Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Camisa 10 rebaixado na Alemanha é oferecido a Palmeiras, Flamengo e Inter

Colunista do UOL

20/06/2023 04h40Atualizada em 20/06/2023 10h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Camisa 10 do Schalke 04 na campanha que terminou com o rebaixamento do tradicional clube para a segunda divisão do Campeonato Alemão, o meia uruguaio Rodrigo Zalazar tem tentado descolar uma transferência para o futebol brasileiro.

O "Blog do Rafael Reis" apurou que o jogador de 23 anos foi oferecido por seus empresários para pelo menos três dos principais times do país: Palmeiras, Flamengo e Internacional.

O meia tem contrato até 2026. Mas, devido à queda da sua equipe na Europa, poderia ser liberado por empréstimo ou por um valor relativamente baixo, na faixa de 3 milhões de euros (R$ 15,7 milhões).

O que aconteceu?

O estafe de Zalazar gostaria de tirá-lo do Schalke por considerar que a segunda divisão germânica não é a melhor vitrine para um jogador que deseja se firmar na seleção uruguaia.

Para os três clubes brasileiros aos quais foi oferecido, o camisa 10 foi apresentado como uma contratação de baixo custo, que pode render bem mais dentro de campo do que o pressuposto pelo tamanho do investimento.

Um dos desejos do Flamengo nesta janela de transferências é justamente reforçar seu meio-campo com um jogador das características de Zalazar. Mas a preferência do clube é pelo também uruguaio Nicolás de la Cruz, do River Plate.

O Palmeiras não precisa de imediato de um novo meia armador. Mas a situação pode mudar caso Raphael Veiga decida se transferir para o exterior -o camisa 23 tem falado cada vez mais sobre a chance de ir para a Europa, apesar de a presidente Leila Pereira prometer que não fará nenhuma venda nesta janela.

Quem é Zalazar?

Apesar da cidadania uruguaia, o meia nasceu na Espanha e nunca atuou em nenhum clube da América do Sul.

Zalazar começou a carreira nas categorias de base do Albacete e também passou pelas equipes inferiores de San Félix e Málaga. Em 2019, ele se mudou para a Alemanha e foi jogar no Eintracht Frankfurt, clube no qual se profissionalizou.

O uruguaio ainda foi cedido a Korona Kielce (Polônia) e St. Pauli. Ele chegou ao Schalke 04 em 2021, também por empréstimo. Uma temporada mais tarde, teve seus direitos econômicos comprados por 1,5 milhão de euros (R$ 7,8 milhões).

Em 2022/23, foi titular em 17 das 34 rodadas do Alemão. Mesmo assim, só conseguiu marcar um gol. Por outro lado, foi o jogador do seu time com mais assistências (seis).

Apesar de jogar preferencialmente logo atrás do centroavante, como um legítimo camisa 10, Zalazar também pode fazer a função de meia-atacante pelos dois lados do campo ou quebrar o galho como segundo volante.

Ele estreou na seleção adulta do Uruguai na última quinta-feira e balançou as redes duas vezes na goleada por 4 a 1 no amistoso contra a Nicarágua.