Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
De Bruyne é o 'garçom' da temporada 2022/23; Vinícius Jr. fica em 3º
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Finalista da Liga dos Campeões da Europa, o Manchester City fez a dobradinha nos rankings de jogadores mais produtivos da temporada 2022/23.
Além de emplacar Erling Haaland como artilheiro máximo do Velho Continente ao longo do último ano, o adversário da Inter de Milão na decisão de sábado também consagrou Kevin de Bruyne como o grande "garçom" da atualidade.
O meio-campista belga distribuiu nada menos que 31 passes para gol em jogos oficiais com a camisa do City desde julho passado. Só na conquista da Premier League inglesa foram 18 assistências.
"Garçons" da temporada 2022/23
1 - Kevin de Bruyne (BEL, Manchester City): 31 assistências
2- Mike Trésor (BEL, Genk): 24 assistências
3 - Dusan Tadic (SER, Ajax): 21 assistências
Vinícius Júnior (BRA, Real Madrid): 21 assistências
5 - Cody Gakpo (HOL, Liverpool): 20 assistências
Lionel Messi (ARG, Paris Saint-Germain): 20 assistências
7 - Antoine Griezmann (FRA, Atlético de Madri): 19 assistências
8 - Khvicha Kvaratshkhelia (GEO, Napoli): 17 assistências
Neymar (BRA, Paris Saint-Germain): 17 assistências
Randal Kolo Muani (FRA, Eintracht Frankfurt): 17 assistências
O levantamento leva em consideração os jogadores que atuam na primeira divisão das 19 principais ligas nacionais do Velho Continente de acordo com os coeficientes da Uefa (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália, França, Holanda, Portugal, Bélgica, Escócia, Áustria, Sérvia, Turquia, Suíça, Ucrânia, República Tcheca, Noruega, Dinamarca, Croácia e Grécia), além da Rússia, que está suspensa da entidade por conta da guerra na Ucrânia.
O ano de De Bruyne
Não é de hoje que o camisa 17 do City é um dos grandes distribuidores de gol do futebol mundial. Mas o meia belga melhorou aquilo que já era ótimo e quebrou seu recorde pessoal nesta temporada.
Até então, a melhor marca da carreira do jogador era de 21 assistências, estabelecida em 2016/17 e igualada no ano seguinte. Agora, com a perfeita sintonia com Haaland, De Bruyne conseguiu melhorar esse número em quase 50%.
Em 2022/23, o belga conquistou pela quinta vez o título da Premier League inglesa (todos pelo City) e irá disputar sua segunda decisão de Champions (foi vice em 2020/21) em busca de um feito ainda inédito para ele.
E os brasileiros?
Diferente do que aconteceu no ranking de artilheiros, o Brasil conseguiu dar as graças no top 10 dos principais "garçons" da temporada europeia.
Com 21 assistências pelo Real Madrid ao longo de 2022/23, Vinícius Júnior divide a terceira colocação da lista com o sérvio Dusan Tadic, do Ajax. Ambos, só distribuíram menos passes para gol que os belgas De Bruyne (31) e Mike Trésor, do Genk (24).
Mesmo passando com mais uma temporada minada por problemas físicos, Neymar também fez bonito ao servir seus companheiros de ataque de Paris Saint-Germain: foram 17 passes perfeitos, o suficiente para lhe conceder a oitava posição no ranking do continente.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.