Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
De saída da Turquia, Jorge Jesus pode ser campeão pela 1ª vez após Flamengo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Na mira do Flamengo e tratado também como opção para a sucessão da seleção brasileira, Jorge Jesus já anunciou que não renovará contrato com o Fenerbahçe e que deixará o clube turco ao término desta temporada.
Mas, antes de ir embora de Istambul, o treinador português tem chances reais de conquistar o seu primeiro título desde a vitoriosa passagem pelo futebol brasileiro.
A equipe de JJ chegou à rodada deste fim de semana, a 27ª de um total de 36, ocupando a vice-liderança do Campeonato Turco e com nove pontos de desvantagem para o primeiro colocado, o Galatasaray (63 a 54).
Como ainda resta um confronto direto entre as equipes que ocupam a primeira e a segunda colocação da competição (marcado para a penúltima rodada, no dia 23 de maio), o Fenerbahçe tem chance ser campeão... e acabar com o jejum pessoal de Jesus.
Afinal, desde que passou como um foguete pelo Flamengo e empilhou cinco taças em 13 meses de trabalho (com direito a um Brasileiro e uma Copa Libertadores da América), o veterano de 68 anos nunca mais foi campeão de nada.
A passagem de Jesus pelo Benfica, seu primeiro compromisso profissional depois do sucesso estrondoso que fez no Brasil, foi uma enorme decepção.
Contratado para encabeçar um ambicioso projeto que visava recolocar os Encarnados na prateleira de cima do futebol mundial, o treinador foi derrotado ainda na fase preliminar da Liga dos Campeões e não sobreviveu ao primeiro mata-mata da Liga Europa.
Jesus não se deu bem nem mesmo no cenário local. O Benfica terminou a temporada 2020/21 da liga portuguesa na terceira posição e ficou nove pontos atrás do campeão, Sporting. Nas copas, o melhor que conseguiu foi o vice-campeonato na Taça de Portugal.
Quando foi demitido do clube, em dezembro de 2021, o time do estádio da Luz ocupava novamente o terceiro posto no campeonato nacional e havia acabado de levar um a 3 a 0 no clássico com o Porto.
Contratado pelo Fenerbahçe no começo desta temporada, Jesus novamente não foi bem nas competições internacionais. Seu time outra vez perdeu nas etapas preliminares da Champions. Na Liga Europa, até conseguiu passar pela fase de grupos, mas caiu já na primeira rodada de mata-matas, quando se encontrou com o Sevilla.
Já no Turco, o cenário está bem diferente. A equipe dirigida pelo treinador português tem se alternado entre a liderança e a segunda colocação desde outubro, perdeu só uma das dez partidas mais recentes que disputou e somou 19 dos últimos 21 pontos que foram colocados em jogo.
Mesmo vivendo o melhor momento da carreira desde que saiu do Flamengo, Jesus já tornou público que está em busca de um novo desafio profissional para a sequência da sua carreira.
O retorno do português à Gávea é sempre pedido por torcedores do Fla, especialmente em meio às turbulências do trabalho de Vítor Pereira. O comandante do Fenerbahçe também é candidato a ser o próximo técnico da seleção brasileira, ainda que o preferido da CBF para o cargo seja o italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid.
Nos últimos dias, o nome do veterano treinador também passou a ser citado em rumores envolvendo a seleção da Arábia Saudita e o Al-Hilal, do mesmo país, onde já trabalhou entre 2018 e 2019.
Jorge Jesus pós-Flamengo:
2020/21 - Benfica
3º colocado no Campeonato Português
Fase preliminar da Champions
Primeira rodada fase final da Liga Europa
Vice-campeão da Taça de Portugal
Semifinalista da Taça da Liga
2021/22 - Benfica
Foi demitido em dezembro, quando...
3º colocado no Campeonato Português
Classificado fase final da Champions
Eliminado nas oitavas de final da Taça de Portugal
Classificado para fase final da Taça da Liga
2022/23 - Feneberbahçe
Vice-líder no Campeonato Turco
Eliminado na fase preliminar da Champions
Eliminado nas oitavas de final da Liga Europa
Classificado para as quartas de final da Copa da Turquia
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.