Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
7 brasileiros 'esquecidos' no exterior para seu time contratar neste ano
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Você já percebeu que os rumores de contratação dos clubes brasileiros envolvendo jogadores que estão no futebol internacional normalmente envolvem sempre o mesmo pequeno grupo de nomes?
Mas é possível abrir bastante esse leque de opções e fazer um garimpo bem mais profundo nos clubes de campeonatos nacionais menos importantes da Europa e no mercado de outros continentes em busca de reforços para a próxima temporada.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete atletas brasileiros que andam um tanto quanto esquecidos no exterior e que seriam boas opções de contratação para os clubes daqui para este ano.
RAFINHA
Meia
29 anos
Al-Arabi (QAT)
Irmão mais novo de Thiago Alcântara, o meio-campista tem uma carreira bem mais modesta que a do astro do Liverpool, apesar de ter passado por Barcelona e Paris Saint-Germain e vestido a camisa da seleção brasileira. No começo da temporada, sem espaço em clubes importantes da Europa e descontente com as oportunidades que recebia em equipes de menor relevância, Rafinha decidiu deixar o Velho Continente para tentar a sorte no famoso "Mundo Árabe". Mesmo já tendo completado mais de um semestre no Al-Arabi, o camisa 10 só disputou até hoje cinco partidas pela equipe do Qatar. Caso deseje voltar a ter uma rotina de jogador profissional de alto nível, uma transferência para o Brasil é uma possibilidade que merece ser considerada. Algum tempo atrás, Flamengo e Atlético-MG já se movimentaram para tentar contratá-lo.
MICHAEL
Atacante
26 anos
Al-Hilal (ARA)
Apesar de ter tido uma ótima passagem pelo Flamengo, o atacante que despontou no cenário nacional vestindo a camisa do Goiás nunca conseguiu realmente se firmar como titular da equipe rubro-negra. Por isso, quando recebeu uma proposta para jogar pela primeira vez no exterior, em janeiro passado, Michael não titubeou, fez as malas e partiu para a Arábia Saudita. Um ano se passou desde então e, mesmo sendo titular absoluto do seu time e estando classificado para disputar o Mundial de Clubes, no próximo mês, o brasileiro curte bastante a ideia de deixar o Al-Hilal e voltar para casa. O Palmeiras percebeu esse desejo do atacante e vem negociando há semanas para tentar repatriá-lo.
ALLAN
Volante
32 anos
Al-Wahda (EAU)
Houve um momento durante o ciclo passado que parecia certo que o ex-volante do Vasco estaria na Copa do Mundo do Qatar-2022. Afinal, Allan "comia a bola" no Napoli e chegou com tudo na Inglaterra para defender o Everton. Só que a fase ruim da equipe inglesa foi afastando o jogador da seleção e também de uma continuidade de carreira na Europa. Em setembro, Allan aceitou convite do Al-Wahda para jogar nos Emirados Árabes. Como seu contrato não é tão longo assim (vai só até o meio de 2024), nada o impede de tentar uma liberação com o seu clube para realizar uma nova transferência e voltar a jogar no Brasil, onde certamente teria lugar cativo na escalação dos times mais poderosos do país.
VITOR HUGO
Zagueiro
31 anos
Trabzonspor (TUR)
O defensor teve uma primeira passagem irrepreensível pelo Palmeiras, na qual conquistou uma Copa do Brasil (2015), foi campeão brasileiro (2016) e formou uma dupla de zaga histórica com o colombiano Yerry Mina. Em 2019, Vitor Hugo retornou ao clube depois de um período decepcionante na Itália, mas não conseguiu ir além do papel de reserva de luxo. Por isso, transferiu-se para a Turquia no ano seguinte. Pelo Trabzonspor, o zagueiro já foi campeão nacional e disputou a Liga dos Campeões da Europa. Nesta temporada, seu time não tem mantido o mesmo rendimento dos anos anteriores (ocupa a sexta colocação na liga turca), o que pode motivá-lo a buscar uma nova experiência profissional.
MARCELO GROHE
Goleiro
36 anos
Al-Ittihad (ARA)
Quando jogava no Brasil, era ídolo incontestável no Grêmio e costumava fazer parte das convocações da seleção. Na Arábia Saudita desde 2019, o goleiro ganhou muito dinheiro, mas viu sua carreira perder relevância para a opinião púbica. Mesmo com o crescimento do Campeonato Saudita proporcionado pela chegada de Cristiano Ronaldo, essa é uma situação que não mudará tão cedo assim. O contrato de Grohe com o Al-Ittihad termina em junho. E, por conta da idade já elevada do jogador, é bem possível que ele aceite um retorno ao Brasil para defender aquele que pode ser o último time da sua carreira. Interessados em um goleiro tão capacitado não devem faltar.
SOUZA
Volante
33 anos
Besiktas (TUR)
Apesar de atualmente ser o dono da braçadeira de capitão do Besiktas e de só não viver um momento melhor na carreira por conta de seguidas dores no joelho, o ex-jogador do Vasco e do São Paulo anunciou em outubro que só permanecerá no clube até o fim da temporada. Com o fim do seu contrato, Souza defenderá uma nova equipe a partir de julho. Por causa da idade elevada, o mais provável é que ele acabe retornando ao Brasil (ainda que existam outras equipes turcas interessadas em contratá-lo). No ano passado, o meio-campista teve um início de namoro com o Botafogo. É possível que as conversas sejam retomadas agora que o futuro do jogador já pode começar a ser definido.
DÓRIA
Zagueiro
28 anos
Santos Laguna (MEX)
Apontado como "futuro zagueiro titular da seleção" quando despontou no Botafogo, Dória não conseguiu desabrochar tão rápido quanto se esperava e acumulou passagens aquém da expectativa por Olympique de Marselha e São Paulo. Foi só depois que desembarcou no México, em 2018, que o defensor realmente encontrou a estabilidade na carreira. Hoje em dia, o zagueiro brasileiro é capitão do Santos Laguna, um dos jogadores mais admirados da Liga MX e vem sendo cotado até para jogar pela seleção mexicana. Por tudo isso, repatriar Dória não é uma missão tão simples assim. Apesar disso, seu nome vem sendo apontado no Mercado da Bola nacional como candidato a jogar no Coritiba ainda nesta temporada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.