Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mbappé, Firmino e lateral estrela: os alvos do Real Madrid nesta janela

Kylian Mbappé é o capitão da seleção francesa e principal alvo do Real Madrid - GONZALO FUENTES/REUTERS
Kylian Mbappé é o capitão da seleção francesa e principal alvo do Real Madrid Imagem: GONZALO FUENTES/REUTERS

Colunista do UOL

23/06/2023 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O comportamento do Real Madrid na janela de transferências da temporada 2023/24 pode ser dividida entre antes e depois de Kylian Mbappé anunciar que não irá exercer a cláusula de extensão automática do seu contrato com o PSG.

Nas semanas anteriores ao anúncio do francês (Mbappé disse que ficará em Paris só até o término do contrato, em junho de 2024), os maiores campeões europeus da história mergulharam no Mercado da Bola, asseguraram seus primeiros reforços e tinham Harry Kane como prioridade para ser seu novo comandante de ataque.

Depois que descobriram que a contratação de Mbappé é possível, levá-lo para a Espanha virou a prioridade máxima da diretoria. Com isso, outros negócios, especialmente para melhorar o sistema defensivo, passaram a ser tratados com menor interesse.

Quem chega?

O Real é o único clube que já acertou uma transação na casa dos 100 milhões de euros (R$ 522,4 milhões) nesta janela: o meia inglês Jude Bellingham, destaque do Borussia Dortmund. Além disso, recontratou o lateral esquerdo Fran García, cria da sua base que estava no Rayo Vallecano, e acertou o empréstimo do centroavante Joselu, do Espanyol.

Mas a grande questão ainda aberta é quem será o substituto direto de Benzema como seu principal homem de frente. O desejo do presidente Florentino Pérez é convencer o PSG a negociar Mbappé imediatamente, mesmo que para isso seja necessário gastar uma pequena fortuna.

Se os franceses fizerem jogo duro, e o Real tiver que esperar mais um ano para ter o candidato a melhor do mundo, já é certo que não haverá um grande investimento para a função. Por isso, Kane virou carta fora do baralho. No momento, as opções mais baratas são o brasileiro Roberto Firmino, sem contrato, e o senegalês Sadio Mané, de quem o Bayern de Munique quer se livrar.

Caso haja orçamento e disponibilidade para reforçar outros setores, os madrileños também estão de olho no jovem zagueiro equatoriano Piero Hincapié, do Bayer Leverkusen, e no estrelado lateral esquerdo canadense Alphonso Davies, outro que não anda tão contente assim no Bayern.

Quem sai?

O gigante espanhol promoveu uma verdadeira limpa no seu setor ofensivo nesta virada de temporada. Três dos seus homens de frente (Marco Asensio, Eden Hazard e Mariano Díaz) saíram por decisão do clube, enquanto Karim Benzema preferiu se transferir à Arábia Saudita do que renovar contrato.

A debandada deixou o técnico Carlo Ancelotti (que após meses de rumores decidiu permanecer na Espanha até junho de 2024 para depois assumir a seleção brasileira) com apenas Rodrygo e Vinícius Júnior como opções de frente. Por isso, os esforços merengues têm sido preferencialmente para encontrar novas peças de ataque.

Assim como Benzema, o croata Luka Modric também recebeu proposta do eldorado do Oriente Médio. Mas, de acordo com diferentes veículos da imprensa espanhola, prefere renovar com o Real e permanecer por mais um ano na Europa.

O clube merengue ainda pode abdicar do lateral esquerdo Ferland Mendy, cotado para ser incluído na proposta que será apresentada ao PSG por Mbappé. Outra possível saída é a do zagueiro Jesús Vallejo, que será liberado caso um novo defensor central seja contratado.

Quem volta?

O principal nome vinculado ao Real que estava emprestado a outro clube não só já acertou seu retorno ao Santiago Bernabéu, como ganhou até uma apresentação oficial como "novo reforço".

Semifinalista da Liga dos Campeões com o Milan, o meia-atacante espanhol Brahim Díaz se transformará em opção para Ancelotti depois de passar três temporadas adquirindo experiência no futebol italiano.

Mas o antigo camisa 10 rossonero deve ser o único dos cedidos reintegrado ao elenco para a próxima temporada. No mais, os merengues devem aumentar os minutos em campo do meia-atacante Sergio Arribas e o do centroavante uruguaio Álvaro Rodríguez, que são inscritos no Castilla, o time B do Real.