Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Melhor que o City: campanha do Botafogo supera até as de campeões na Europa

Com 12 pontos de vantagem para o vice-líder (Flamengo), o Botafogo faz no Campeonato Brasileiro-2023 uma campanha digna dos gigantes do primeiro escalão da Europa.

Para ser mais preciso, a equipe alvinegra até supera o desempenho de vários deles.

Na temporada passada, somente quatro dos campeões nacionais das dez ligas mais poderosas do Velho Continente (de acordo com coeficiente da Uefa) encerraram a 15ª rodada dos seus certames com uma pontuação superior aos 39 pontos que o time de General Severiano ostenta atualmente.

Barcelona, Manchester City e Bayern de Munique, três das camisas mais pesadas da Europa que encerraram 2022/23 levantando troféus, tinham nessa altura da temporada desempenho pior que o da equipe liderada pelo artilheiro Tiquinho Soares.

O que aconteceu?

Barcelona e City somaram 38 pontos nas primeiras 15 rodadas dos campeonatos Espanhol e Inglês, respectivamente. Já o Bayern alcançou 34 pontos no mesmo período do Alemão.

A melhor largada do primeiro escalão europeu na temporada passada foi a do Celtic. O campeão escocês fez 42 pontos dos primeiros 45 que disputou na competição.

Em oito dos dez principais campeonatos da Europa em 2022/23, o time de melhor desempenho nas primeiras 15 rodadas acabou levantando o troféu. Red Bull Salzburg (Áustria) e Royal Antuérpia (Bélgica) foram as exceções.

O desempenho do Botafogo neste início de Brasileiro vai na contramão da ideia de que a Série A é mais equilibrada do que as maiores ligas do Velho Continente, ou seja, de que é necessária uma pontuação mais baixa para ser campeão por aqui.

Continua após a publicidade

Pontuação dos campeões nacionais da Europa após 15 rodadas*

Celtic (Escócia): 42 pontos (líder)
Napoli (Itália): 41 pontos (líder)
Paris Saint-Germain (França): 41 pontos (líder)
Benfica (Portugal): 40 pontos (líder)
Botafogo (Brasil): 39 pontos
Red Bull Salzburg (Áustria): 36 pontos (vice-líder)
Barcelona (Espanha): 38 pontos (líder)
Manchester City (Inglaterra): 38 pontos (líder)
Bayern de Munique (Alemanha): 34 pontos (líder)
Feyenoord (Holanda): 34 pontos (líder)
Royal Antuérpia (Bélgica): 33 pontos (vice-líder)

*na temporada 2022/23

Os próximos passos do Botafogo

Com 13 vitórias e duas derrotas, o Botafogo já tem a melhor arrancada da história dos pontos corridos no Brasil. Se mantiver o aproveitamento de 86,7%, o time terminará o campeonato com 99 pontos.

O recorde de pontuação mais alta já vista na Série A pertence ao Cruzeiro, que acumulou 100 pontos em 2003. Mas, na ocasião, o campeonato tinha oito rodadas a mais que no formato atual -os mineiros ficaram com aproveitamento de "apenas" 72,5%.

Continua após a publicidade

Invicto e sem sofrer gols há seis jogos, o Botafogo volta a campo pelo Brasileiro no domingo, contra o Santos, na Vila Belmiro. Antes, enfrenta o Patronato, da Argentina, amanhã, pela Copa Sul-Americana.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Diferentemente do que foi informado, o Botafogo tem duas derrotas neste Brasileirão. O erro já foi corrigido.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes