Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

David Neres 'renasce' no Benfica e volta a seduzir 1º escalão da Europa

Agora no Benfica, David Neres está novamente em alta no cenário internacional - Jose Manuel Alvarez/Quality Sport Images/Getty Images
Agora no Benfica, David Neres está novamente em alta no cenário internacional Imagem: Jose Manuel Alvarez/Quality Sport Images/Getty Images

15/02/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de quatro anos, David Neres deve voltar hoje a disputar como titular uma partida dos mata-matas decisivos da Liga dos Campeões da Europa.

O brasileiro é nome certo na escalação do Benfica para o jogo contra o Club Brugge, surpresa da fase de grupos, a partir das 17h (de Brasília), na Bélgica, pelas oitavas de final do torneio interclubes mais importante do planeta.

Aos 25 anos, o atacante revelado no São Paulo vive hoje em Portugal um momento de volta por cima na carreira depois de uma sequência de problemas físicas e escolhas equivocadas que minou sua evolução no cenário internacional da bola.

Neres desembarcou na Europa pouco antes do seu 20º aniversário e, já nos primeiros momentos por lá, mostrou que poderia se transformar em um daqueles jogadores com quem o Ajax faz fortuna ao vender posteriormente para mercados mais ricos.

O atacante foi um dos destaques da última grande campanha feita pela equipe holandesa na Champions. Na temporada 2018/19, ele ajudou o tradicional clube de Amsterdã a alcançar as semifinais.

Apesar de valorizado com convocações para a seleção brasileira (esteve no elenco campeão da Copa América-2019, por exemplo) e de propostas de gigantes do porte de Manchester United e Bayern de Munique, ele optou por permanecer mais um pouco no Ajax.

Com a venda de nomes como o zagueiro Matthijs de Ligt e o meia Frenkie de Jong, Neres poderia assumir um protagonismo ainda maior e ser negociado um ano depois por um valor ainda maior.

Isso realmente poderia ter acontecido. Só que, na segunda metade da temporada seguinte, o brasileiro precisou passar por uma cirurgia de joelho que minou suas chances de ser negociado. Para piorar, quando recuperou a forma, o Ajax já havia contratado um novo titular para sua posição: Antony.

Transformado em reserva, Neres sumiu das convocações da seleção e viu o interesse pelo seu futebol diminuir progressivamente. Em janeiro de 2022, deu um passo atrás e aceitou recomeçar no Shakhtar Donetsk.

Mas antes mesmo da sua estreia no novo clube, a Rússia invadiu a Ucrânia, e o futebol por lá foi interrompido. O brasileiro ficou um semestre inteiro parado até ser negociado com o Benfica.

E, então, o camisa 7 começou a recolocar sua carreira no lugar. Efetivado como titular pelo técnico Roger Schmidt desde o início da temporada, ele virou peça importante em um time que só perdeu um dos 37 jogos que disputou até o momento em 2022/23 e que terminou a fase de grupos da Champions à frente do Paris Saint-Germain.

No Benfica, Neres já não é mais apenas um ponta direita (que topa quebrar o galho na esquerda). Ele virou uma espécie de segundo atacante, com liberdade para se movimentar bastante pelo campo e municiar o centroavante Gonçalo Ramos.

Na soma de todas as competições, é o terceiro jogador do elenco encarnado que mais participou ativamente de jogadas que terminaram em gol. Foram nove (cinco tentos marcados por ele mesmo e quatro assistências). Apenas Ramos e João Mário (16, cada) são mais produtivos.

Uma outra prova dessa reviravolta é que o nome do brasileiro voltou a entrar na mira de clubes mais importantes do cenário europeu. Na janela de janeiro, o Benfica recusou uma proposta de 25 milhões de euros (R$ 140 milhões) do Napoli, líder disparado do Campeonato Italiano, pelo jogador.

O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time da Europa será conhecido em 10 de junho. O palco da final será o estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia), originalmente escolhido como sede da decisão de 2021, que precisou ser transferida para Portugal devido à pandemia da covid-19.

Oitavas de final da Champions - jogos de ida

Ontem - Paris Saint-Germain 0 x 1 Bayern de Munique, em Paris (FRA)
Ontem - Milan 1 x 0 Tottenham, em Milão (ITA)
Hoje, às 17h - Clube Brugge x Benfica, em Bruges (BEL)
Hoje, às 17h - Borussia Dortmund x Chelsea, em Dortmund (ALE)
21/02, às 17h - Liverpool x Real Madrid, em Liverpool (ING)
21/02, às 17h - Eintracht Frankfurt x Napoli, em Frankfurt (ALE)
22/02, às 17h - RB Leipzig x Manchester City, em Leipzig (ALE)
22/02, às 17h - Inter de Milão x Porto, em Milão (ITA)