Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Após decepção, Lucas Veríssimo quer jogar no Brasil para voltar à seleção
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Após perder a chance de disputar a Copa do Mundo do Qatar-2022 em virtude de uma grave lesão no joelho direito, o zagueiro Lucas Veríssimo deseja retornar ao Brasil assim que terminar a temporada europeia, no meio do ano.
Apesar de estar completamente recuperado do problema físico desde o finalzinho de outubro, o defensor de 27 anos quase não tem sido aproveitado pelo Benfica. Essa pouca minutagem é vista pelo jogador e por seu estafe como um empecilho para que ele volte a vestir a camisa canarinho.
O plano do atleta revelado no Santos é deixar Portugal em junho (por empréstimo ou em definitivo) para atuar em um grande clube do futebol pentacampeão mundial. A aposta é que, fazendo isso e jogando bem perto dos torcedores e jornalistas brasileiros, a convocação será uma consequência natural inevitável.
A informação foi revelada primeiramente pelo jornal português "Record" e confirmada pelo "Blog do Rafael Reis".
Antes de romper o ligamento cruzado do joelho direito, em novembro de 2021, Veríssimo era a principal opção de Tite para fechar com Marquinhos, Thiago Silva e Éder Militão o quarteto de zagueiros convocados para a seleção.
Só que a contusão tirou do jogador qualquer possibilidade de ir ao Qatar-2022. O camisa 4 do Benfica ficou praticamente um ano afastado do futebol e só voltou a ser relacionado para uma partida oficial no dia 22 de outubro, menos de um mês antes do pontapé inicial da Copa.
Os problemas físicos do brasileiro também abriram espaço para a ascensão do garoto António Silva, de 19 anos, que se tornou titular durante sua ausência. Por isso, quando Veríssimo voltou a reunir condições de ser utilizado, já não havia mais vaga para ele no time.
Por conta desse novo cenário, o zagueiro pouco tem sido usado pelo técnico Roger Schmidt. Até o momento, ele participou de apenas seis jogos na temporada (só um como titular). E, somando todas essas partidas, ficou em campo por pouco mais de 100 minutos.
Ainda que o setor defensivo do Benfica possa passar por uma reformulação completa na próxima temporada (Silva tem boas chances de ser vendido para um gigante europeu e o argentino Nicolás Otamendi estuda a possibilidade de retornar ao futebol sul-americano), Veríssimo não parece muito disposto a apostar seu futuro.
Nas últimas semanas, o zagueiro chegou a ser apontado como possível reforço do Cruzeiro para o segundo semestre. Mas, de acordo com apuração feita pelo "Blog do Rafael Reis", sua preferência é se transferir para um clube que tenha objetivos mais ousados no Campeonato Brasileiro e facilite mais sua volta à seleção.
A equipe de Lucas Veríssimo está disparada na primeira colocação da liga portuguesa e já abriu oito pontos de vantagem para o vice-líder, Porto (65 a 57). O confronto de hoje é contra o Vitória de Guimarães, em casa.
Já no cenário internacional, os Encarnados voltaram a sonhar alto e estão a quatro jogos de chega à final da Liga dos Campeões. Nas quartas de final do torneio, medirão forças contra a Inter de Milão.
Caso se classifiquem mais uma vez, terão pela frente na rodada seguinte o vencedor do confronto entre Napoli e Milan -Real Madrid, Chelsea, Manchester City e Bayern de Munique estão do outro lado da chave.
O sucessor do Real no posto de melhor time da Europa será conhecido em 10 de junho. O palco da final será o estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia), originalmente escolhido como sede da decisão de 2021, que precisou ser transferida para Portugal devido à pandemia da covid-19.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.