Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Jejum: 7 times famosos que não são campeões nacionais há mais de 30 anos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Na semana passada, o Napoli se sagrou campeão italiano com cinco rodadas de antecipação e encerrou um jejum de 33 anos sem conquistar o título mais importante do futebol tetracampeão mundial.
É isso mesmo, a equipe que foi eternizada no imaginário dos torcedores pelas grandes atuações de Diego Maradona na virada dos anos 1980 para 1990 ficou mais de três décadas sem faturar nem sequer um scudetto.
E o Napoli não está sozinho quando falamos de longos tabus de clubes importantes no cenário internacional.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete times famosos que já não conquistam a primeira divisão dos campeonatos nacionais que disputam há mais de 30 anos.
INTERNACIONAL (BRA)
Último título: 1979
Só neste século, a equipe gaúcha ganhou duas edições da Libertadores (2006 e 2010), desbancou o poderoso Barcelona na final de um Mundial de Clubes (2006) e também ganhou um título da Sul-Americana (2008). Mas, apesar de todas essas glórias recentes, o torcedor colorado sente uma falta danada de ser campeão brasileiro. Também pudera, o último troféu de Série A foi obtido quando Paulo Roberto Falcão ainda era dono do seu meio-campo. Já há pelo menos duas gerações de fãs do Inter que jamais viram o time ser campeão nacional. Nesses quase 45 anos de tabu, o clube bateu na trave e foi vice em nada menos que seis oportunidades. A mais recente, no ano passado, quando terminou oito pontos atrás do Palmeiras.
SEVILLA (ESP)
Último título: 1946
O recordista histórico de títulos da Liga Europa (seis, todos conquistados depois de 2006) ganhou fama neste século pelo sucesso que tem feito fora da Espanha. Afinal, dentro de casa, o Sevilla raramente obtém resultados expressivos. É verdade que a equipe andaluz conquistou um título da Copa do Rei em 2007 e outro em 2010. Mas, na La Liga, a competição número um do país, seu jejum já está perto de completar aniversário de 80 anos. Na atual temporada, a história tem se repetido: o time está (outra vez) nas semifinais da Liga Europa, mas chegou a flertar com o rebaixamento no Espanhol e agora se consolidou no meio da tabela (ocupa a 11ª posição).
TOTTENHAM (ING)
Último título: 1961
Todo clube que tenta contratar o astro inglês Harry Kane se utiliza do mesmo expediente para tentar seduzi-lo a aceitar a transferência. Além de um belo salário, eles sempre oferecem ao centroavante a "possibilidade de ser campeão". Parece até sacanagem, mas é a pura realidade. Apesar de ter até disputado uma final de Champions, quatro temporadas atrás, o Tottenham não é campeão de nada há muito tempo, desde que venceu a Copa da Liga Inglesa na temporada 2007/08. Quando falamos de Campeonato Inglês, então, o jejum é bem mais longo e remonta ao comecinho da década de 1960.
NEWCASTLE (ING)
Último título: 1927
Em alta no cenário internacional desde que foi comprado pelo príncipe herdeiro do trono da Arábia Saudita e passou a ser tratado como o "clube mais rico do mundo", o Newcastle já teve outros grandes momentos. Só que eles aconteceram em um passado bem distante. Lá no começo do futebol profissional na Inglaterra, a equipe alvinegra conquistou quatro títulos nacionais: 1904-05/1906-07/1908-09, além do mais recente, em 1927. Agora turbinado pelo dinheiro quase infinito de Mohammed bin Salman, o Newcastle tem uma missão: faturar um troféu da Premier League nas próximas três temporadas, ou seja, antes de completar um século inteiro de jejum.
BORUSSIA MÖNCHENGLADBACH (ALE)
Último título: 1977
Mais famosa por conta de um nome que, para os brasileiros e os outros nativos de línguas latinas, mais parece uma sopa de letrinhas, o Gladbach já foi o grande time da Alemanha. Na década de 1970, quando o Bayern ainda engatinhava como potência, os prussianos conquistaram cinco títulos em um período de oito anos (e ainda tiveram um vice-campeonato) e até jogaram uma final da Liga dos Campeões. Mas, para a tristeza dos torcedores do clube, seu período de grandeza parou por lá. A partir da década de 1980, o melhor que o time conseguiu na Bundesliga foi a terceira posição obtida em 1984, 1987 e 2015.
EVERTON (ING)
Último título: 1987
Para quem vê o Everton decadente das últimas temporadas e lutando para permanecer na primeira divisão na atual (ocupa a 17ª colocação, a última que assegura a continuidade na elite), é até estranho lembrar que o clube é o quarto maior vencedor do futebol inglês em todos os tempos. Com nove títulos conquistados, o clube só é menos vitorioso que Manchester United, Liverpool e Arsenal. Só que os Toffees ficaram para trás e possivelmente serão ultrapassados por Manchester City e Chelsea nos próximos anos. Afinal, desde que levantou o troféu em 1987, o time só terminou entre os quatro primeiros colocados do Inglês em duas oportunidades. E a mais recente já foi há 18 anos.
ATHLETIC BILBAO (ESP)
Último título: 1984
Pode-se dizer que é uma espécie de Everton da Espanha. Campeão da La Liga em oito oportunidades, a equipe basca só tem menos títulos que Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madri, os três grandes do país. Fato é que, até a década de 1980, esse trio de potências era, na verdade, um quarteto. Só que o Athletic não teve mais forças para competir em alto escalão com seus principais rivais a partir do momento em que viu eles se encherem de jogadores estrangeiros. Pelo seu estatuto, o clube só permite a utilização de atletas nascidos ou intimamente ligados (descendentes ou criados) no País Basco, região autônoma que engloba parte da Espanha e da França.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.