Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Uma derrota em 43 jogos: como o Benfica se tornou o 'melhor time da Europa'
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Para quem não tem acompanhado a temporada 2022/23 do futebol europeu, o Benfica parece ser o adversário desejado por qualquer clube nas quartas de final da Liga dos Campeões. Afinal, a equipe portuguesa joga em uma liga nacional de nível técnico um pouco mais baixo, não tem grandes estrelas no elenco e há tempos não faz uma campanha realmente expressiva no torneio.
Só que Real Madrid, Bayern de Munique, Manchester City e cia. não compartilham dessa opinião. Nenhuma das grandes potências do Velho Continente dará pulinhos de alegria caso o sorteio de amanhã (às 8h) as coloque no caminho dos lisboetas na próxima rodada dos mata-matas.
Apesar de não terem um passado recente tão glorioso quanto os integrantes do primeiro escalão do cenário internacional, os comandados do alemão Roger Schmidt (ex-Bayer Leverkusen, PSV Eindhoven e Red Bull Salzburg) estão fazendo uma temporada de dar inveja a qualquer time do planeta.
De todos os participantes da primeira divisão dos sete principais campeonatos nacionais da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Portugal e Holanda), o Benfica é o clube de melhor desempenho em 2022/23.
O aproveitamento dos Encarnados nesta temporada é de incríveis 86,8% dos pontos disputados. A equipe só saiu derrotada de um dos 43 jogos dos quais participou desde a volta das férias do meio do ano passado (para o Braga, em dezembro) e venceu 11 das suas últimas 12 partidas.
Alguém pode até minimizar o feito do Benfica alegando que a liga portuguesa, onde o time dirigido por Schmidt já abriu oito pontos de vantagem para o vice-líder, Porto, não tem o mesmo nível técnico da Premier League inglesa ou da Serie A italiana, por exemplo.
Só que a questão é que os Encarnados estão sobrando também no cenário europeu.
O Benfica continua sem perder nesta edição da Champions. Na fase de grupos, superou o favoritismo de Paris Saint-Germain e Juventus e terminou na primeira colocação da sua chave. Já nas oitavas, venceu os dois jogos contra o Brugge e construiu um placar agregado de 7 a 1.
O Bayern é o único time com campanha superior à dos portugueses na Liga dos Campeões (tem 100% de aproveitamento). Contando também as fases preliminares, em que desbancou Midtjylland e Dínamo de Kiev, os portugueses somam dez vitórias e dois empates na competição (ou seja, somaram 88,9% dos pontos possíveis).
Das oito equipes ainda vivas nesta temporada da Champions, seis já levantaram o troféu mais cobiçado do futebol interclubes (o Benfica, por exemplo, ganhou em 1961 e 1962). Os únicos clubes que sonham com um título inédito são o Manchester City, vice em 2021, e o Napoli, que já faz a melhor campanha da sua história.
O sucessor do Real no posto de melhor time da Europa será conhecido em 10 de junho. O palco da final será o estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia), originalmente escolhido como sede da decisão de 2021, que precisou ser transferida para Portugal devido à pandemia da covid-19.
Melhores times da Europa em 2022/23*
1 - Benfica (POR): 86,8% de aproveitamento
2 - Napoli (ITA): 85,3% de aproveitamento
3 - Bayern de Munique (ALE): 81,5% de aproveitamento
4 - Porto (POR): 78,3% de aproveitamento
5 - Arsenal (ING): 76,6% de aproveitamento
6 - Barcelona (ESP): 76,1% de aproveitamento
Paris Saint-Germain (FRA): 76,1% de aproveitamento
8 - Manchester United (ING): 75% de aproveitamento
9 - Manchester City (ING): 74,6% de aproveitamento
10 - AZ Alkmaar (HOL): 74,2% de aproveitamento
*entre integrantes da 1ª divisão das 7 ligas mais fortes do continente
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.