por Lionel Scaloni não jogaram tanta bola assim.
Apesar da histórica vitória por 4 a 2 na disputa de pênaltis contra a França, após empate por 3 a 3 em 120 minutos de futebol, no domingo, que lhe rendeu o troféu mais cobiçado do planeta, a equipe sul-americana só emplacou um nome na seleção dos melhores do Mundial montada pela plataforma.
Vale ressaltar que essa equipe de destaques da competição é formatada sem nenhuma interferência humana. Basicamente, a inteligência artificial do "WhoScored?" pega as estatísticas produzidas durante uma partida de futebol (chutes, passes, desarmes e outros incontáveis quesitos) e dão uma nota que avaliam a performance de cada jogador.
De acordo com esses algoritmos, o único jogador da Argentina que foi o melhor da sua posição no Qatar-2022 foi Lionel Messi, vice-artilheiro e vencedor da Bola de Ouro, o prêmio de craque da competição ofertado pela Fifa.
É verdade que, também na avaliação dos robozinhos, o camisa 10 foi o grande nome que passeou pelos gramados do Oriente Médio ao longo do último mês. As exibições do jogador do Paris Saint-Germain renderam média 8,25, contra 8,15 do português Bruno Fernandes e 8,00 do francês Kylian Mbappé, os outros integrantes do pódio.
No entanto, outros destaques da campanha albiceleste, como o goleiro Emiliano Martínez (6,54), o meia Enzo Fernández (7,06) e o atacante Julián Álvarez (6,97), autor de quatro gols no Qatar-2022, não conseguiram descolar um lugarzinho na seleção do Mundial.
Curiosamente, o país mais representado no time ideal elaborado pelos algoritmos é a França, que foi derrotada justamente pelos argentinos na decisão e perdeu a chance de emendar dois títulos consecutivos.
Além de Mbappé, outros dois jogadores comandados pelo técnico Didier Deschamps entraram na equipe os melhores do torneio: o lateral esquerdo Theo Hernández (7,22) e o meia Antoine Griezmann (7,52).
Apesar de ter sido eliminada nas quartas de final da Copa pela Croácia, repetindo o resultado do Mundial anterior, o Brasil também conseguiu ter um representante nessa seleção: o volante Casemiro, com nota 7,53.
Polônia (Wojciech Szczesny), Marrocos (Achraf Hakimi), Inglaterra (Harry Maguire e Jude Bellingham) e Portugal (Bruno Fernandes) são as outras nações que viram pelo menos um dos seus atletas serem premiados.
A Copa do Qatar-2022 marcou a despedida do formato atual (com 32 seleções divididas em oito grupos de quatro times), que vinha sendo adotado desde 1998. A partir de 2026, quando será organizado por Estados Unidos, México e Canadá, a competição da Fifa terá 48 participantes e, consequentemente, um novo modelo de disputa.
Seleção da Copa do Mundo-2022*
G - Wojciech Szczesny (POL): 7,88
LD - Achraf Hakimi (MAR): 7,04
Z - Harry Maguire (ING): 7,35
Z - Rodri (ESP): 7,37
LE - Theo Hernández (FRA): 7,22
V - Casemiro (BRA): 7,53
MC - Jude Bellingham (ING): 7,58
MC - Antoine Griezmann (FRA): 7,52
A - Bruno Fernandes (POR): 8,15
A - Lionel Messi (ARG): 8,25
A - Kylian Mbappé (FRA): 8,00
*segundo o "WhoScored?"
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.