Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Livres: 7 astros que já podem assinar com outro time para próxima temporada

Messi está em negociações para estender sua permanência no Paris Saint-Germain - PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP
Messi está em negociações para estender sua permanência no Paris Saint-Germain Imagem: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP

03/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A janela de transferências dos principais campeonatos nacionais da Europa, como Inglês, Italiano e Espanhol, está novamente aberta. Mas os negócios que realmente podem mudar a distribuição de forças do futebol mundial dificilmente serão vistos nas próximas semanas.

Isso porque o que não falta na safra de 2023 são jogadores de peso cujos contratos terminam em junho. Desde a virada do ano, esses atletas já estão aptos a assinar acordos preliminares com outras equipes para concretizarem suas transferências ao término da atual temporada.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete medalhões estrangeiros (os brasileiros foram apresentados ontem) que estão na reta final dos seus contatos e totalmente livres para decidir que times irão defender a partir do segundo semestre.

LIONEL MESSI
Meia-atacante
35 anos
Argentino
Paris Saint-Germain (FRA)

O clube que quiser contar com o futebol do melhor jogador da última Copa do Mundo depois das férias de julho só precisa negociar com o estafe de Messi. Apesar do desejado diariamente expresso pela diretoria do PSG de renovar o contrato do craque argentino, o veterano ainda não anunciou nada que o prenda à equipe francesa para a próxima temporada. Sim, é verdade que as conversas para a extensão do vínculo do craque estão bastante adiantadas. Mas, pelo menos por enquanto, Messi continua sendo "dono do seu futuro" e está apto a mudar de ideia para realizar alguns dos já declarados objetivos para a reta final da sua carreira: retornar ao Barcelona, passar um tempo nos Estados Unidos e defender o Newell's Old Boys, time argentino onde deu seus primeiros dribles e chutes.

KARIM BENZEMA
Atacante
35 anos
Francês
Real Madrid (ESP)

Benzema em ação pelo Real Madrid durante partida contra o Shakhtar na Champions - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

Principal nome do Real na conquista da última Liga dos Campeões da Europa e vencedor da Bola de Ouro de melhor jogador do mundo relativa à temporada passada, o centroavante francês não tem muitos motivos para romper sua parceria de 14 anos (com algumas centenas de gols e outras dezenas de títulos) com a equipe espanhola. Só que a política madridista de oferecer apenas contratos muito curtos (uma ou duas temporadas) para jogadores de idade mais elevada pode acabar levando Benzema para algum clube disposto a lhe oferecer um pouco mais de segurança. De acordo com diferentes veículos da imprensa inglesa, Arsenal e Manchester United poderiam ser essas opções.

ÁNGEL DI MARÍA
Meia-atacante
34 anos
Argentino
Juventus (ITA)

Di María brilhou eu sua estreia com a camisa da Juventus na partida contra o Sassuolo - Massimo Pinca/Reuters - Massimo Pinca/Reuters
Imagem: Massimo Pinca/Reuters

Autor de um dos gols da Argentina na decisão do Mundial, o argentino vive uma temporada das mais decepcionantes na Juventus (tem passado muito tempo machucado e não consegue ser produtivo quando possui condições físicas de ser escolhido). Se não fosse a Copa, era bem possível que Di María aparecesse aqui no futebol sul-americano no segundo semestre. Mas, como foi decisivo no momento mais importante da competição número um do planeta, o argentino recuperou um pouco de mercado na Europa. Com isso, mesmo que não permaneça na Juventus (o que realmente deve acontecer), provavelmente deve descolar emprego em alguma outra equipe relativamente importante do Velho Continente.

LUKA MODRIC
Meia
37 anos
Croata
Real Madrid (ESP)

Modric, do Real Madrid, em jogo contra o Shakhtar pela Liga dos Campeões - Mateusz Slodkowski/DeFodi Images via Getty Images - Mateusz Slodkowski/DeFodi Images via Getty Images
Imagem: Mateusz Slodkowski/DeFodi Images via Getty Images

Semifinalista no Qatar-2022 com a seleção croata e mais uma vez destaque do Mundial, o camisa 10 do Real já disse inúmeras vezes que não pretende mais protagonizar nenhuma transferência no restante da sua carreira e que deseja encerrar sua atividade profissional jogando no Santiago Bernabéu. Nos últimos dias, Modric deu uma prova desse desejo ao recusar uma proposta para se juntar ao velho companheiro Cristiano Ronaldo no Al-Nassr, da Arábia Saudita. Mas o futuro de Modric no Real depende também daquilo que a diretoria merengue tem para lhe oferecer. E, faltando seis meses para o fim do seu contrato, não há nenhuma garantia de que ele continuará em casa na próxima temporada.

N'GOLO KANTÉ
Meia
31 anos
Francês
Chelsea (ING)

Romain Saiss, do Wolves, e Kanté, do Chelsea, disputam a bola no Molineux Stadium  - Lindsey Parnaby / AFP - Lindsey Parnaby / AFP
Imagem: Lindsey Parnaby / AFP

Desfalque da seleção francesa na Copa, o meia tem tido um declínio físico relativamente precoce e já não é mais o mesmo jogador que controlou o setor do Chelsea nas últimas temporadas. Mas isso também não significa que Kanté tenha se transformado em um jogador comum e descartável. Muito pelo contrário. Até por isso, o clube londrino vem mantendo negociações abertas com o francês já há alguns meses para costurar os detalhes de uma possível renovação contratual. O Barcelona tem acompanhado o desenrolar dessa novela porque adora a ideia de levar Kanté para a Espanha.

YERRY MINA
Zagueiro
Colombiano
28 anos
Everton (ING)

Mina marcou o gol da vitória do Everton sobre o Arsenal - CLIVE BRUNSKILL/AFP - CLIVE BRUNSKILL/AFP
Imagem: CLIVE BRUNSKILL/AFP

Essa é uma situação que interessa bastante a clubes brasileiros. Afinal, o defensor colombiano teve uma grande passagem pelo futebol nacional entre 2016 e 2017 e deixou saudades no Palmeiras. Não à toa, torcedores alviverdes (e também de outras equipes do país pentacampeão mundial) estão esperançosos com a possibilidade de Mina não renovar contrato com o Everton e resolver retornar para a América do Sul no segundo semestre. Aos 27 anos, o zagueiro não vive um momento nada agradável na Inglaterra e gastou boa parte da primeira metade da temporada recuperando-se de uma grave lesão de tornozelo. Agora, é ver se ele conseguirá recuperar a forma, retomar a melhor fase e convencer o técnico Frank Lampard a interceder por ele junto com a diretoria.

YOUSSOUFA MOUKOKO
Atacante
18 anos
Alemão
Borussia Dortmund (ALE)

Youssoufa Moukoko comemora gol que decidiu clássico contra o Schalke 04 - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Tratado como principal aposta da Alemanha para o futuro, o jovem atacante do Dortmund vem arrastando já há alguns meses a decisão sobre renovar ou não contrato com o clube aurinegro. Moukoko sabe que vários times do primeiro escalão da Europa, como Chelsea, Manchester United e Liverpool, têm interesse em contar com seu futebol, se não agora, daqui a duas ou três temporadas. Por isso, tem tentado emplacar um vínculo que não complique demais uma possível futura transferências. E, claro, quer descolar um aumento salarial compatível com sua nova situação no clube (já soma seis gols e seis assistências na temporada).