Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 garotos ignorados por Ramon em convocação cheia de jovens da seleção

Martinelli tem sido um dos destaques do Arsenal líder do Campeonato Inglês - Julian Finney/Getty Images
Martinelli tem sido um dos destaques do Arsenal líder do Campeonato Inglês Imagem: Julian Finney/Getty Images

Colunista do UOL

04/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A convocação do técnico interino da seleção brasileira, Ramon Menezes, para o amistoso contra Marrocos, no dia 25 de março, que marca o início da preparação para o ciclo da Copa do Mundo-2026, foi revolucionária.

O ex-meia chamou pela primeira vez nada menos que nove jogadores, sendo que cinco deles estiveram com ele recentemente na conquista do título do Sul-Americano sub-20 e devem disputar o Mundial da categoria, em maio, na Indonésia.

Apesar do amplo espaço dado à garotada, Ramon deixou fora da lista inaugural da sua gestão outros jovens promissores que têm muitas possibilidades de fazer parte da seleção principal neste novo ciclo.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete meninos ignorados pelo interino da seleção que têm tudo para aparecer em convocações posteriores (talvez já com um técnico efetivo) e que podem chegar ao Mundial de 2026.

GABRIEL MARTINELLI
Atacante
21 anos
Arsenal (ING)

É difícil de entender por que Martinelli não foi chamado para o amistoso contra Marrocos. Apesar de muito novo, o atacante já tem na bagagem a experiência de ter disputado uma Copa do Mundo e tem brilhado na Premier League inglesa, o campeonato nacional de maior nível técnico do planeta. O atacante é titular do líder Arsenal, marcou quatro vezes nas últimas três rodadas e já soma 11 gols nesta edição do torneio. Entre os brasileiros que atuam na Inglaterra, ninguém meteu mais bolas nas redes em 2022/23 que Martinelli, quinto colocado na lista de artilheiros do torneio. Quando questionado sobre o motivo de ter abdicado do camisa 11 do Arsenal, Ramon limitou-se a dizer que ele tem idade olímpica e que faz a mesma função de Vinícius Júnior.

ENDRICK
Atacante
16 anos
Palmeiras

Endrick, do Palmeiras, durante a partida contra a Inter de Limeira, pelo Paulistão - Ricardo Moreira/Estadão Conteúdo - Ricardo Moreira/Estadão Conteúdo
Imagem: Ricardo Moreira/Estadão Conteúdo

Apesar de ainda ter não feito gols neste ano, o adolescente de 16 anos é tratado como a próxima grande promessa brasileira que deve se transformar em um craque de proporções globais. Se não fosse assim, o Real Madrid não teria tido a audácia de pagar 72 milhões de euros (quase R$ 400 milhões) para levá-lo embora do Palmeiras assim que ele atingir a maioridade (no meio do próximo ano) necessária para completar uma transferência internacional. Como Endrick não será liberado para jogar o Mundial sub-20, Ramon preferiu aproveitar a convocação da seleção principal para dar bagagem internacional para outros jovens atletas que o acompanharão na competição.

VANDERSON
Lateral-direito
21 anos
Monaco (FRA)

Vanderson (Monaco) é o brasileiro mais caro desta janela de transferências - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em uma posição marcada pela escassez de opções (Danilo, titular na última Copa, virou zagueiro e o veterano Daniel Alves está preso), o jovem formado no Grêmio é forte candidato para se firmar como lateral-direito na seleção. Vanderson chegou à França em janeiro do ano passado, é titular absoluto do Monaco, um dos clubes mais importantes do país, e logo deve ser negociado para uma força ainda mais expressiva no cenário europeu. É verdade que o dono da camisa 2 da equipe monegasca está fora de ação há um mês em virtude de um problema no joelho. Mas a expectativa dos médicos é que ele esteja à disposição do clube já no próximo fim de semana. Ou seja, teria totais condições clínicas de estrear pela seleção.

BENTO
Goleiro
23 anos
Athletico-PR

Bento, goleiro do Athletico. - [Ljava.lang.String;@3f949dd3/Ettore Chiereguini/AGIF - [Ljava.lang.String;@3f949dd3/Ettore Chiereguini/AGIF
Imagem: [Ljava.lang.String;@3f949dd3/Ettore Chiereguini/AGIF

Titular do Athletico-PR desde a saída de Santos para o Flamengo, o goleiro foi um dos destaques do time finalista da última Copa Libertadores da América e começou a ser visto como uma alternativa interessante à dupla Alisson/Ederson para o futuro. Muita gente já apostava, inclusive, que Bento poderia iniciar o ciclo da Copa-2026 como novo terceiro goleiro da seleção para ir acumulando experiência até o Mundial que será organizado em parceria por Canadá, Estados Unidos e México. Só que Ramon preferiu usar o primeiro amistoso depois do Qatar-2022 para convocar Mycael, um dos reservas de Bento na equipe paranaense e que ainda nem estreou como profissional.

DANILO
Volante
21 anos
Nottingham Forest (ING)

Agora no Nottingham Forest, Danilo é o brasileiro mais caro desta janela - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Duas vezes campeão da Libertadores pelo Palmeiras nas últimas três temporadas e um dos pilares da equipe na "era Abel Ferreira", o volante fez tanto sucesso que até chegou a ser convocado por Tite antes do Mundial do Qatar. Apesar de não ter sido utilizado, Danilo passou a ser visto como um potencial reserva para Casemiro na seleção que será construída para a próxima Copa. O fato de ainda não ter vingado na Inglaterra (disputou cinco partidas pelo Nottingham Forest desde sua contratação, em janeiro, e em nenhuma delas teve uma grande atuação) pode ter minado suas chances de vestir a amarelinha nesta Data Fifa.

LUIZ HENRIQUE
Atacante
22 anos
Betis (ESP)

Luiz Henrique comemora gol marcado pelo Betis na Liga Europa - Danilo Di Giovanni/Getty Images - Danilo Di Giovanni/Getty Images
Imagem: Danilo Di Giovanni/Getty Images

Em sua primeira temporada na Espanha, o ex-jogador do Fluminense tem feito tanto sucesso que não para de ser comparado a Vinícius Júnior. Assim como o agora protagonista do Real Madrid, Luiz Henrique é daqueles pontas abusados, que não têm medo de partir para cima dos seus marcadores e construir jogadas individuais. A diferença é que o camisa 11 joga preferencialmente pelo lado direito do campo, o que em tese é uma vantagem para a construção da sua carreira na Europa, já que não disputa espaço com Vini e Neymar — seus principais oponentes seriam Antony (Manchester United) e Raphinha (Barcelona).

ABNER
Lateral-esquerdo
22 anos
Betis (ESP)

Abner (Betis) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Companheiro de Luiz Henrique no Betis, o lateral também fez parte do elenco do Athletico vice-campeão da Libertadores. Abner chegou à Espanha dois meses atrás, mas não teve nenhum problema de adaptação e já vem emendando escalações como titular na equipe de Sevilha. O lateral-esquerdo ainda atua em uma posição em que as principais opções da seleção (os convocados por Ramon foram Alex Telles, do Sevilla, e Renan Lodi, do Nottinham Forest) estão longe de serem unanimidades. Por isso, é até natural que ele receba uma oportunidade em um futuro não muito distante.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, a Copa do Mundo Sub-20 de 2023 será disputada na Indonésia, e não no Canadá. O erro foi corrigido.