Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 sul-americanos que jogam na Europa para seu time contratar por empréstimo

Argentino Lucas Alario só marcou dois gols pelo Eintracht Frankfurt nesta temporada - Getty Images
Argentino Lucas Alario só marcou dois gols pelo Eintracht Frankfurt nesta temporada Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

23/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Capitão do Palmeiras e líder do sistema defensivo do time que venceu o último Campeonato Brasileiro, o paraguaio Gustavo Gómez chegou ao país, cinco anos atrás, inicialmente por empréstimo.

Foi só depois de aprovar o desempenho do defensor que o clube paulista desembolsou a quantia combinada com o Milan e comprou os direitos econômicos daquele que se tornaria um dos principais nomes do elenco comandado por Abel Ferreira.

Ciente de que dinheiro não dá em árvore no futebol brasileiro, uma boa opção para melhorar o elenco é encontrar atletas talentosos que, por alguma razão, estejam disponíveis para serem emprestados por suas equipes atuais.

Ainda que o clube contratante tenha que arcar com o salário (integral ou parte dele) do novo jogador, essa modalidade de negócio não deixa de ser uma forma de economia e permite a chegada de jogadores que não seriam contratados se não fosse assim.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores sul-americanos de alto nível e com passagens por seleção que andam um tanto quanto em baixa na Europa e poderiam aceitar um empréstimo no meio do ano.

LUCAS ALARIO
Atacante
30 anos
Argentino
Eintracht Frankfurt (ALE)

Ex-jogador do River Plate e com nove partidas pela seleção argentina no currículo, o centroavante esteve na mira do Palmeiras no ano passado, mas preferiu trocar o Bayer Leverkusen por outro time da Alemanha, o Eintracht Frankfurt. Durante a temporada, o camisa 9 praticamente não teve chances como titular e só conseguiu marcar dois gols (o mais recente deles em outubro). Apesar de ainda ter contrato até 2025, o argentino deve buscar um novo clube para defender no segundo semestre. E, como não será tão fácil assim encontrar alguém disposto a investir alguns milhões de euros na sua contratação, o mais provável é que ele acabe sendo emprestado para o Frankfurt pelo menos economizar seu salário.

FACUNDO PELLISTRI
Meia-atacante
21 anos
Uruguaio
Manchester United (ING)

Facundo Pellistri, do Manchester United, em partida da Copa da Liga Inglesa. - OLI SCARFF/AFP - OLI SCARFF/AFP
Imagem: OLI SCARFF/AFP

Uma das principais apostas do Uruguai para rejuvenescer seu sistema ofensivo, o ponta direita disputou a última Copa do Mundo e foi escalado como titular em dois dos três compromissos da Celeste Olímpica. Com potencial enorme, Pellistri é contratado do Manchester United, mas não tem encontrado espaço para se desenvolver em Old Trafford e não soma nem 300 minutos em campo nesta temporada. Para continuar seu processo de amadurecimento e um dia virar peça importante dos Red Devils, Pellistri precisa ser novamente emprestado (já foi duas vezes cedido ao Alavés). No Brasil, o meia-atacante pode ganhar status de protagonista, desequilibrar partidas e evoluir tecnicamente.

YANGEL HERRERA
Meia
25 anos
Venezuelano
Girona (ESP)

Yangel Herrera (Girona) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Um dos jogadores venezuelanos mais talentosos de sua geração, o meio-campista tem contrato com o Grupo City e tem sido anualmente emprestado a diferentes clubes enquanto não encontra um time para fincar raízes. No meio desse processo, Herrera já passou por New York City, Huesca, Granada e Espanyol. Atualmente, faz parte do elenco do Girona, mas não vai a campo desde fevereiro. Voltar para a América do Sul pode ser uma opção interessante para o venezuelano, enfim, encontrar seu espaço no cenário internacional. O Bahia, que também pertence ao Grupo City, é um caminho natural, mas não a única possibilidade no Brasil (o São Paulo também é bastante próximo do conglomerado).

DAVINSON SÁNCHEZ
Zagueiro
26 anos
Colombiano
Tottenham (ING)

Firmino disputa bola com Davinson Sanchez na partida entre Liverpool e Tottenham - PAUL CHILDS/Action Images via Reuters - PAUL CHILDS/Action Images via Reuters
Imagem: PAUL CHILDS/Action Images via Reuters

Até pouco tempo atrás, o zagueiro colombiano era um alvo completamente fora da realidade dos clubes brasileiros. Afinal, trata-se de um jogador pelo qual o Tottenham pagou 42 milhões de euros (R$ 232,7 milhões) e que já tem mais de 50 partidas de seleção em seu histórico pessoal. Mas, mesmo com a equipe londrina utilizando um esquema com três defensores centrais, Sánchez quase não tem sido aproveitado. Das últimas 16 rodadas do Inglês, ele só saiu do banco em quatro. Ir à Premier League para resgatar o colombiano seria um movimento ousado mesmo para os maiores times do Brasil. Mas a qualidade do possível reforço certamente faria valer a pena.

SANTIAGO ARZAMENDIA
Lateral esquerdo
24 anos
Paraguaio
Cádiz (ESP)

Santiago Arzamendia, lateral do Paraguai - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O paraguaio passou anos se destacando com a camisa do Cerro Porteño na Libertadores. E os clubes brasileiros, apesar de reconhecerem em Arzamendia um belo potencial, nunca se movimentaram seriamente para contratá-lo. Resultado: o ainda jovem lateral foi negociado com o Cádiz. Mas, para a sorte dos times do país pentacampeão mundial, o camisa 19 tem jogado muito pouco na Espanha e só foi a campo duas vezes desde a virada do ano. Com isso, abriu-se a porta para que Arzamendia seja emprestado de volta ao futebol sul-americano ou até negociado em definitivo com algum clube daqui. Pode ser uma bela oportunidade para quem deseja um lateral que participa bastante do jogo ofensivo.

AGUSTÍN ROGEL
Zagueiro
25 anos
Argentino
Hertha Berlim (ALE)

Agustín Rogel (Hertha Berlim) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Destaque do Estudiantes na última Libertadores, o zagueiro foi vendido para o futebol alemão em agosto e, desde então, veste a camisa do Hertha Berlim. O uruguaio tem sido titular da equipe da capital germânica durante a maior parte da temporada, mas perdeu espaço nas últimas rodadas e parece ter saído dos planos do técnico Sandro Schwarz. Para completar, o Hertha está seriamente ameaçado de rebaixamento e, caso caia para a segunda divisão, precisará reformular e baratear seu elenco, o que aumenta consideravelmente as chances de Rogel ser liberado para jogar em outro time.

JOHAN MOJICA
Lateral esquerdo
30 anos
Colombiano
Villarreal (ESP)

Johan Mojica (Villarreal) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Titular da lateral esquerda da Colômbia durante a maior parte das eliminatórias para o Qatar-2022, Mojica está na Europa há quase uma década e jogou em vários clubes pequenos da Espanha (Rayo Vallecano, Valladolid, Girona e Elche). No começo desta temporada, descolou a maior oportunidade profissional da sua carreira ao ser negociado com o Villarreal. Mas a ida para o Submarino Amarelo ainda não rendeu os frutos desejados. Mojica até começou 2022/23 como titular, mas foi perdendo minutagem com o passar das rodadas e pode ser colocado como disponível para negócios na próxima janela de transferências.