Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Boleira e amiga de infância: quem é a namorada 'quase secreta' de Haaland?

Colunista do UOL

19/04/2023 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quem vê Erling Haaland balançando as redes adversárias semanalmente pelo Manchester City e acompanha de perto suas redes sociais, tomadas quase que exclusivamente por fotos e vídeos de treinos e jogos, pensa que o artilheiro da Liga dos Campeões da Europa vive exclusivamente para o futebol.

De fato, o camisa 9 da equipe inglesa, que visita o Bayern de Munique, a partir das 16h (de Brasília), em situação confortável para avançar às semifinais da Champions, não é muito chegado a badalações e costuma fugir das tentações que tantas vezes costumam tirar o foco de jovens jogadores.

O que pouca gente sabe, no entanto, é que o autor de 48 gols nesta temporada (na soma de todas as competições, incluindo os compromissos pela seleção) tem namorada. Mas ela é praticamente um segredo de estado.

A norueguesa Isabel Haugseng Johansen simplesmente não existe no Instagram de Haaland. É isso mesmo: o atacante jamais postou uma foto ou um vídeo ao lado da namorada.

E olha que eles já estão juntos há algum tempo. Embora a imprensa europeia só tenha descoberto sua existência em novembro passado, ela já era uma figurinha vista com frequência em Dortmund antes de o artilheiro trocar o Borussia pelo City, quatro meses antes.

Quatro anos mais nova que Haaland (tem 18), Johansen conhece o centroavante desde a infância. Ela é natural de Byrne, cidade norueguesa onde o camisa 9 do City viveu durante a maior parte da vida (13 anos) e iniciou a carreira nos gramados.

Assim como o companheiro, Johansen também é jogadora de futebol. No entanto, pelo menos por enquanto, joga apenas nas categorias de base do time que leva o nome da cidade. Enquanto não decola na profissão que escolheu, ela trabalha também em uma loja de roupas.

Sempre que fica com um tempo livre em meio à rotina de treinos, jogos e jornadas de trabalho, a namorada de Haaland dá um pulinho em Manchester. A última dessas visitas, no começo de abril, foi flagrada por paparazzi britânicos, que flagraram o casal fazendo compras.

O norueguês foi o grande nome dos primeiros 90 minutos do mata-mata entre City e Bayern. Na vitória por 3 a 0 dos ingleses, o centroavante marcou um gol (seu 11º na competição) e deu uma assistência.

Graças a esse resultado gordo construído na partida de ida, o time de Haaland só será eliminado nas quartas da Champions caso seja derrotado por pelo menos quatro gols de diferença no jogo de hoje. Se perder por 3 a 0, 4 a 1, 5 a 2 ou etc., a disputa se estenderá para a prorrogação.

Dos oito times que alcançaram as quartas desta edição da Liga dos Campeões, somente City e Napoli jamais conquistaram o torneio interclubes de futebol mais badalado do planeta. Os ingleses até chegaram a uma decisão (perderam para o Chelsea em 2021). Os italianos, nem isso.

Os outros seis clubes somam juntos 34 conquistas. Só o Bayern, adversário dos comandados de Guardiola, levantou o troféu em seis oportunidades -é o terceiro maior campeão de todos os tempos.

O sucessor do Real no posto de melhor time da Europa será conhecido em 10 de junho. O palco da final será o estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia), originalmente escolhido como sede da decisão de 2021, que precisou ser transferida para Portugal devido à pandemia da covid-19.

Quartas de final da Champions - jogos de volta

Ontem - Napoli 1 x 1 Milan, em Nápoles-ITA (1 a 2 no placar agregado)
Ontem - Chelsea 0 x 2 Real Madrid, em Londres-ING (0 a 4 no placar agregado)
Hoje, às 16h - Inter de Milão x Benfica, em Milão-ITA (2 a 0 na ida)
Hoje, às 16h - Bayern de Munique x Manchester City, em Munique-ALE (0 a 3 na ida)

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o Real Madrid venceu o jogo de volta contra o Chelsea por 2 a 0, e não 4 a 0. O erro foi corrigido.