Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Herói da Inter ficou 10 meses sem jogar por doping e largou seleção na Copa
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Um dos destaques da campanha que levou a Inter de Milão à decisão da Liga dos Campeões, o goleiro André Onana tem um currículo repleto de confusões e polêmicas.
O camaronês de 27 anos já ficou quase um ano afastado do futebol por conta de uma suspensão por doping, tem um histórico de discussões com treinadores e abandonou a seleção de Camarões em plena disputa da Copa do Mundo.
Hoje vivendo o melhor momento da carreira, ele terá neste sábado a missão de parar o poderoso ataque do Manchester City, liderado pelo artilheiro Erling Haaland e pelo "garçom" Kevin de Bruyne, para se consagrar campeão europeu pela primeira vez.
Quem é Onana?
O goleiro da Inter foi descoberto pela fundação que o ex-atacante Samuel Eto'o mantém em Camarões e enviado para as categorias de base do Barcelona quando tinha 14 anos
Aos 19, assinou com o Ajax, clube pelo qual conquistou três títulos holandeses. Onana também fez parte da última grande campanha continental da equipe, semifinalista da Champions em 2019.
Quando era desejado por vários times do primeiro escalão da Europa, o camaronês sofreu o maior baque da sua carreira. Pego em um exame antidoping pelo uso da substância proibida furosemida, ele foi suspenso por um ano.
O goleiro alegou que tomou por engano uma pílula diurética da sua esposa quando queria utilizar paracetamol. Com esse argumento, conseguiu reduzir a punição para nove meses de gancho.
Mesmo assim, Onana acabou ficando dez meses sem ir a campo (jogou no dia 31 de janeiro de 2021 e depois, só em, 24 de novembro do mesmo ano). Quando voltou, passou boa parte como reserva do Ajax, o que o motivou a assinar um pré-contrato com a Inter de Milão e selar transferência em julho passado.
No fim de 2022, jogou sua primeira Copa do Mundo. Mas sua participação no Qatar-2022 durou apenas uma partida. Após a estreia contra a Suíça, discutiu rispidamente com o técnico Rigobert Song e foi embora para casa.
A briga nunca foi completamente explicada, mas teve motivos técnicos. A versão que se tornou mais conhecida diz que Onana queria jogar de uma forma mais agressiva (fazendo papel de líbero e utilizando bastante os pés) enquanto seu treinador queria que ele se comportasse como um goleiro mais tradicional.
Incomodado, o goleiro anunciou em dezembro que não irá mais atender a convocações da seleção. Pelo menos até o momento, a promessa de aposentadoria de Camarões tem sido cumprida.
Onana na Champions
Segundo o site "WhoScored?", que mede o desempenho dos jogadores a partir das estatísticas do que eles produzem em campo, Onana é o segundo melhor goleiro desta edição da Champions, com nota média 7,21, inferior apenas à do português Diogo Costa, do Porto (7,43).
Desde o início da fase de mata-matas decisivos, o camaronês só foi vazado em uma partida (empate por 3 a 3 com o Benfica, nas quartas de final). Nos outros cinco jogos, não levou sequer um gol.
Onana fez uma defesa épica no confronto de oitavas, contra o Porto, e também teve atuações brilhantes frente ao Benfica. Apenas no dérbi com o Milan, que valia vaga na decisão, não foi tão exigido assim.
A decisão
A final da Champions 2022/23 certamente terá um fato novo. Afinal, premiará um campeão inédito ou marcará a volta do futebol italiano ao topo da Europa depois de mais de uma década.
O City tenta se tornar apenas o segundo time a levantar pela primeira vez a Orelhuda neste século. O primeiro foi Chelsea, que entrou para a história em 2012 e tratou de repetir o feito nove anos mais tarde.
A Inter, por sua vez, tem muito mais tradição continental. Os nerazzurri disputarão a final pela sexta vez e buscam o quarto título (ganharam em 1964, 1965 e 2010).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.