Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Um amarelo atrás do outro: ex-Flamengo vira o 'rei do cartão' na Inglaterra

João Gomes tem média de um cartão recebido a cada 1,8 jogo na Inglaterra - Divulgação
João Gomes tem média de um cartão recebido a cada 1,8 jogo na Inglaterra Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

19/05/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em seu primeiro semestre na Europa, João Gomes já encontrou uma forma de colocar seu nome na história da elite do futebol europeu. Pelo menos, naquela que é escrita pelas equipes de arbitragem.

O ex-volante do Flamengo, que agora veste as cores do Wolverhampton, já se transformou no "rei do cartão" da Premier League inglesa, o campeonato nacional mais badalado e de maior nível técnico da atualidade.

Das nove partidas que disputou desde sua contratação, na janela de transferências de janeiro, o brasileiro foi advertido em cinco. Na prática, isso significa um amarelo a cada 1,8 jogo em que foi aproveitado (ou um a cada 95,2 minutos em campo, para ser mais exato).

Nenhum outro jogador que tenha participado de pelo menos cinco rodadas da Premier League nesta temporada carrega uma média disciplinar tão ruim assim.

Nem mesmo os recordistas de cartões do Inglês em 2022/23 têm dado tanto trabalho para a arbitragem quanto o camisa 35 dos Wolves. João Palhinha (Fulham) e Joelinton (Newcastle) já receberam 12 amarelos cada, mas o português esteve em campo em 33 jogos (média de uma advertência a cada 2,8 partidas) e o brasileiro foi escalado para 31 compromissos. (2,6).

João Gomes estreou no caderninho da arbitragem já no seu segundo jogo de Premier League, contra o Bournemouth, em fevereiro. Mais para frente, chegou a emendar três partidas consecutivas sendo punido (Leeds United, Chelsea e Brentford). E seu amarelo mais recente foi contra o Crystal Palace, no dia 25 de abril.

O curioso é que, no Brasil, o volante estava longe de ser dos jogadores mais indisciplinados. Na Série A do ano passado, ele foi advertido em somente oito das 29 partidas que foi a campo (um amarelo a cada 3,6 jogos).

Ou seja, mesmo encarando uma arbitragem que costuma ser bem mais propensa a distribuir cartões do que a inglesa, o jogador tinha números no quesito disciplinar bem melhores do que os vistos no seu debut europeu.

O excesso de cartões, aliás, é um dos motivos que têm dificultado a vida de João Gomes na Premier League.

O brasileiro começou com tudo sua passagem pelos Wolves e balançou as redes logo na estreia (contra o Southampton). No começo de abril, foi escalado pela primeira vez como titular e teve uma série de quatro partidas sendo escalado desde o início em cinco rodadas.

No fim do mês passado, recebeu sua última oportunidade de começar jogando. Na goleada por 6 a 0 aplicada pelo Brighton, teve uma atuação desastrosa jogando em uma posição diferente da habitual (aberto pela esquerda) e foi substituído no intervalo.

Depois disso, não só se afastou de vez da equipe titular, como também não saiu mais do banco de reservas. Nas duas últimas apresentações da Premier League, contra Aston Villa e Manchester United, passou o tempo todo esperando por uma chance que não veio.

A expectativa de João Gomes é que, com uma melhor adaptação ao futebol inglês, ele possa receber menos cartões e ter mais minutos em campo na próxima temporada. Aos 22 anos, o volante é um dos candidatos a fazer parte do processo de renovação da seleção para a Copa do Mundo-2026 -tanto que fez parte da convocação do interino Ramon Menezes para o amistoso contra Marrocos, em março.

Na primeira divisão inglesa ininterruptamente desde 2018, o Wolverhampton já assegurou pelo menos mais um ano de permanência na Premier League. A equipe de João Gomes ocupa a 13ª colocação nesta temporada, com 40 pontos, e já não pode mais ser alcançada pelos candidatos ao rebaixamento.

Assim, os comandados do espanhol Julen Lopetegui apenas irão cumprir tabela nos dois jogos que ainda têm para disputar antes de saírem de férias, contra Everton, amanhã, e Arsenal, no dia 28.