Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Por onde andam 7 estrangeiros que passaram pelo Flamengo nos últimos anos?

O futebol brasileiro não é exclusivo para jogadores nascidos no único país pentacampeão mundial. Muito pelo contrário, eles cada vez mais dividem gramados com atletas oriundos de Argentina, Uruguai, Colômbia e do restante da América do Sul.

Mas o que acontece com esses estrangeiros que passaram algum tempo por aqui e depois vão embora para longe dos olhos dos torcedores que se acostumaram a vibrar com seus acertos e reclamar dos seus erros?

O "Blog do Rafael Reis" publica desde o começo do mês uma série mostrando por onde andam alguns gringos que passaram recentemente pelos maiores clubes do Brasil. Hoje, é a vez descolarmos os paradeiros de jogadores internacionais que vestiram a camisa do Flamengo nos últimos anos.

PABLO MARÍ
Zagueiro, 29 anos, espanhol
Jogou no Flamengo em 2019

Titular do histórico time de Jorge Jesus, usou o Flamengo como trampolim para chegar ao Arsenal. Com poucas oportunidades na Inglaterra, foi despachado para a Itália. Nesta janela, teve os direitos econômicos comprados pelo Monza.

MAURICIO ISLA
Lateral direito, 35 anos, chileno
Jogou no Flamengo entre 2020 e 2022

Imagem
Imagem: Gilvan De Souza / Flamengo

O polivalente defensor até teve um bom início no Flamengo, mas logo caiu de rendimento. No meio do ano passado, acabou se transferindo para a Universidad Católica, clube onde iniciou a carreira, mas que jamais havia defendido profissionalmente.

ROBERT PIRIS DA MOTTA
Volante, 28 anos, paraguaio
Jogou no Flamengo entre 2018 e 2021

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: GettyImages

No Flamengo, jamais foi muito mais que uma opção de banco. Sem espaço, acabou primeiro emprestado para o futebol turco e, na sequência, assinou com o Cerro Porteño, onde tem se alternado entre sua posição original (volante) e o miolo de zaga.

ORLANDO BERRÍO
Meia-atacante, 32 anos, colombiano
Jogou no Flamengo entre 2017 e 2020

Imagem
Imagem: Ale Cabral/AGIF

Nos tempos em que vestiu a camisa rubro-negra, chegou até a quebrar o galho como lateral direito. Berrío viu sua carreira despencar nos últimos tempos. Em abril, se transferiu para a China para jogar a segunda divisão pelo Qingdao West Coast. Mesmo em um campeonato de nível técnico bem questionável, é reserva e quase nunca joga.

GUSTAVO CUÉLLAR
Volante, 30 anos, colombiano
Jogou no Flamengo entre 2016 e 2019

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

Destaque flamenguista antes do início da "era Jorge Jesus", deixou boa impressão no Brasil e teve um namoro com o Corinthians na atual janela de transferências. Mas Cuéllar preferiu continuar na Arábia Saudita e assinou com o Al-Shabab.

MIGUEL TRAUCO
Lateral esquerdo, 30 anos, peruano
Jogou no Flamengo entre 2017 e 2019

Imagem
Imagem: Alexandre Loureiro/Getty Images

Depois da passagem pela Gávea, aventurou-se na Europa e fez parte do elenco que mandou o tradicional Saint-Étienne para a segunda divisão da França. No ano passado, mudou-se para os Estados Unidos e foi jogar no San Jose Earthquakes.

MARLOS MORENO
Meia-atacante, 26 anos, colombiano
Jogou no Flamengo em 2018

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Divulgação

A decepcionante estadia no Flamengo não é muito diferente da maioria das experiências profissionais dessa promessa de craque que nunca se concretizou. Nesta temporada, Marlos Moreno tentará dar a volta por cima no Konyaspor, da Turquia, o 11º clube diferente da sua carreira.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes