Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
O que cada time brasileiro precisa fazer para avançar na Libertadores?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Dominante na Copa Libertadores da América nos últimos anos, o futebol brasileiro pode emplacar até seis times nas oitavas de final da competição.
Dos seus sete representantes na fase de grupos, apenas o Corinthians já não tem mais chances de avançar no torneio interclubes mais importante do continente. Por outro lado, Athletico-PR e Palmeiras já estão com vagas asseguradas.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo a situação de cada time do país na última rodada da etapa classificatória, que será jogada entre hoje e quinta-feira.
A última rodada dos clubes brasileiros
Athletico-PR
enfrenta o Alianza Lima (PER), em casa, hoje, às 19h (de Brasília)
Líder do Grupo G, já está classificado para os mata-matas. Para ter certeza que será primeiro colocado da chave, precisa vencer seu compromisso desta noite. Empate e derrota também podem servir, mas só em caso de tropeço do Atlético-MG.
Atlético-MG
enfrenta o Libertad (PAR), fora, hoje, às 19h (de Brasília)
O jogo no Paraguai é um confronto pela segunda vaga da chave. Os mineiros vão a campo com a vantagem do empate. Dependendo do que acontecer com o Athletico-PR (derrota ou mesmo empate), até podem assumir o primeiro lugar.
Fluminense
enfrenta o Sporting Cristal (PER), em casa, hoje, às 21h (de Brasília)
Um empate é suficiente para levar os comandados de Fernando Diniz à próxima fase. Somar mais um ponto deve ser suficiente também para garantir a liderança do grupo, desde que o River Plate não aplique uma chuva de gols para cima do The Strongest (a diferença no saldo é de seis gols).
Internacional
enfrenta o Independiente Medellín (COL), em casa, quarta, às 19h (de Brasília)
Segundo colocado do Grupo B, o Inter precisa ganhar em casa para não correr o risco de ser ultrapassado pelo Nacional (URU) e deixar a competição antes do planejado. E, se vencer o Independiente Medellín, o Inter será também o campeão da sua chave.
Corinthians
enfrenta o Liverpool (URU), em casa, quarta, às 21h30 (de Brasília)
Único brasileiro sem chances de continuar na briga pelo título continental, fará um confronto direto pelo terceiro lugar da chave. Se pelo menos empatar com o Liverpool, irá para a Sul-Americana. Caso seja derrotado, já encerrará sua temporada internacional.
Flamengo
enfrenta o Aucas (EQU), em casa, quarta, às 21h30 (de Brasília)
Devido à vantagem de cinco gols de saldo para o Ñublense, os rubro-negros já estão virtualmente classificados para as oitavas. Mas a vaga só será decretada sem nenhum risco com um empate amanhã. Se vencer, ainda pode ultrapassar o Racing e ficar na liderança do grupo.
Palmeiras
enfrenta o Bolívar (BOL), em casa, quinta, às 21h (de Brasília)
Com a vaga já conquistada, o que está em jogo para o Palmeiras é a primeira colocação da chave. A única chance alviverde de conseguir essa vantagem é derrotar o Bolívar. Caso cumpra essa missão, o Palmeiras terá também a melhor campanha da fase de grupos.
Libertadores-2023
Com os títulos de Flamengo (2019 e 2022) e Palmeiras (2020 e 2021), a Libertadores vive atualmente a maior hegemonia já construída pelo futebol brasileiro na história da competição, igualando série de 2010 a 2013. A Argentina também já chegou a emendar quatro títulos consecutivos, entre 1967 e 1970 e também de 1972 a 1975.
A terra de Alfredo Di Stéfano, Diego Maradona e Lionel Messi continua sendo a maior vencedora do torneio. São 25 taças levantadas por clubes do país tricampeão mundial, contra 22 dos seus vizinhos que têm mandado nas edições mais recentes.
Neste ano, a Libertadores continuará adotando o modelo de decisão em jogo único e com sede pré-definida. A decisão está marcada para o dia 4 de novembro e será jogada no estádio do Maracanã, que já havia sido palco da final de 2020.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.