Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Em 1º problema com a Justiça, Benzema chegou a ser preso por sexo com menor

Benzema é finalista pela 1ª vez de prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa - Getty Images
Benzema é finalista pela 1ª vez de prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

23/02/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vencedor da última Bola de Ouro e indicado ao The Best, prêmio de melhor jogador do mundo relativo a 2022 organizado pela Fifa, Karim Benzema tem uma longa história de sucesso nos gramados.

O centroavante francês veste a camisa do Real Madrid, o clube mais poderoso do planeta, há 12 anos, é o segundo maior artilheiro da sua história (341 gols) e já levantou cinco vezes o troféu da Liga dos Campeões da Europa.

O problema é que a ficha policial de Benzema vai pelo mesmo caminho e não é tão curta assim.

O camisa 9 merengue é sempre lembrado por ter participado de um escândalo de extorsão de um antigo companheiro de seleção francesa, o meio-campista Mathieu Valbuena (cobraram dele para não tornar público um vídeo em que ele aparecia tendo uma relação sexual).

Por causa desse episódio, Benzema ficou sete anos afastado das convocações dos "Bleus", perdeu a chance de ganhar a Copa do Mundo-2018 e foi condenado pela Justiça a um ano de prisão (desde que cometa outro crime) e multa de 75 mil euros (R$ 412 mil).

Mas antes do "caso Valbuena", o hoje candidato a melhor jogador do mundo já havia sido preso e passado quatro anos enfrentando uma acusação de pedofilia que foi acompanhada de perto pela imprensa do planeta inteiro.

Em 2010, o então jovem que há pouco desembarcara no Real foi detido preventivamente para prestar depoimento em uma investigação sobre a prostituição de menores em Paris.

De acordo com a polícia, alguns jogadores de futebol (entre eles Benzema e Franck Ribéry) haviam tido relações sexuais pagas com uma garota de programa chamada Zahia Dehar na época em que ela tinha apenas 16 anos.

Segundo a legislação francesa, esse ato se configura em crime que pode levar os envolvidos a até três anos de prisão.

Os advogados do centroavante admitiram o envolvimento do cliente com a acompanhante, mas alegaram que ele não sabia que sua companheira no ato sexual era menor.

No julgamento do caso, realizado em 2014, Dehar confirmou essa versão e disse que jamais contou sua idade aos clientes famosos. Por causa disso, o craque do Real acabou sendo absolvido da acusação.

Esta é a primeira vez de Benzema como finalista do The Best. A melhor classificação anterior do atacante no prêmio foi o quarto lugar obtido no ano passado, quando despontou como protagonista do Real Madrid pós-era Cristiano Ronaldo.

O vencedor da eleição de melhor jogador do mundo organizada pela Fifa, e que conta com votos de técnicos, atletas, jornalistas e torcedores de todos os países filiados à entidade, será divulgado no dia 27, em cerimônia realizada em Paris.

Os adversários de Benzema pelo cobiçado troféu são dois jogadores do Paris Saint-Germain: o hexacampeão argentino Lionel Messi, vencedor da Copa do Mundo, e Kylian Mbappé, seu compatriota que foi vice no Qatar-2022.

O Brasil terá uma participação diminuta na cerimônia. Richarlison concorre ao Prêmio Puskás, de gol mais bonito do ano. A sueca Pia Sundhage, que dirige a seleção de Marta, é finalista na eleição de melhor técnico de futebol feminino.

Além deles, o goleiro Alisson, o zagueiro Thiago Silva, o volante Casemiro e o atacante Neymar disputam vaga na seleção do ano. No entanto, esse é um troféu paralelo, organizado por outra entidade, a FIFPro, o sindicato de jogadores profissionais de futebol, e que apenas é entregue na festança feita pela Fifa.