Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Aos 17 anos, 'novo Mbappé' quebra recordes e já vira febre na França

Eliesse ben Seghir é a nova joia do Monaco, clube que também revelou Kylian Mbappé - Getty Images
Eliesse ben Seghir é a nova joia do Monaco, clube que também revelou Kylian Mbappé Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

04/02/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na temporada 2016/17, um garoto chamado Kylian Mbappé explodiu no cenário internacional ao emendar um gol atrás do outro com a camisa do Monaco e levar o clube à conquista do Campeonato Francês e até as semifinais da Liga dos Campeões da Europa.

Seis anos depois, o principado mais famoso do planeta está novamente se derretendo pela bola jogada por um menino prodígio.

Eliesse ben Seghir tem só 17 anos, estreou como profissional há três meses e disputou míseras oito partidas no futebol dos adultos. Mesmo assim, já é visto como a maior revelação do clube monegasco desde o despertar do artilheiro da Copa do Mundo do Qatar-2022.

Descendente de imigrantes marroquinos e nascido em Saint-Tropez, provavelmente o destino mais badalado do litoral francês, o "novo Mbappé" já começou a bater recordes que mostram que ele não é um jogador qualquer.

Logo na sua partida de estreia de Campeonato Francês (vitória por 3 a 2 sobre o Auxerre), no dia 28 de dezembro, Ben Seghir saiu do banco de reservas no intervalo, meteu duas bolas redes e conseguiu sua primeira marca histórica.

Com 17 anos, 10 meses e 12 dias, o camisa 44 do Monaco se transformou no jogador mais jovem da história da Ligue 1 a debutar na competição com dois gols, quebrando um recorde que datava lá da década de 1950.

Depois da exibição de gala na estreia, o atacante não saiu mais do time. Nas últimas cinco apresentações do clube do principado no campeonato nacional, ele começou como titular. E, em pelo menos dois desses compromissos, teve atuações decisivas.

No empate por 1 a 1 no clássico contra o Olympique de Marselha, Ben Seghir deu show com dribles e arrancadas desconcertantes. Já na última quarta-feira, na vitória por 3 a 2 sobre o Auxerre, ele anotou seu terceiro gol na ainda curta carreira como profissional.

Assim como Mbappé, a nova sensação do futebol francês optou ainda cedo por defender a seleção do país onde nasceu e não a de origem dos seus antepassados (no caso do craque já consolidado, Argélia e Camarões).

Ben Seghir tem sido convocado para jogar pelos 'Bleus" desde a categoria sub-16, vestiu a camisa 10 na equipe sub-17 e atualmente é um dos principais nomes do time sub-18. Se continuar brilhando no Monaco, é provável que queime algumas etapas e logo comece a aparecer nas listas do escrete sub-21.

Outra coincidência com Mbappé é que o adolescente também não é o único jogador de futebol da família e tem um irmão que compartilha da mesma carreira. Salim ben Seghir é ponta-esquerda, tem 19 anos e atualmente joga na segunda divisão, emprestado pelo Olympique de Marselha ao Valenciennes.

Terceiro colocado nas duas últimas edições do Francês, o Monaco tem mantido mais ou menos a mesma toada nesta temporada e ocupa a quarta colocação na Ligue 1. A equipe dirigida por Philippe Clement entrou na 22ª rodada com 41 pontos, dez a menos que o líder Paris Saint-Germain, o time atual de Mbappé.

Os monegascos jogam pelo campeonato nacional amanhã, contra o Clermont, fora de casa, e, no fim de semana seguinte, terão pela frente o PSG. Eles também estão vivos na disputa da Liga Europa e medirão forças contra o Bayer Leverkusen nos dias 16 e 23 deste mês.