Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 brasileiros em baixa na Europa para seu clube contratar por empréstimo

Passagem de Arthur (hoje no Liverpool) pela Europa está chegando ao fim - Divulgação
Passagem de Arthur (hoje no Liverpool) pela Europa está chegando ao fim Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

16/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Pedro e Gabigol, a celebrada dupla de ataque do Flamengo, chegaram ao clube inicialmente por empréstimo, depois de não dar muito cedo na Itália. Foi lá também que o Palmeiras encontrou o capitão Gustavo Gómez e o trouxe para cá se utilizando desse mesmo mecanismo.

Boa parte dos reforços de peso contratados pelos maiores times brasileiros nos últimos anos segue esse roteiro: são jogadores que deixaram a desejar no Velho Continente e que retornam ao país com contratos curtos para recuperar a confiança e mostrar que ainda sabem jogar bola.

Por isso, o "Blog do Rafael Reis" elenca abaixo sete atletas da nação pentacampeã mundial que estão mandando mal no cenário europeu e que podem ser repatriados por empréstimo na janela de transferências de janeiro.

Quer algum deles no seu time de coração?

ARTHUR
Meia
26 anos
Liverpool (ING)

Apontado como "novo Xavi" logo que chegou ao Barcelona, o brasileiro não demorou para naufragar na Catalunha e fez o mesmo na Juventus. No começo da temporada, protagonizou um inexplicável empréstimo para o Liverpool. E, com as competições de 2022/23 chegando ao fim, foi utilizado por míseros 13 minutos pelo técnico Jürgen Klopp. Arthur já sabe que os Reds não exercerão a cláusula de compra dos seus direitos econômicos e que a Juve não tem nenhum interesse em seu retorno. Por isso, o mais provável é que ele seja novamente emprestado. De acordo com o jornal "Sport", o meia já aceitou que dificilmente conseguirá algo melhor que um retorno ao Brasil e está tentando costurar uma transferência para o Fluminense.

LUCAS VERÍSSIMO
Zagueiro
27 anos
Benfica (POR)

Ex-Santos, Lucas Veríssimo só disputou seis partidas pelo Benfica nesta temporada - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Jogador de seleção brasileira até sofrer uma grave lesão no joelho direito, ficar quase um ano afastado dos gramados e perder a chance de disputar a Copa do Mundo-2022, o zagueiro encontrou o setor defensivo do Benfica já "resolvido" quando voltou a ficar disponível. E, por conta disso, quase não tem sido aproveitado. Mesmo tendo condições de jogo há quase seis meses, Lucas Veríssimo disputou só seis partidas no período. A situação incomoda demais o defensor, que acredita que precisa voltar a jogar com frequência para ter novamente chances de vestir a amarelinha. Uma solução para esse problema seria um contrato de empréstimo com algum grande clube do Brasil. Cruzeiro, Corinthians, Palmeiras e Flamengo já levantaram as mãos.

JEAN LUCAS
Volante
24 anos
Monaco (FRA)

Jean Lucas, do Monaco, em jogo pela Europa League - Jonathan Moscrop/Getty Images - Jonathan Moscrop/Getty Images
Imagem: Jonathan Moscrop/Getty Images

Sem espaço no Monaco, clube pelo qual não joga desde o dia 27 de outubro, o volante foi procurado por Palmeiras e Santos no começo do ano. Na época, o negócio não saiu porque a equipe francesa ainda tinha pretensões de lucrar um valor considerável com o brasileiro. Na verdade, o Monaco continua com essa ideia e vai tentar negociar Jean Lucas em definitivo na próxima janela de transferências (há rumores de interesse do Sporting). Mas, caso não consiga vender o volante, certamente vai tentar amenizar o prejuízo com um acordo de empréstimo. E, nesse cenário, clubes brasileiros tendem a voltar para a briga.

REINIER
Meia-atacante
21 anos
Girona (ESP)

Reinier atualmente defende o Girona, da Espanha - Divulgação/Redes Sociais - Divulgação/Redes Sociais
Imagem: Divulgação/Redes Sociais

Uma das maiores promessas das categorias de base do Flamengo nos últimos anos, foi negociado com o Real Madrid antes mesmo de completar 18 anos e se transferiu para a Espanha assim que completou a maioridade. E aí acabam as semelhanças entre as histórias de Vinícius Júnior e Reinier. Enquanto o primeiro se converteu em um dos melhores jogadores do mundo, o meia-atacante teve um empréstimo deprimente ao Borussia Dortmund (não completou nem 800 minutos em campo ao longo de duas temporadas) e não consegue se destacar nem no Girona (foi titular em 10% das rodadas do Espanhol). Nas últimas semanas, Reinier conseguiu a proeza de ser expulso enquanto se aquecia ao lado dos outros reservas, o que gerou pesadas críticas do seu técnico e de torcedores. Por tudo isso, não vai ser fácil para o Real encontrar um clube minimamente competitivo na Europa para emprestar Reinier na próxima temporada. A solução deve ser mandá-lo de volta para o Brasil e torcer para que ele dê certo por aqui.

KAIO JORGE
Atacante
21 anos
Juventus (ITA)

Kaio Jorge está na Juventus desde 2021 - Juventus/Getty - Juventus/Getty
Imagem: Juventus/Getty

Nada tem dado muito certo na carreira do jovem atacante desde que ele decidiu romper com o Santos para jogar na Juventus, quase dois anos atrás. Kaio Jorge disputou só 11 partidas pela equipe principal da gigante italiana, não marcou nenhum gol e sofreu uma grave lesão, que o obrigou a passar por uma cirurgia no joelho direito. Sem jogar há um ano e dois meses, ele dificilmente retornará aos gramados vestindo a camisa bianconera. A Juve já aceitou enviá-lo de volta ao Brasil para recuperar a forma e ganhar ritmo de jogo. Mas ainda falta decidir qual será o clube a recebê-lo: Santos, São Paulo, Internacional, Cruzeiro e Athletico-PR foram apontados nos últimos meses como candidatos a contratar Kaio Jorge por empréstimo.

YAN COUTO
Lateral direito
20 anos
Girona (ESP)

Yan Couto em ação pelo Girona - Alex Caparros/Getty Images - Alex Caparros/Getty Images
Imagem: Alex Caparros/Getty Images

Campeão mundial sub-17 com a seleção brasileira em 2019, o lateral foi contratado pelo Manchester City e tem sido emprestado anualmente a diferentes clubes para ganhar experiência. Yan Couto passou pelo Braga e está na segunda passagem pelo Girona (jogou pela primeira vez no clube na segunda divisão espanhola e agora está disputando a La Liga). O problema é que, nesta temporada, o paranaense não tem rendido como esperado (foi titular pela última vez em janeiro), o que prejudica a evolução gradual da sua carreira. Uma manobra que pode ajudá-lo a voltar a se desenvolver tecnicamente é ser emprestado a algum clube brasileiro, onde jogue com mais frequência. Pouco tempo atrás, o Atlético-MG sondou essa possibilidade.

KENEDY
Meia-atacante
27 anos
Valladolid (ESP)

Kenedy (Valladolid) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O jogador formado no Fluminense já teve uma experiência recente no Brasil e jogou durante um semestre no Flamengo. Em janeiro de 2022, ele voltou ao Chelsea e, oito meses depois, acabou negociado com o Valladolid. Kenedy tinha tudo para ser um dos principais nomes da equipe de Ronaldo Fenômeno, mas vem sofrendo com problemas físicos e disputou só seis partidas na Espanha. Como tem contrato até 2027 e pouco potencial para ser vendido a algum outro clube, não é difícil imaginar o meia-atacante sendo cedido ao Cruzeiro (também de propriedade do ex-atacante brasileiro) para tentar recuperar sua melhor forma por aqui.