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Rafael Reis

REPORTAGEM

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Como time alemão planeja revolução com ingressos grátis para toda torcida

Torcida do Fortuna Düsseldorf não precisará mais pagar para frequentar o estádio - Divulgação/Bundesliga
Torcida do Fortuna Düsseldorf não precisará mais pagar para frequentar o estádio Imagem: Divulgação/Bundesliga

Colunista do UOL

02/05/2023 04h20

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O Fortuna Düsseldorf planeja colocar em prática nos próximos anos um projeto inédito e revolucionário, que pode mudar completamente a relação entre clubes de futebol e frequentadores de estádios.

O time, que atualmente disputa a segunda divisão do Campeonato Alemão, quer abolir a cobrança de ingressos para seus jogos como mandante e permitir a entrada gratuita de torcedores em sua casa, a Merkur Spiel-Arena.

Uma primeira fase desse programa, chamado "Fortuna para todos", será testada já na temporada 2023/24. De acordo com o CEO do clube, Alexander Jobst, pelo menos três jogos da equipe alvirrubra na próxima edição da Bundesliga terão catracas abertas para os interessados em acompanhar in loco as partidas.

Pelo menos durante essa etapa experimental, terão prioridade na obtenção dos ingressos gratuitos as torcidas organizadas, os sócios-torcedores e quem já está habituado a comprar os carnês que garantem a entrada em todos os jogos em casa da temporada. Os torcedores visitantes também serão contemplados pela iniciativa.

O restante da comunidade de Düsseldorf e outras cidades da região terá direito às entradas sobressalentes até que o estádio atinja sua capacidade máxima, que é de 54.600 espectadores.

Inaugurada em 2004 e escolhida como uma das sedes da Eurocopa-2024, a arena nunca teve uma média de público próxima da sua lotação. Nos melhores dias (justamente sua primeira temporada), ela era frequentada por cerca de 46 mil torcedores por partida.

Atualmente, a média de público do Fortuna está na casa de 29 mil pessoas. Ou seja, há uma margem considerável para crescimento no número de frequentadores do estádio a partir da adoção da gratuidade dos ingressos.

A expectativa dos alemães é que o provável aumento na presença de torcedores na arena se reflita também em um incremento no faturamento com venda de produtos de alimentação, bebidas e utensílios licenciados do clube (como camisas, bonés e cachecóis). Afinal, quanto mais gente para consumir nas lojas oficiais, mais dinheiro em caixa.

E que essa receita extra compense, pelo menos em parte, os cerca de 8 milhões de euros (R$ 44 milhões) anuais que deixarão de ser arrecadados com a adoção da gratuidade dos ingressos.

O restante do "prejuízo" deve ser absorvido por contratos de patrocínio com empresas da região de Düsseldorf, que aceitaram fazer parte do projeto em troca de uma maior exposição das suas marcas no estádio.

Apesar de ter chegado a disputar até a quarta divisão alemã neste século e de só ter disputado três temporadas da Bundesliga nos últimos 25 anos, o Fortuna é um clube tradicional no cenário germânico e até já foi finalista de uma competição continental.

A equipe foi campeã alemã em 1933, venceu duas edições consecutivas da Copa da Alemanha (1979 e 1980) e, na temporada 1978/79, chegou à final da Recopa Europeia. Na ocasião, fez jogo duro com o Barcelona e só foi derrotada em uma eletrizante prorrogação (4 a 3).

Já na atual temporada, o time dirigido pelo técnico Daniel Thioune ocupa a sexta colocação da segundona, com 50 pontos. E, faltando quatro rodadas para o término da competição, tem uma desvantagem de seis pontos para o Hamburgo, terceiro e primeiro time na zona de acesso para a elite (na verdade, para disputar a repescagem por vaga no primeiro escalão).