Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Por onde andam 7 estrangeiros que passaram pelo Palmeiras nos últimos anos?

Atacante colombiano Miguel Borja foi um reforço badalado do Palmeiras para 2017 - GettyImages
Atacante colombiano Miguel Borja foi um reforço badalado do Palmeiras para 2017 Imagem: GettyImages

Colunista do UOL

09/07/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O futebol brasileiro não é exclusivo para jogadores nascidos no único país pentacampeão mundial. Muito pelo contrário, eles cada vez mais dividem gramados com atletas oriundos de Argentina, Uruguai, Colômbia e do restante da América do Sul.

Mas o que acontece com esses estrangeiros que passaram algum tempo por aqui e depois vão embora para longe dos olhos dos torcedores que se acostumaram a vibrar com seus acertos e reclamar dos seus erros?

O "Blog do Rafael Reis" inicia hoje uma série mostrando por onde andam alguns gringos que passaram recentemente pelos maiores clubes do Brasil. Para começar, descolamos os paradeiros de jogadores internacionais que vestiram a camisa do Palmeiras nos últimos anos.

MIGUEL BORJA
Atacante, 30 anos, colombiano
Jogou no Palmeiras entre 2017 e 2019

Desde julho do ano passado, é jogador do River Plate. Na temporada passada, era titular absoluto. Agora, tem ficado boa parte do tempo no banco de reservas. Tem sete gols em 22 jogos em 2023.

MATÍAS VIÑA
Lateral-esquerdo, 25 anos, uruguaio
Jogou no Palmeiras entre 2020 e 2021

Matías Viña disputa lance no jogo entre Palmeiras e Universitario na Libertadores - Andre Penner - Pool/Getty Images - Andre Penner - Pool/Getty Images
Imagem: Andre Penner - Pool/Getty Images

Tem os direitos econômicos ligados à Roma, justamente o clube que o contratou do Palmeiras. Com espaço reduzido na Itália, passou o primeiro semestre deste ano emprestado ao Bournemouth, da Inglaterra. Agora, está com o futuro em aberto.

YERRY MINA
Zagueiro, 28 anos, colombiano
Jogou no Palmeiras entre 2016 e 2017

Mina deve deixar o Palmeiras no meio do ano que vem - Andres Stapff/Reuters - Andres Stapff/Reuters
Imagem: Andres Stapff/Reuters

Acabou de encerrar um contrato de cinco temporadas com o Everton e está livre no Mercado da Bola. Depois de um belo início de trajetória na Inglaterra, passou a sofrer com problemas físicos e perdeu rendimento. Vem sendo citado como possível reforço do Flamengo.

LUCAS BARRIOS
Atacante, 38 anos, paraguaio
Jogou no Palmeiras entre 2015 e 2017

Lucas Barrios (Palmeiras) - Robson Ventura/Folhapress - Robson Ventura/Folhapress
Imagem: Robson Ventura/Folhapress

O centroavante chegou a anunciar aposentadoria no segundo semestre do ano passado, mas não aguentou ficar mais que três meses longe do futebol. Em janeiro, retomou a carreira no Trinidense, da primeira divisão paraguaia. E, na janela de meio de ano, transferiu-se para o Sportivo Luqueño.

JONATHAN CRISTALDO
Atacante, 34 anos, argentino
Jogou no Palmeiras entre 2014 e 2016

Cristaldo, ex-Palmeiras, é denunciado por violência doméstica na Argentina - gettyimages - gettyimages
Imagem: gettyimages

O atacante circulou bastante depois que deixou o Palmeiras e teve passagens por México e Argentina antes de desembarcar na Bolívia, no ano passado. Na atual temporada, disputou a Sul-Americana pelo Oriente Petrolero e se despediu do torneio sem balançar as redes

MIGUEL MERENTIEL
Atacante, 27 anos, uruguaio
Jogou no Palmeiras entre 2022 e fevereiro

Miguel Merentiel, do Palmeiras, em jogo contra o Fortaleza pelo Brasileirão 2022 - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Ainda tem contrato em vigor com o Palmeiras e está emprestado ao Boca até dezembro. Nas últimas rodadas do Campeonato Argentino, tem sido titular. Soma até o momento seis gols pelo clube da Bombonera.

AGUSTÍN ALLIONE
Meia-atacante, 28 anos, argentino
Jogou no Palmeiras entre 2014 e 2016

Agustín Allione (Palmeiras) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Depois do fim do seu contrato com o Palmeiras, em 2020, ficou oito meses desempregado até assinar com o Temperley, da segunda divisão argentina. Dois anos depois, continua na "Série B", mas agora defende as cores do Deportivo Morón.