Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como jogo do Chelsea na Champions pode ser decisivo para futuro de Neymar

Futuro de Neymar é uma incógnita que o Chelsea pode começar a resolver - GettyImages
Futuro de Neymar é uma incógnita que o Chelsea pode começar a resolver Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

07/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Paris Saint-Germain, time de Neymar, joga amanhã pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. E o meia-atacante brasileiro nem poderá ir a campo para enfrentar o Bayern de Munique, em virtude de uma entorse no tornozelo, que o obrigará a passar por uma cirurgia e não jogar mais nesta temporada.

Só que o futuro da carreira do jogador mais caro da história do futebol pode começar a ser definido hoje, em Stamford Bridge, está localizado em Londres, durante outro jogo da Champions.

Caso não derrote o Borussia Dortmund por pelo menos dois gols de diferença (ou obtenha vantagem mínima com a bola rolando e vença a disputa de pênaltis), o Chelsea deve intensificar o interesse em contratar o camisa 10 na próxima janela de transferências.

De acordo com fontes ouvidas pelo "Blog do Rafael Reis", o novo dono do clube, o empresário norte-americano Todd Boehly, deve tentar "esconder" um possível fracasso da equipe na temporada com a chegada de reforços de perfil mais midiático.

E Neymar tem justamente essa característica que o todo-poderoso do time londrino deseja. Na sua avaliação, um possível desembarque do brasileiro na Premier League será o assunto principal na imprensa inglesa e nas redes sociais por semana, deixando em segundo plano o fato de o Chelsea não ter rendido como esperado em 2022/23.

Boehly já tentou essa manobra de atrair reforços que estejam entre os nomes mais famosos do mundo da bola (mesmo que não vivam o auge físico e técnico) assim que assumiu o comando do clube, em maio passado. Na época, foi Thomas Tuchel quem vetou a contratação de Cristiano Ronaldo. Meses depois, o treinador alemão perdeu o emprego, e um dos motivos foi justamente não ter feito a vontade do Chelsea.

Sem CR7, o norte-americano quebrou o recorde mundial de investimento anual em reforços de um clube de futebol e gastou incríveis 611,5 milhões de euros (R$ 3,4 bilhões) em novos jogadores para o turbinar o elenco dos Blues nesta temporada.

Só que a estratégia não deu muito certo. O Chelsea só venceu dois dos últimos 12 jogos que disputou (por todas as competições) e ocupa a décima colocação no Inglês. Por isso, a percepção dentro do clube é que, a menos que faça algo realmente grande na Champions, o primeiro ano da gestão de Boehly será classificado como um grande fiasco.

As conversas entre o novo comando do clube inglês e a diretoria do PSG já começaram. Descontente com as sucessivas lesões e a baixa produtividade de Neymar, o clube francês está louco para negociar o astro brasileiro, que tem contrato até 2027.

O duro é encontrar alguma equipe disposta a bancar um salário ao menos semelhante àquele que o camisa 10 recebe na Cidade Luz: 49 milhões de euros por temporada, ou R$ 270,7 milhões, o terceiro mais alto do futebol mundial na atualidade.

O time inglês, dependendo do tamanho do desespero do seu dono, é um dos poucos que podem topar o desafio de fazer uma oferta desse patamar para Neymar.

Chelsea x Borussia Dortmund é um dos três confrontos válidos pelas oitavas da Champions que reúnem dois times que já tiveram o prazer de levantar a Orelhuda. Os ingleses foram campeões europeus em duas oportunidades (2012 e 2021), enquanto a equipe aurinegra subiu ao alto do pódio em 1997.

Porto (dono de dois troféus) x Inter de Milão (três) e Real Madrid (14) x Liverpool (seis) são os outros dois encontros de vencedores na rodada inaugural dos mata-matas decisivos desta edição torneio continental.

O sucessor do Real do posto de melhor time da Europa será conhecido em 10 de junho. O palco da final será o estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia), originalmente escolhido como sede da decisão de 2021, que precisou ser transferida para Portugal devido à pandemia da covid-19.

Oitavas de final da Champions - jogos de volta

Hoje, às 17h - Chelsea x Borussia Dortmund, em Londres (0 a 1 na ida)
Hoje, às 17h - Benfica x Brugge, em Lisboa (2 a 0 na ida)
Amanhã, às 17h - Bayern de Munique x PSG, em Munique (1 a 0 na ida)
Amanhã, às 17h - Tottenham x Milan, em Londres (0 a 1 na ida)
14/03, às 17h - Porto x Inter de Milão, no Porto (0 a 1 na ida)
14/03, às 17h - Manchester City x RB Leipzig, em Manchester (1 a 1 na ida)
15/03, às 17h - Napoli x Eintracht Frankfurt, em Nápoles (2 a 0 na ida)
15/03, às 17h - Real Madrid x Liverpool, em Madri (5 a 2 na ida)