Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Seleção perde liderança do ranking da Fifa e cai para 3º; veja novo top 10
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Após um ano ocupando o posto de seleção número um do planeta, o Brasil deixará a liderança do ranking da Fifa.
Com a derrota por 2 a 1 para Marrocos, em amistoso disputado no sábado, que marcou o reinício das suas atividades depois da Copa do Qatar-2022, a equipe pentacampeã mundial perdeu a primeira (e também a segunda) colocação na lista organizada pela entidade que gerencia o futebol global.
Na classificação que será divulgada ao público no dia 6 de abril (quinta-feira), o time canarinho aparecerá na terceira posição, com 1834,14 pontos, seis pontos a menos do que possuía na edição anterior, liberada no fim de dezembro.
A nova líder do ranking da Fifa será a Argentina, que até então ocupava o segundo lugar. Vencedora da Copa-2022, a equipe de Messi saltará para o topo graças às vitórias sobre Panamá (2 a 0) e Curaçao (7 a 0) e alcançará a marca de 1840,91 pontos.
Derrotada pelos argentinos na decisão do Mundial do Qatar, a França é a outra seleção que deixará o Brasil para trás. Após largar com duas vitórias nas eliminatórias da Eurocopa-2024 (sobre Holanda e Irlanda), os "Bleus" chegarão a 1838,44 pontos.
Curiosamente, apesar da mudança na liderança, as seleções presentes no top 10 do ranking permanecerão as mesmas da lista anterior. Argentina e Brasil continuarão sendo os únicos intrusos em um mar formado por oito representantes da Europa.
O ranking da Fifa existe desde 1992 e é usado, entre outras coisas, para definir os cabeças de chave dos grupos da Copa do Mundo. Ele passou por sua última transformação drástica em 2018, quando começou a utilizar um sistema de pontuação semelhante ao adotado nas classificações de xadrez.
O Brasil é o país que mais tempo esteve no topo da lista. A seleção pentacampeã mundial foi eleita 12 vezes a equipe do ano pela Fifa e já foi a primeira colocada no ranking em 159 oportunidades.
A sequência mais recente com o "país do futebol" no topo da classificação começou em março de 2022, quando o time então comandado por Tite desbancou a Bélgica da cabeceira, e durou cinco edições.
Após a derrota para Marrocos, a seleção volta a se reunir novamente em junho para a segunda Data Fifa do ano, que deve ser preenchida com um ou dois amistosos. Os adversários, no entanto, ainda não foram anunciados pela CBF.
Também não está certo se o Brasil contará novamente no banco de reservas com Ramon Menezes, que dirigiu o time interinamente na derrota de sábado, ou se já terá um novo treinador efetivo.
As eliminatórias sul-americanas para a Copa-2026 começam em setembro. Na primeira rodada dupla do torneio, o time canarinho jogará contra Bolívia (em casa) e Peru (fora).
O próximo Mundial será o primeiro da história com a participação de 48 seleções (16 a mais do que o formato que vinha sendo utilizado desde a França-1998). Com a ampliação no número de países, a América do Sul terá direito a seis vagas diretas e uma para participar da repescagem.
Ranking da Fifa*
1 - Argentina: 1.840,91 pontos
2 - França: 1.838,44
3 - Brasil: 1.834,14
4 - Bélgica: 1.792,54
5 - Inglaterra: 1.792,43
6 - Holanda: 1.731.22
7 - Croácia: 1.730,02
8 - Itália: 1.713,66
9 - Portugal: 1.707,21
10 - Espanha: 1.682,85
*será divulgado no dia 6 de abril
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.