Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

A um mês do Mundial, o que esperar do Real Madrid, principal rival do Fla?

Ex-Flamengo, Vinícius Júnior é o principal artilheiro do Real Madrid nesta temporada - Reprodução/Twitter/Real Madrid FC
Ex-Flamengo, Vinícius Júnior é o principal artilheiro do Real Madrid nesta temporada Imagem: Reprodução/Twitter/Real Madrid FC

05/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Principal adversário do Flamengo na disputa do Mundial de Clubes, entre os dias 1º e 11 de fevereiro, em Marrocos, o Real Madrid não tem conseguido encantar nesta temporada. Em compensação, está se mostrando ainda mais eficiente do que no ciclo que lhe rendeu o título da Liga dos Campeões da Europa e o bilhete de participação do torneio da Fifa.

Mesmo sem dar espetáculo e com raras atuações de nível acima da média, a equipe comandada por Carlo Ancelotti soma 18 vitórias, três empates e somente duas derrotas no acumulado das quatro competições pelas quais já foi a campo em 2022/23.

Isso significa um aproveitamento de 82,6% dos pontos disputados, um dos mais altos do planeta na atualidade e superior até mesmo à marca atingida na temporada passada (74,4%), que terminou com a conquista dos títulos espanhol e da Champions.

Neste ano, o Real só não lidera a La Liga porque o Barcelona também faz uma campanha praticamente alheia a tropeços (os dois times têm 38 pontos, mas os catalães levam vantagem nos critérios de desempate).

Na fase de grupos da Liga dos Campeões, os merengues não passaram nenhum tipo de sufoco e avançaram na primeira posição do seu grupo — terão o Liverpool como adversário nas oitavas de final.

A principal diferença do Real na comparação com 201/22 é o desempenho de Karim Benzema. Grande nome da equipe na conquista da Champions, tanto que faturou a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo, o francês vem convivendo com seguidos problemas físicos e só participou de 13 dos 23 compromissos do time desde agosto.

Com isso, a tarefa de resolver os jogos para o gigante espanhol tem sido depositada nas costas dos garotos brasileiros que lhe fazem companhia no setor ofensivo. Vinícius Júnior é o artilheiro do time na temporada (dez gols) e Rodrygo divide com o compatriota o posto de garçom número um do elenco (cada um deles já distribuiu cinco assistências).

O Real é o maior vencedor de competições com status de Mundial. A equipe espanhola ganhou duas edições da antiga Copa Intercontinental (1960 e 1998) e já faturou cinco troféus do campeonato organizado pela Fifa (2014, 2016, 2017 e 2018).

Já o Flamengo tem um título mundial no currículo, conquistado em 1981, na Intercontinental, que reunia apenas os campeões europeus e sul-americanos. Já na versão contemporânea do torneio, os rubro-negros chegaram à decisão em 2019, mas acabaram derrotados pelo Liverpool.

O Mundial não pôde ser realizado no fim do ano passado, como manda a tradição, por causa do conflito de datas com a Copa do Qatar-2022.

Mesmo com o "adiamento", o torneio não contará com a participação de todos os campeões continentais do ano passado. Como a Liga dos Campeões da Ásia ainda não terminou, a AFC indicou como representante o Al-Hilal, da Arábia Saudita, vencedor do continental da temporada anterior.

O Mundial-2022, que será jogado em fevereiro de 2023, deve ser uma das últimas edições (talvez até mesmo a derradeira) da competição no formato atual.

No mês passado, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou que a entidade pretende organizar a partir de 2025 uma versão estendida do torneio, com a participação de 32 equipes e que será realizada a cada quatro anos. Outros detalhes, como a distribuição de vagas por continente, formato de disputa e possíveis países-sede, ainda não foram revelados.

Quem disputa o Mundial de Clubes

Al-Ahly (EGI): vice da Liga dos Campeões da África-2022
Al-Hilal (ARA): vencedor da Liga dos Campeões da Ásia-2021
Auckland City (NZL): vencedor da Liga dos Campeões da Oceania-2022
Flamengo (BRA): vencedor da Copa Libertadores da América-2022
Real Madrid (ESP): vencedor da Liga dos Campeões da Europa-2022
Seattle Sounders (EUA): vencedor da Concachampions-2022
Wydad Casablanca (MAR): vencedor da Liga dos Campeões da África-2022 e do Campeonato Marroquino-2022