Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Reportagem

Ex-Barça, Alexis Sánchez cogita jogar no Brasil e se oferece para 4 clubes

Depois de Edinson Cavani acertar com o Boca Juniors para a disputa da reta final da Copa Libertadores da América, um outro veterano sul-americano com longa história de sucesso na Europa está pensando em atravessar o Oceano Atlântico para jogar mais perto de casa.

Ex-Barcelona, Arsenal, Manchester United e Inter de Milão, o atacante chileno Alexis Sánchez já foi oferecido para pelo menos quatro clubes brasileiros só nas últimas semanas: Flamengo, Palmeiras, Grêmio e Corinthians.

O jogador de 34 anos, que marcou 18 gols e deu três assistências pelo Olympique de Marselha na temporada passada, está disponível no Mercado da Bola desde o término do seu contrato com a equipe francesa, no começo de julho.

O que aconteceu?

Com mercado já reduzido na Europa após 17 temporadas atuando por lá, Sánchez deu aval para seu staff buscar opções para ele prosseguir a carreira na América do Sul.

Palmeiras e Flamengo, os dois clubes mais economicamente poderosos do Brasil, não deram bola para a aproximação feita pelo chileno e descartaram de cara sua contratação.

O Grêmio até imaginou o atacante como um possível substituto para Luis Suárez, mas desistiu do negócio depois de convencer o uruguaio a continuar no clube até o fim do ano.

A aproximação com o Corinthians também dependia de um outro negócio. A princípio, a equipe alvinegra não pensava em contratar o chileno. Mas essa situação pode mudar com a saída de Róger Guedes, negociado com o futebol do Qatar.

A possibilidade de Sánchez ir para outro mercado da América do Sul é mínima. O Boca acabou de contratar Cavani e o River Plate está com excesso de peças ofensivas no elenco.

Continua após a publicidade

No Olympique de Marselha, o chileno tinha um salário anual de 6,6 milhões de euros, equivalente a R$ 2,7 milhões por mês. No entanto, o jogador está ciente de que terá de baixar seus rendimentos para jogar no Brasil.

Fechamento de janela não é problema

O clube que resolver investir em Sánchez não precisa ter tanta pressa assim para completar o negócio ainda hoje, último dia da janela de transferências do futebol brasileiro para jogadores oriundos do exterior.

Esse prazo não se aplica ao chileno, já que ele está atualmente sem contrato com nenhum clube. O Brasileirão-2023 permite inscrição de atletas (desde que sejam agentes livres ou já estejam no mercado nacional) até 25 de agosto.

A mesma situação se aplica a outros nomes desvinculados que também têm sido citados como possíveis reforços de clubes brasileiros para a sequência da temporada, como o atacante Lucas Moura (ex-Tottenham) e o volante Luiz Gustavo, recém-saído do Al-Nassr.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.