Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Arábia e EUA já têm 3 dos 4 maiores salários do futebol mundial; veja lista

No Al-Ittihad, Karim Benzema é dono do segundo maior salário do futebol mundial - Reprodução/Twitter @ittihad
No Al-Ittihad, Karim Benzema é dono do segundo maior salário do futebol mundial Imagem: Reprodução/Twitter @ittihad

Colunista do UOL

16/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Arábia Saudita e Estados Unidos não possuem a mesma tradição futebolística do primeiro escalão da Europa, mas já pagam os maiores salários do planeta para jogadores profissionais.

Com as movimentações da recém-aberta janela de transferências, nada menos que três dos quatro atletas mais bem remunerados por seus clubes e ligas atuam em um desses novos eldorados da bola.

Cristiano Ronaldo, Karim Benzema e Lionel Messi, todos já trintões e hoje em mercados considerados alternativos, fazem parte do "Big 4" dos salários. O único "intruso" europeu no grupo é Kylian Mbappé, por enquanto jogador do Paris Saint-Germain.

O que aconteceu?

Desde que se mudou para o Al-Nassr, no começo do ano, e inaugurou essa nova era do futebol saudita, CR7 é o jogador mais bem remunerado do mundo. O craque português fatura 200 milhões de euros (R$ 1 bilhão) por temporada.

A decisão recém-tomada de não renovar contrato com o Real Madrid para se transformar em adversário de Cristiano Ronaldo no Oriente Médio fez de Benzema o número 2 do ranking. Seu salário no Al-Ittihad é metade do faturamento do antigo parceiro.

Messi até tinha em mãos uma proposta do Al-Hilal financeiramente superior à de CR7, mas preferiu se mudar para os Estados Unidos para ganhar "apenas" 60 milhões de euros por temporada (R$ 316 milhões) no Inter Miami.

Esses três jogadores não recebem salários relativos apenas à produtividade em campo. Seus ganhos incluem também acordos de exploração de imagem já fixados nos contratos que assinaram.

Tanto o governo da Arábia Saudita quanto a MLS (Major League Soccer), por meio de alguns dos seus patrocinadores, bancam parte da remuneração dos seus maiores astros. Ou seja, ela não é exclusividade apenas dos seus clubes.

O top 10 apresentado abaixo apresenta a realidade salarial do futebol mundial neste momento. Andrés Iniesta foi mantido no ranking porque o Vissel Kobe ainda tem compromissos oficiais antes do fim do contrato do meia, que se despedirá do time japonês na virada do mês.

Os 10 maiores salários do futebol mundial

1 - Cristiano Ronaldo (POR/Al-Nassr): 200 milhões de euros/ano
2 - Karim Benzema (FRA/Al-Ittihad): 100 milhões de euros/ano
3 - Kylian Mbappé (FRA/Paris Saint-Germain): 72 milhões de euros/ano
4 - Lionel Messi (ARG/Paris Saint-Germain): 60 milhões de euros/ano
5 - Neymar (BRA/Paris Saint-Germain): 44,1 milhões de euros/ano
6 - Andrés Iniesta (ESP/Vissel Kobe): 31 milhões de euros/ano
7 - Robert Lewandowski (POL/Barcelona): 26 milhões de euros/ano
8 - Sadio Mané (SNG/Bayern de Munique): 24 milhões de euros/ano
Oscar (BRA/Shanghai Port): 24 milhões de euros/ano
10 - Kevin de Bruyne (BEL/Manchester City): 23,4 milhões de euros/ano

Fonte: L'Équipe