Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Joia de adversário do Corinthians rejeitou Barça e é sonho de brasileiros

Colunista do UOL

06/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em seu primeiro jogo na Copa Libertadores da América-2023, hoje, a partir das 19h (de Brasília), em Montevidéu, o torcedor do Corinthians prestará muita atenção no jovem garoto de 20 anos que usa a braçadeira de capitão do Liverpool uruguaio.

Mas ele não estará sozinho. Quem gosta do Flamengo, do Palmeiras e do Internacional também tem muita curiosidade a respeito de Fabricio Díaz.

O volante foi um dos principais nomes do Sul-Americano sub-20, disputado no começo do ano. Apesar de atuar em uma posição com mais exigências defensivas que ofensivas, ele anotou cinco gols durante a campanha do Uruguai e foi um dos vice-artilheiros da competição.

Com o sucesso no torneio de base, Díaz entrou na mira de pelo menos quatro dos clubes mais poderosos do Brasil. Corinthians, Palmeiras e Inter apenas fizeram uma sondagem pelo jovem jogador.

O Flamengo foi um pouco mais além e chegou efetivamente a abrir negociações com o Liverpool. O atual campeão da Libertadores, no entanto, ficou assustado com a pedida de 6 milhões de euros (R$ 33 milhões) feita pelo clube uruguaio e, pelo menos por enquanto, interrompeu as conversas.

Além das equipes brasileiras, River Plate e Barcelona também entraram na briga pelo talentoso volante. A transação com os catalães só não saiu porque Díaz acha que se mudar imediatamente para a elite europeia poderia ser um pouco prematuro e, consequentemente, prejudicial para o desenvolvimento da sua carreira.

Apesar de ainda ter idade para participar de campeonatos de base, o uruguaio já tem toda pinta de veterano.

Díaz estreou como profissional um dia antes de completar 17 anos e, logo em sua primeira partida, já balançou as redes na vitória por 4 a 2 sobre o Nacional, pela Supercopa do Uruguai-2020.

O garoto já soma 113 partidas pelo Liverpool, com direito a cinco gols e sete assistências, foi convocado em março passado para compromissos da seleção uruguaia principal (mas não entrou em campo) e também entrou na lista de 55 pré-inscritos do seu país para a Copa do Mundo do Qatar-2022.

Além do Liverpool de Fabricio Díaz, o Corinthians terá Argentinos Junior (ARG) e Independiente del Valle (EQU) como adversários na fase classificatória da Libertadores-2023. Eles estão no Grupo E da competição número um de futebol da América do Sul.

Com os títulos de Flamengo (2019 e 2022) e Palmeiras (2020 e 2021), a Libertadores vive atualmente a maior hegemonia já construída pelo futebol brasileiro na história da competição, igualando série de 2010 a 2013. A Argentina também já chegou a emendar quatro títulos consecutivos, entre 1967 e 1970 e também de 1972 a 1975.

A terra de Alfredo do Stéfano, Diego Maradona e Lionel Messi continua sendo a maior vencedora do torneio número um do futebol sul-americano. São 25 taças levantadas por clubes do país tricampeão mundial, contra 22 dos seus vizinhos que têm mandado nas edições mais recentes do torneio.

Neste ano, a Libertadores continuará adotando o modelo de decisão em jogo único e com sede pré-definida. A decisão está marcada para o dia 11 de novembro e será jogada no estádio do Maracanã, que já havia sido palco da final de 2020.

Brasileiros na primeira rodada

Terça-feira - Alianza Lima 0 x 0 Athletico-PR, em Lima (PER)
Terça-feira - Independiente Medellín 1 x 1 Internacional, em Medellín (COL)
Ontem - Aucas 2 x 1 Flamengo, em Quito (EQU)
Ontem - Sporting Cristal 1 x 3 Fluminense, em Lima (PER)
Ontem - Bolívar 3 x 1 Palmeiras, em La Paz (BOL)
Amanhã, às 19h - Liverpool x Corinthians, em Montevidéu (URU)
Amanhã, às 19h - Atlético-MG x Libertad, em Belo Horizonte (MG)