Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

5 jogadores da Copa-2022 para seu clube contratar na janela de janeiro

Mexicano Guillermo Ochoa disputou no Qatar a 5ª Copa do Mundo da sua carreira - Alex Grimm/Getty Images
Mexicano Guillermo Ochoa disputou no Qatar a 5ª Copa do Mundo da sua carreira Imagem: Alex Grimm/Getty Images

21/12/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Copa do Mundo é a maior competição de futebol do planeta e o espaço onde os maiores astros da modalidade defendem com unhas e dentes os seus países de origem.

Mas o torneio também é um grande balcão de negócios, que costuma proporcionar belas transferências e upgrades de carreira para quem consegue se destacar vestindo a camisa das suas seleções.

Evidentemente, os grandes destaques do Qatar-2022 não virão para o Brasil. Afinal, eles são caros demais para o poder de compra dos nossos clubes. Mesmo assim, pincelando os participantes do recém-encerrado Mundial, é possível encontrar um ou outro reforço interessante que cabe no orçamento do futebol pentacampeão mundial.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco jogadores que disputaram a Copa e que poderiam ser contratados por times brasileiros neste começo de temporada.

GUILLERMO OCHOA
Goleiro
37 anos
México
América (MEX)

Apesar das tradicionais piadas de que só joga bem em Copas do Mundo, Ochoa é um dos goleiros mais importantes da história do futebol das Américas. O veterano de 37 anos e cinco participações no torneio de futebol mais importante do planeta teve novamente momentos de glória no Qatar-2022 e defendeu um pênalti do astro polonês Robert Lewandowski. Apesar da idade elevada, o arqueiro não tem nenhum plano de se aposentar em breve e sempre está disposto a novos desafios. Com contrato prestes a vencer no América (termina no fim do mês) e uma proposta de renovação já em mãos, Ochoa está com o futuro em suas mãos. Se quiser, pode continuar no clube onde é ídolo. Mas, se esse não for seu desejo, pode se transferir para onde bem quiser. Antes do Mundial, o São Paulo chegou a sondar a possibilidade de contratá-lo. Mas, aparentemente, foi só uma pesquisa descompromissada.

JHEGSON MÉNDEZ
Volante
25 anos
Equador
Los Angeles FC (EUA)

Jhegson Méndez (Los Angeles FC) - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Titular do Equador nas duas primeiras rodadas do Mundial (cumpriu suspensão por acúmulo de cartões amarelos contra o Senegal), o volante acabou de se sagrar campeão da MLS (Major League Soccer) com o Los Angeles FC. No entanto, seu contrato com a equipe norte-americana termina no fim do mês e nada indica que será renovado, já que o jogador foi reserva na campanha do título e deve abrir espaço no elenco para a chegada de outros reforços. Marcador implacável e dotado de muita força física, Méndez tem boas chances de retornar para a América do Sul em 2023, agora que está livre no Mercado da Bola. No começo da semana, o jornal "O Dia" publicou que o São Paulo é um dos interessados em contratá-lo.

SERGIO ROCHET
Goleiro
29 anos
Uruguai
Nacional (URU)

Rochet defende penalidade batida por Andre Ayew na partida entre Uruguai x Gana na fase de grupos da Copa do Mundo - Ryan Pierse/Getty Images - Ryan Pierse/Getty Images
Imagem: Ryan Pierse/Getty Images

Responsável por encerrar a "era Muslera" no gol da seleção uruguaia, Rochet não foi brilhante, mas tampouco deixou a desejar no Mundial. Como atua em seu próprio país (é o capitão do tradicional Nacional), não é um alvo caro para os padrões dos maiores clubes brasileiros. Com uma Copa no currículo e cinco anos de experiência no futebol europeu (jogou na Holanda e na Turquia), o camisa 23 seria uma garantia de segurança para equipes que estão tendo problemas com seus arqueiros e precisam de uma nova opção mais consistente para o setor. Rochet chegou a aparecer recentemente em listas de possíveis reforços do Grêmio, mas, até o momento, o negócio não evoluiu.

ROGELIO FUNES MORI
Atacante
31 anos
México
Monterrey (MEX)

Rogelio Funes Mori disputou a Copa-2022 pela seleção do México - Victor Posadas/Divulgação - Victor Posadas/Divulgação
Imagem: Victor Posadas/Divulgação

Argentino de nascimento, Funes Mori está no México desde 2015 e, fez tanto sucesso por lá, que se transformou no maior artilheiro da história do Monterrey e em jogador da seleção azteca. Ainda que sua atuação na Copa tenha se resumido aos minutos finais da partida contra a Arábia Saudita, a despedida mexicana do torneio, o centroavante seria um nome muito acima da média aqui no Brasil. Funes Mori vestiria tranquilamente a camisa 9 de quase todos os clubes da primeira divisão e provavelmente brigaria pela artilharia de boa parte dos torneios que disputasse. O problema é que, por conta da idolatria construída no México e das finanças nada problemáticas do Monterrey, viabilizar sua contratação não é tarefa das mais simples mesmo para as equipes mais ricas do país.

FÉLIX TORRES
Zagueiro
25 anos
Equador
Santos Laguna (MEX)

Felix Torres foi comemorar seu gol contra o Brasil com a torcida do Equador - SANTIAGO ARCOS / POOL / AFP - SANTIAGO ARCOS / POOL / AFP
Imagem: SANTIAGO ARCOS / POOL / AFP

Com a ausência do são-paulino Robert Arboleda, que se recuperava de lesão e não chegou em sua melhor condição física ao Qatar-2022, foi o zagueiro do Santos Laguna quem formou a dupla de zaga do Equador com Piero Hincapié (Bayer Leverkusen). Chamado de "Muralha" no México, o defensor ainda possui contrato longo no seu clube (até 2025), mas tem visto a imprensa local discutir a possibilidade de ele ser negociado. Até onde se sabe, não há nenhum clube brasileiro oficialmente interessado na contratação de Torres, mas o zagueiro poderia fazer bonito por aqui, ainda que não seja tão barato assim (sua avaliação de mercado, segundo o "Transfermarkt", é de 6 milhões de euros, ou R$ 33,2 milhões).