Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

À espera da 1ª vez: 7 times famosos que nunca foram campeões nacionais

O Villarreal já fez bonito até na Liga dos Campeões, mas nunca venceu o Espanhol - Biel Alino/EFE
O Villarreal já fez bonito até na Liga dos Campeões, mas nunca venceu o Espanhol Imagem: Biel Alino/EFE

Colunista do UOL

04/05/2023 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para alguns clubes, ser campeão nacional não é mais que uma mera rotina. O Bayern de Munique está a caminho de vencer pela 11ª vez consecutiva a Bundesliga alemã. Já o Paris Saint-Germain, líder na França, tem tudo para conquistar seu nono título da Ligue 1 em 11 anos.

Enquanto isso, outros times, alguns deles bastante conhecidos no mundo todo, ainda sonham com o primeiro título de uma liga nacional de suas histórias.

No Brasil, cinco dos 20 clubes que disputam a primeira divisão vivem essa situação de jamais terem sido campeões brasileiros: América-MG, Cuiabá, Fortaleza, Goiás e Red Bull Bragantino.

E no exterior? Apresentamos abaixo sete times estrangeiros famosos que nunca ganharam o campeonato nacional do qual participam.

VILLARREAL (ESP)
Melhor campanha: Vice-campeão (2008)

Vencedor da Liga Europa em 2020/21 e duas vezes semifinalista da Liga dos Campeões (2005/06 e 2021/22), o Submarino Amarelo é daquelas equipes que costumam fazer mais bonito nas competições internacionais do que dentro de casa. Na Espanha, o Villarreal nunca foi páreo para as potências Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madri. Em sua defesa, está o fato de o clube só ter estreado na primeira divisão em 1999. Nessas últimas duas décadas e meia, o mais perto que ficou do título espanhol foi em 2008, quando terminou na segunda colocação, oito pontos atrás do Real.

BAYER LEVERKUSEN (ALE)
Melhor campanha: Vice-campeão (1997, 1999, 2000, 2002 e 2011)

Bayer Leverkusen - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Não é à toa que ganhou o apelido de Bayer Neverkusen, um trocadilho com a palavra inglesa "never" (nunca, em tradução para o português). Apesar de já ter disputado uma final de Liga dos Campeões da Europa, em 2002, e ter vencido uma Copa da Uefa (a versão antiga da Liga Europa), em 1988, o clube da Bayer jamais conseguiu comemorar um título alemão. O time já bateu na trave várias vezes. Em 2000, quando tinha Ballack, Zé Roberto e Emerson no elenco, perdeu o título para o Bayern de Munique na última rodada ao ser derrotado por 2 a 0 pelo nanico Unterhaching.

BRIGHTON (ING)
Melhor campanha: 9º colocado (2022)

Liverpool e Brighton pela Premier League - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Time sensação da temporada no campeonato nacional mais rico do planeta, o Brighton tem boas chances de encerrar 2022/23 com a melhor campanha da sua história. A equipe, que em pontos perdidos ocupa a quinta colocação na Premier League, ainda é uma novata na elite da Inglaterra e pela primeira vez tem conseguido bater de frente com as potências mais tradicionais. O clube do uniforme azul e branco foi fundado há mais de 100 anos, mas só chegou à primeira divisão em 2017/18. Na temporada passada, deu um salto de qualidade e agora subiu mais um degrau na escala de forças do futebol inglês. Ainda que seja pouco provável, pode até descolar uma vaga na próxima Champions.

ATALANTA (ITA)
Melhor campanha: 3ª colocado (2019, 2020 e 2021)

Rasmus Hojlund, atacante dinamarquês do Atalanta, em ação contra a Juventus - Isabella Bonotto/AFP - Isabella Bonotto/AFP
Imagem: Isabella Bonotto/AFP

Uma das melhores novidades do futebol italiano nos últimos anos, o clube de Bérgamo passou a maior parte de sua história lutando na parte de baixo da primeira divisão ou tendo que disputar a Série B. A Atalanta é muito mais conhecida pela qualidade de suas categorias de base do que propriamente pelos bons resultados que costuma obter no Calcio. Mas, nas temporadas mais recentes, esse cenário deu uma bela transformada: a Dea passou a frequentar a parte de cima da tabela do Calcio e chegou até as quartas de final de uma Champions.

RB LEIPZIG (ALE)
Melhor campanha: Vice-campeão (2017 e 2021)

Gvardiol, do RB Leipzig, comemora gol contra o Manchester City pela Liga dos Campeões - Lars Baron/Getty Images - Lars Baron/Getty Images
Imagem: Lars Baron/Getty Images

A Red Bull entrou com tudo no cenário do futebol germânico. A empresa de energéticos fundou o Leipzig em 2009, conseguiu quatro acessos nos seus sete primeiros anos de existência, já ganhou uma Copa da Alemanha e foi até semifinalista da Champions. Mas um feito que o Leipzig ainda não conseguiu foi interromper a hegemonia do Bayern na Bundesliga para conquistar o seu primeiro título alemão. Nas suas duas melhores campanhas, só ficou atrás dos bávaros na classificação final. Em 2017, ficou 15 pontos atrás do clube mais poderoso da Alemanha. Quatro anos depois, a desvantagem caiu um pouquinho e parou nos 13 pontos.

WEST HAM (ING)
Melhor campanha: 3º colocado (1986)

Lucas Paquetá defende o West Ham neste momento - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

Ao longo de 135 anos de história, a primeira divisão inglesa já teve 24 campeões diferentes. E a equipe mais conhecida que jamais alcançou esse feito foi o West Ham. O time de Londres, que já teve em seu elenco jogadores importantes, como Bobby Moore, Geoff Hurst e Carlos Tevez, tem como maiores feitos os três títulos de Copa da Inglaterra conquistados entre 1964 e 1980. Em 1986, brigou ponto a ponto com Liverpool e Everton pelo título inglês, mas acabou ficando na terceira posição.

BRAGA (POR)
Melhor campanha: Vice-campeão (2010)

Braga - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quarta força do futebol português desde o declínio do Boavista, na primeira década dos anos 2000, o Braga ainda não foi poderoso o suficiente para quebrar a hegemonia de Porto, Benfica e Sporting no país. O clube até que se esforçou e chegou a ser vice-campeão em 2010. Mas o grande momento de sua história foi alcançado no ano seguinte, quando chegou à decisão da Liga Europa e acabou derrotado por outro português, o Porto.