Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem é Matheus Pereira e por que 5 times brasileiros querem contratá-lo?

Matheus Pereira já brilhou no Campeonato Inglês, mas está em baixa na Arábia Saudita - Giuseppe CACACE / AFP
Matheus Pereira já brilhou no Campeonato Inglês, mas está em baixa na Arábia Saudita Imagem: Giuseppe CACACE / AFP

Colunista do UOL

20/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Palmeiras e Vasco. Pelo menos cinco dos 20 clubes da primeira divisão brasileira vêm sendo apontados nas últimas semanas como destino do meia-atacante Matheus Pereira.

Mas, afinal, quem é esse jogador de 26 anos que nunca atuou profissionalmente em seu país natal, fez sucesso em Portugal, passou pela badalada Premier League inglesa e agora virou objeto de desejo de alguns dos clubes mais poderosos do Brasil?

Natural de Minas Gerais, Matheus Pereira mudou-se para Portugal com a família ainda no começo da adolescência. Lá, foi descoberto por olheiros do Sporting e logo ingressou nas categorias de base que relevaram Cristiano Ronaldo.

Com números relevantes no sistema de formação da equipe alviverde (como marcar 22 gols em 25 partidas em uma temporada pela equipe juvenil), o brasileiro passou anos sendo tratado como uma espécie de sucessor direto de CR7.

Aos 17 anos, o meia-atacante começou a ser usado pela equipe B do Sporting, então comandada por Abel Ferreira (hoje técnico do Palmeiras, um dos interessados em contratá-lo). Duas temporadas mais tarde, debutou pelo time principal, que era dirigido por Jorge Jesus.

Só que a lenta evolução de Matheus Pereira frustrou a diretoria portuguesa, que via nele um jogador com potencial para ser vendido a peso de ouro para alguma equipe da prateleira de cima da Europa.

O brasileiro fez só 27 partidas pela equipe lisboeta e precisou ser emprestado três vezes (para Desportivo Chaves, Nuremberg e West Bromwich) até descolar uma transferência em definitivo para outro país.

O jogador teve seus direitos econômicos comprados por 8,3 milhões de euros (R$ 47 milhões, na cotação atual) pelo West Bromwich depois de ser o destaque da equipe na conquista do acesso para a elite do Campeonato Inglês, na temporada 2019/20.

Nos 12 meses seguintes, apesar de atuar em uma equipe que não tinha nível para permanecer na Premier League, Matheus Pereira jogou muita bola, tanto que marcou 11 dos 22 gols do seu clube na competição, e ainda deu seis assistências.

E aí, o brasileiro tomou uma decisão surpreendente. Quando todos esperavam que ele utilizaria o rebaixamento do West Bromwich para se transferir para um clube mais forte da Inglaterra (houve rumores de propostas de Arsenal e Manchester United), o meia-atacante preferiu se mandar para a Arábia Saudita.

No Al-Hilal, o camisa 15 foi campeão nacional, ganhou a Liga dos Campeões da Ásia e até disputou o Mundial de Clubes. Até algumas semanas atrás, tudo levava a crer que cumpriria até o fim seu contrato válido até 2026.

Só que, desde a retomada das atividades depois da Copa do Mundo, Matheus Pereira não completou nem 90 minutos de futebol por seu time. Em duas das sete partidas do período, não saiu do banco de reservas. Em outras três, sequer foi relacionado.

É essa nova situação vivida pelo jogador na Arábia Saudita que fez tantos clubes importantes do Brasil despertarem para a possibilidade de contratá-lo, por empréstimo ou em definitivo, na atual janela de transferências.

Na terça-feira, o jornalista egípcio Abdelhamed Galal, especialista na cobertura do futebol árabe, publicou que Matheus Pereira havia tido o contrato rescindido pelo Al-Hilal. No dia seguinte, o meia-atacante desmentiu a informação e a classificou como "fake news".

Mesmo assim, a possibilidade de retorno ao Brasil nas próximas semanas existe e tem sido analisada pelo estafe do meia-atacante.