Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com possível saída de Veiga, Palmeiras faz nova investida por Claudinho

Campeão russo com o Zenit, Claudinho está novamente negociando com o Palmeiras - Getty Images
Campeão russo com o Zenit, Claudinho está novamente negociando com o Palmeiras Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

23/05/2023 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com a possibilidade de perder Raphael Veiga para o exterior na próxima janela de transferências, o Palmeiras já tratou de retomar os contatos para fazer uma nova investida pelo meia Claudinho, do Zenit São Petersburgo.

O ex-jogador do Red Bull Bragantino, que acabou de ser campeão russo, já teve um namorico com a equipe alviverde no começo do ano, quando ela buscava um substituto para Gustavo Scarpa, e é novamente visto como a peça de reposição ideal pela comissão técnica de Abel Ferreira.

A ideia do atual campeão brasileiro é convencer Claudinho que permanecer na Rússia por mais uma temporada será um "atraso na sua carreira", já que os clubes do país estão proibidos de disputar a Liga dos Campeões da Europa como punição por conta da guerra na Ucrânia.

A argumentação é que jogar em um dos times mais poderosos do Brasil pode atrair os holofotes para o meia e facilitar uma futura convocação para a seleção e uma eventual transferência para mercados mais importantes da Europa.

Em janeiro, na primeira vez em que o Palmeiras foi atrás do Zenit para conversar sobre a liberação de Claudinho, os russos pediram 20 milhões de euros (R$ 107,3 milhões) para permitir a transferência.

Desta vez, a expectativa alviverde é que os donos dos direitos econômicos do brasileiro aceitem negociá-lo por um pouco menos. Afinal, o camisa 11 já cumpriu mais seis meses de contrato, e não há muita perspectiva que a Rússia retorne em breve à comunidade do futebol europeu.

Além disso, o Palmeiras está mais disposto a fazer um investimento pesado agora do que estava no começo do ano.

Ao contrário de Scarpa, que se transferiu gratuitamente para o Nottingham Forest após o fim do seu contrato, Veiga não deve ser vendido por menos de 15 milhões de euros (R$ 80,5 milhões). Ou seja, haverá dinheiro em caixa para a busca de um substituto.

Outra diferença essencial é que a principal competição do começo da temporada era o Campeonato Paulista, de nível técnico mais baixo e que permitia experiências para se encontrar peças de reposição dentro do próprio elenco. Agora, com Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América, a situação é diferente e não há espaços para testes.

Artilheiro do Palmeiras na temporada, com 11 gols, Raphael Veiga tem 27 anos e nunca atuou no exterior. Por isso, acredita que esta pode ser sua última oportunidade de descolar uma transferência para um grande centro da Europa.

O meia, que esteve na última convocação da seleção brasileira, em março, já teve algumas sondagens de times da Premier League inglesa e está na lista de jogadores nos quais o Barcelona estuda investir na janela de transferências de junho/julho/agosto.

Impulsionado também pela boa fase de Veiga, o Palmeiras já conquistou dois títulos em 2023. Em janeiro, bateu o Flamengo e faturou pela primeira vez a Supercopa do Brasil. No mês passado, desbancou o Água Santa na final do Paulista e ganhou seu 25º troféu do Estadual.

A equipe dirigida por Abel volta a campo amanhã, contra o Cerro Porteño, no Paraguai, pela quarta rodada do Grupo C da Libertadores. A partida pode valer a liderança da chave aos brasileiros, que, por enquanto, estão atrás do Bolívar (têm os mesmos seis pontos do primeiro colocado, mas levam desvantagem no saldo de gols).

No Brasileiro, apesar de invicto, o Palmeiras também ainda está na perseguição ao topo da tabela. Com quatro vitórias e três empates nas primeiras sete rodadas, tem 15 pontos, é o vice-líder da competição e está atrás do Botafogo (18). No domingo, visita o Atlético-MG.

Assista o documentário "Inimigos Íntimos" disponível no UOL Play: