Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Pesadelo vira realidade: PSG despenca pós-Copa e chega em crise à Champions
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Logo após o encerramento da Copa do Mundo, o "Blog do Rafael Reis" publicou uma reportagem informando que a diretoria do Paris Saint-Germain temia que a equipe francesa entrasse em declínio no retorno das atividades da temporada do futebol de clubes por causa de um suposto relaxamento de Lionel Messi e Kylian Mbappé e de uma perda de motivação por parte de Neymar.
Dito e feito: menos de dois meses depois do fim do Qatar-2022, o PSG recebe o Bayern de Munique, a partir das 17h (de Brasília), no jogo que abre as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, envolto em uma crise que pouco combina com o elenco estrelado que possui.
Os comandados de Christophe Galtier venceram apenas dois dos últimos cinco jogos que disputaram. E, mais preocupante ainda, foram derrotados em seus dois compromissos mais recentes (2 a 1 contra o Olympique de Marselha, pela Copa da França, e 3 a 1 ante o Monaco, no Campeonato Francês).
A sequência de tropeços é uma tempestade assustadora para uma equipe que começou a temporada com seus principais jogadores voando e que dava todos os indícios que estava construindo uma jornada histórica.
Nos 22 jogos disputados antes da interrupção das atividades para a Copa-2022, o PSG não sofreu sequer uma derrota. Foram 18 vitórias e quatro empates, com aproveitamento de 87,9% dos pontos disputados.
Depois do Mundial, o encanto acabou. Já na segunda partida, os parisienses perderam a invencibilidade na temporada (contra o Lens). No total, foram seis triunfos, um empate e quatro derrotas. O aproveitamento do time no período está na casa de 57,6%.
A sequência de resultados ruins não acionou nem o sinal amarelo no Parc-des-Princes. O nível de alerta foi direto para o vermelho, com direito a todos os sinais que aparecem quando o time da capital francesa entra em crise.
Nos últimos dias, voltou-se a falar que o PSG pretende se desfazer de Neymar na próxima janela de transferências, que Mbappé não deseja cumprir seu contrato até o fim para se mudar para o Real Madrid e que Messi tem outras opções para o futuro que não permanecer no clube.
De fato, o trio de protagonistas do clube mais poderoso da França realmente teve uma preocupante queda de rendimento depois da Copa (aquele que era exatamente o temor dos seus dirigentes).
Neymar, que não se machucou na primeira metade da temporada, retomou sua rotina de ausências por problemas físicos e já foi desfalque em quatro jogos. Mbappé só fez gol em duas partidas no pós-Mundial e Messi tem tido dificuldades para segurar a onda "sozinho".
Se há uma boa notícia para o PSG neste momento é que o camisa 30 argentino e o artilheiro francês, inicialmente dúvidas para a primeira perna do mata-mata contra o Bayern foram relacionados para a partida.
Messi certamente será escalado de início na partida entre gigantes pelas oitavas de final da Champions. Já a forma como Mbappé será utilizado (como titular ou arma para o segundo tempo) ainda depende das últimas análises médicas/físicas da comissão técnica francesa.
O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time da Europa será conhecido em 10 de junho. O palco da final será o estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia), originalmente escolhido como sede da decisão de 2021, que precisou ser transferida para Portugal devido à pandemia da covid-19.
Oitavas de final da Champions - jogos de ida
Hoje, às 17h - Paris Saint-Germain x Bayern de Munique, em Paris (FRA)
Hoje, às 17h - Milan x Tottenham, em Milão (ITA)
Amanhã, às 17h - Clube Brugge x Benfica, em Bruges (BEL)
Amanhã, às 17h - Borussia Dortmund x Chelsea, em Dortmund (ALE)
21/2, às 17h - Liverpool x Real Madrid, em Liverpool (ING)
21/2, às 17h - Eintracht Frankfurt x Napoli, em Frankfurt (ALE)
22/2, às 17h - RB Leipzig x Manchester City, em Leipzig (ALE)
22/2, às 17h - Inter de Milão x Porto, em Milão (ITA)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.